Pintei a parede e ficou manchada de branco, e agora?”. Esse é um dos problemas no processo de pintura dos quais nem os profissionais da área da construção civil, nem os donos de casas que pintam paredes sozinhos estão livres de enfrentar.

Mas calma: a mancha esbranquiçada na parede tem solução. Existem várias maneiras de arrumar a pintura para que ela fique uniforme, e algumas das alternativas são simples. Neste post abordaremos algumas dicas que farão toda a diferença e que irão te auxiliar.

Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo!

O que causa as manchas brancas na parede?

Identifique a causa do problema. As manchas brancas na parede recém pintada costumam aparecer por vários motivos. E, entre os mais comuns podemos citar:

  • uso de tintas de baixa qualidade – em alguns casos o barato sai caro! As tintas com menor poder de cobertura podem deixar as paredes manchadas, enquanto outras com maior qualidade cobrem a parede com facilidade;
  • rolo danificado – usar um rolo danificado pode causar manchas na parede, porque a lã do rolo pode estar desigual;
  • pincel velho – as cerdas do pincel podem estar duras por terem sido muito usadas e na hora de pintar pode ser que ele não consiga espalhar bem a tinta.

Outro fator que pode causar mancha esbranquiçada nas paredes coloridas recém pintadas é o bolor. Por existirem locais mais úmidos, as paredes podem estar com bolor, a dica é limpar a parede antes de pintar.

E, embora as manchas nas pinturas claras possam aparecer também, elas podem ser notadas com maior facilidade nas pinturas coloridas. Sendo assim, identifique a causa do problema, e encontre a solução ideal.

Como evitar essas manchas?

Lixe a parede suavemente. Existem paredes ásperas e que possuem irregularidades no reboco, por isso, a melhor opção é fazer uma preparação correta antes de aplicar a pintura. Se houver fissuras ou rachaduras nos cômodos, aplique massa corrida e use uma lixa para deixar a parede lisinha. Veja a seguir outras dicas interessantes!

Utilizar lixas apropriadas

Se o reboco apresentar bolinhas ou areia solta, selecione uma lixa mais grossa para iniciar a preparação da parede e uma fina para dar ainda mais suavidade e deixar a parede mais uniforme.

Após a parede estar pronta, você poderá iniciar a pintura sem ter receio das manchas indesejadas – já que o produto irá aderir a parede com maior facilidade.

Usar rolos novos

Usar rolos velhos ou inadequados pode causar problemas no acabamento. Por vezes as pessoas possuem materiais usados em casa, e pensam que podem reaproveitar. Se, o rolo estiver bom e com a lã em bom estado, é possível utilizar. Mas, se estiver danificado e com a lã mais dura, é preciso comprar materiais novos.

Dessa maneira, o rolo irá absorver a tinta de maneira uniforme e a parede pintada não ficará manchada. Já, se a pessoa usar o utensílio que possui problemas, alguns pontos do rolo podem ficar mais encharcados de tinta, enquanto outros permanecem mais secos. O que pode causar as manchas.

Para solucionar esse problema, antes de iniciar a pintura, faça uma análise no estado do rolo e se certifique de que ele está em bom estado. Caso contrário, o ideal é investir na compra de rolos novos, isso trará um resultado positivo.

Fazer os cantos com um pincel

Antes de pintar com o rolo, é possível pintar os cantos com um pincel. Aplique a tinta e antes que ela seque, passe o rolo na parede e faça a junção da tinta dos cantos com a da parede inteira. Isso tudo, para que não surjam cantos mais escuros do que os outros.

Aguarde entre 2 a 3 horas e verifique a necessidade de repetir ou não a pintura. Na realidade, é necessário passar outra camada de tinta para que não existam diferenças visíveis nesses espaços que somente são alcançados com pincel, da mesma maneira que é feito na região central das superfícies pintadas com um rolo.

Pintei a parede e ficou esbranquiçada: o que fazer para remediar?

A pintura de uma parede é algo simples, mas que dá um aspecto de novo para o imóvel. Sem contar que realça a decoração e proporciona um charme ao ambiente.

Mas, se a pintura for feita e aparecerem as indesejadas manchas brancas na parede, quem pintou pode se assustar e achar que não tem solução. Observe abaixo algumas dicas sobre o assunto.

Passar uma camada de selador

Após aplicar massa corrida na parede e aplicar o selador, a parede estará pronta para ser pintada. Mas não se esqueça de deixar o selador ou a massa secar. Seguindo os passos necessários, você saberá o momento ideal para pintar. E, a primeira demão poderá ser dada.

Aplicar duas demãos de tinta

Geralmente são aplicadas duas camadas de tinta nas paredes. Se a tinta tiver boa qualidade será o suficiente, mas se você perceber manchas brancas, passe o rolo mais uma vez. Dessa maneira, a pintura ficará impecável e os donos do imóvel ficarão satisfeitos.

Utilizar técnicas profissionais

A formação de mancha esbranquiçada na parede pode ser um problema frustrante para qualquer pintor. Mas, com uma boa preparação e o uso da técnica certa de aplicação, é possível evitá-las. Por isso, atente-se a cada uma das nossas orientações e tenha ótimos resultados nas pinturas realizadas por você.

Verificar se as manchas são referentes a vazamentos

Nas manchas que aparecem na parede e que são ocasionadas por vazamentos, a dica é a de descobrir de onde vem a água e trocar o cano. Solucionando essa parte, pinte a parede novamente.

Consultar um profissional da área

Se a parede ficou manchada, procure a ajuda de uma pessoa especializada em serviços de pintura. Ou, vá até uma loja de tintas e peça conselhos referentes a tinta ideal a ser usada para cobrir as manchas.

Então, se você é um construtor, pintor ou se é apenas uma pessoa comum que gosta de pintar a sua casa por conta própria, já sabe o que fazer ao se deparar com a questão “pintei a parede e ficou manchada de branco, e agora?”. Quando isso acontecer, é só revisitar este conteúdo e seguir as dicas! Lembre-se, também, de sempre adotar medidas para evitar esse problema, combinado?

Gostou do post e quer aprender mais técnicas? Inscreva-se no Curso de Pintor com Certificado e aprenda a entregar um serviço de excelência!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Tipos de pintura: 5 modos de aplicar tinta em construções

maio 24, 2023
Close