Construção
30 de Janeiro de 2024

Disco para lixar concreto: como escolher e utilizar

Deseja descobrir qual é o melhor disco para concreto e como fazer a melhor escolha? Confira este conteúdo!

Tempo de leitura:

Lixar superfícies de concreto, como bancadas, pisos e paredes, é uma atividade comum da construção, a qual pode ser realizada por auxiliares ou pedreiros. Para ter sucesso nessa tarefa, é fundamental usar as ferramentas certas, prestar atenção nas etapas de limpeza e concluir o projeto de reforma ou de edificação para ter mais conforto.

Há diversos modos de fazer o lixamento, que pode ser a seco, gerando poeira, ou úmido, criando uma pasta de cimento. Após trabalhar nas superfícies ásperas, o profissional precisa parar e limpar todos os resíduos. Se quiser facilitar esse processo, você pode usar um disco para lixar concreto, uma escova para retirar o pó seco e um aspirador.

Gostaria de saber como escolher e utilizar discos adequados que ofereçam resultados eficientes? Acompanhe a leitura!

Como lixar concreto?

Antes de lixar, os profissionais tiram o pó, lavam e preenchem as rachaduras ou buracos existentes no concreto. Depois, é necessário usar uma lixadeira com discos de lixa, que podem ser diamantados ou não. A superfície deve ser lixada, no mínimo, 3 vezes, com almofadas grossas, médias e finas.

Veja, a seguir, dicas para fazer um ótimo serviço! 

Fixação adequada na máquina

Os discos usados para lixar extensões maiores de concreto deverão estar bem fixos na máquina para evitar acidentes. Quando for uma área pequena, é mais indicado usar as mãos para a retirada dos materiais excedentes. As lixadeiras elétricas são interessantes para pisos ou calçadas e podem ser alugadas para agilizar os trabalhos no canteiro de obras.

Aplicação de pressão uniforme

Enquanto estiver lixando, certifique-se de aplicar pressão uniforme com a máquina sobre as superfícies. Ao concluir, dê continuidade ao trabalho limpando, escovando e aspirando toda a poeira, sujeira e detritos que estiverem soltos na parede do concreto. Confira atentamente os cantos e as bordas. Se for preciso, esfregue o local com água e uma esponja.  

Escolha da velocidade de rotação adequada

Use uma máscara e óculos de proteção para se proteger da poeira do concreto e manter as substâncias nocivas longe de seus pulmões. Determine a velocidade ideal da rotação e observe a presença de partículas que ficam presas sob a lixadeira. Esses resquícios podem arranhar a superfície e causar danos enquanto o profissional lixa.  

Necessidade de realizar movimentos suaves e contínuos

Outro fator relevante para a produção de um lixamento perfeito é realizar movimentos contínuos e suaves com a lixadeira. A parede externa ficará nivelada, sem protuberâncias que podem se formar quando você pressiona mais ou menos a lixa. O acabamento precisará ficar perfeito após o enxágue ou aspiração. Mantenha o aspirador de pó à mão para limpar os excessos. 

Quais são os discos para lixar concreto?

Uma lixadeira orbital portátil é suficiente para a maioria das atividades dos construtores, como fazer decorações de concreto. O lixamento a seco é mais rápido. Contudo, produz mais pó do que o úmido. A umidade é capaz de prolongar a vida útil das almofadas, mas atrasa um pouco o processo. Observe os principais tipos de discos usados na construção civil.

Discos diamantados

Os discos de lixa diamantados são projetados para atuar sobre superfícies duras de concreto. Você precisa adquirir grãos que variam entre grossos e finos para ser bem-sucedido em sua jornada. Compre, no mínimo, uma almofada grossa para lixar áreas ásperas antes de pintar, uma almofada média para remover imperfeições e uma almofada fina ou ultrafina.

Se estiver lixando de forma manual, você tem a opção de usar barras de lixa de diamante manuais. Entretanto, para as lixadeiras, procure discos diamantados que podem vir em conjunto, com grãos variados. Lembre-se de comprar o tamanho correto para a sua máquina e verifique se eles são destinados ao lixamento seco ou úmido. 

Discos de carbureto de silício

Esses discos têm formato pontiagudo, dureza e cor preta brilhante. Eles podem ser usados para lixar a parede de concreto, granito, mármore, madeira, couro, vidros, metais e plásticos. Portanto, funcionam bem como disco de desbaste para concreto e materiais que tenham pouca resistência à tração. Os grãos mais finos criam um acabamento suave. 

Como escolher o melhor disco para concreto?

Caso você esteja lixando manualmente ou com uma máquina, faça várias seções com uma almofada grossa. A técnica mais indicada é lixar desde os cantos das superfícies até o centro, mantendo a lixadeira bem nivelada. Quando a máquina não alcançar um pequeno ponto, lixe-o de forma manual. Confira, adiante, algumas dicas para comprar os melhores discos! 

Granulometria

Pesquise para saber a granulometria do disco para lixar concreto ou reboco de parede, pois esse é um fator crucial a ser considerado no momento de fazer as compras. O grão determina a agressividade dos discos. Por exemplo, os grãos de número elevado retiram camadas mais finas. Ao iniciar um novo trabalho, comece com uma roda de granulação mais baixa. 

Tipo de ligante

Os ingredientes do cimento são responsáveis ​​pelas suas propriedades de endurecimento e isso os diferencia entre si. Além dos tipos padrão que já apresentam diversas consistências, há uma variedade de produtos com características especiais para aplicações específicas. Alguns contam com um ligante que influencia a escolha dos grãos dos discos.  

Dureza

Nem todos os discos de lixar concreto são igualmente fabricados. Eles podem ser bem diferentes, dependendo do tipo de lixadeira que você usa e dos ambientes a serem lixados. Selecione um que seja compatível com a sua ferramenta, que consiga suportar a dureza do cimento e a carga de trabalho ou você pode causar danos às superfícies.

Não preste atenção apenas na marca dos discos, já que é importante comprar componentes de boa qualidade. Esse acessório de lixadeiras elétricas ou portáteis precisa resistir às tarefas a serem executadas. Por isso, o preço é apenas um dos fatores a ser verificado. Escolha o disco certo e conseguirá terminar o seu trabalho com mais facilidade e rapidez.  

Compatibilidade

Cada tipo de disco abrasivo para lixar concreto é diferente porque todos são planejados para atividades distintas. Um modelo de disco de carbureto de silício geralmente pode ser usado para lixar uma parede com lamato ou superfície irregular no solo e a lixa para massa corrida. Mas ele pode exigir o uso de outro componente para dar um toque final ao trabalho. 

Entendeu como escolher e utilizar disco para lixar concreto? Ter um disco diamantado para concreto é bom porque essa peça também pode ser usada se as outras opções não forem efetivas. Além disso, em determinados momentos, você precisará fazer retificações mais detalhadas, nos cantos ou no entorno das portas. Leia todas as orientações dos fabricantes, siga as instruções de uso e utilize os equipamentos de proteção individual. 

Quer obter mais informações detalhadas? Então, continue a leitura e aprofunde os seus conhecimentos com o guia completo de uso e características dos discos diamantados!

Comentários