Automotivo
12 de Maio de 2021

Disco de desbaste ou disco de corte? Como escolher?

Criamos um post completo, com tudo o que você precisa saber sobre o disco de desbaste, suas características e indicações. Não perca!

Tempo de leitura:

Pergunta rápida: você já ouviu falar no disco de desbaste? Sabe para que serve e como usá-lo? Não? Esse material é utilizado em esmerilhadeiras elétricas, pneumáticas ou que têm bateria. Os discos de desbaste têm várias funções, como a remoção de imperfeições e defeitos das peças, de irregularidades, de pequenas rebarbas e também de acúmulo de material em determinadas superfícies.

Com ele, é possível deixar o trabalho altamente profissional, colaborando para a satisfação dos clientes. Mas, apesar de se tratar de um utensílio muito importante, há quem desconheça as suas funcionalidades e, vez ou outra, confunda a opção com os discos de corte.

Para solucionar todas essas dúvidas e ajudar você nessa empreitada, fizemos uma lista de dicas e recomendações. Continue a leitura e descubra, em poucos passos!

O que são discos de desbaste?

O primeiro passo é entender o que são os discos de desbaste e as suas finalidades. Basicamente, podemos dizer que sua função básica é remover material de uma determinada peça-obra com total eficiência e rapidez.

Em alguns casos, essa opção pode ser usada para higienizar uma área antes mesmo do procedimento de solda, ou então, para promover o desbaste de cordão de solda ou para remover qualquer rebarba e demais defeitos em um determinado objeto.

Principais componentes

Em geral, o disco de desbaste é formado por quatro componentes distintos. A seguir, listamos os principais deles para que você fique por dentro:

  • grão abrasivo responsável por realizar a remoção de material da peça-obra;
  • tela de fibra de vidro responsável por conferir ao disco a resistência mecânica necessária para realizar a operação com total segurança;
  • resina ou liga responsável por aglutinar, ou seja, manter unidos os grãos abrasivos de forma que eles possam agir com eficiência e realizar todo o trabalho de remoção de material da peça-obra.

Desbaste ou corte? Quais são as diferenças?

As diferenças básicas entre um disco de corte e um disco de desbaste estão em suas construções e nas operações para as quais foram projetadas. Como o próprio nome diz, os discos de desbaste são construídos e projetados estritamente para operações de desbaste e remoção de material, e devem ser utilizados com ângulo de 30° em relação à peça-obra.

Já os discos de corte são construídos e projetados para realizar estritamente operações de corte de materiais diversos. Eles devem ser aplicados com ângulo de 90° em relação à peça-obra e jamais devem ser utilizados para remoção de materiais, limpeza, desbaste ou afiação de ferramentas.

Quais são os tipos de disco de desbaste no mercado?

Um fato curioso é que existem diversos tipos de disco de desbaste no mercado, que foram desenvolvidos com o objetivo de atender a diferentes setores e promover um trabalho eficiente.

Para efetuarmos a escolha correta do melhor disco a ser utilizado, precisamos saber exatamente qual o material da peça-obra que será trabalhada e qual o tamanho disco que será utilizado na esmerilhadeira.

Saiba quais os principais modelos a seguir!

Disco de desbaste para aço carbono e inox

São desenvolvidos para um ótimo trabalho em peças de aço carbono e de inox. Sua aplicação pode ir desde a manutenção e pequenos reparos, até a montagem e manutenção industrial.

Disco de desbaste para aço inox

São desenvolvidos para um ótimo trabalho em peças-obra de inox. Fabricados com grão de óxido de alumínio e indicados para fundições, indústrias e caldeirarias.

É importante ressaltar que existem modelos específicos para uso em mercados alimentícios e farmacêuticos, pois são desenvolvidos com um índice de contaminantes menor do que 0,1%.

Disco de desbaste para materiais não ferrosos

São produzidos em grãos de óxido de alumínio e carbureto de silício. Contam com alto rendimento, bom desempenho e têm excelente capacidade de rebarbação de cobre, ferro, bronze ou latão.

Disco de desbaste alumínio

Desenvolvidos a partir de carbeto de silício, são indicados para aplicação em alumínio, devido à especificidade do material.

Dica extra

Um cuidado essencial é sempre analisar as características do material que será manuseado ou cortado, e também conhecer bem o produto. Dessa forma, seu trabalho terá mais qualidade e segurança.

Lembre-se também de utilizar os chamados equipamentos de proteção (EPI's) em toda e qualquer etapa do serviço. Luvas, botas (sapatos de segurança), óculos, protetor facial e protetores para os ouvidos ajudarão você a proteger a sua saúde e evitar acidentes.

E então, com essas dicas ficou fácil entender mais sobre o disco de desbaste, suas características e indicações? Agora, aproveite a leitura para descobrir como conseguir novos clientes e alavancar o seu negócio!

Comentários