A pintura de qualquer churrasqueira pode se deteriorar devido ao inverno, sol e ao desgaste do uso. Se a sua estiver com uma aparência ruim, inclusive nos acabamentos, pode ser preciso aplicar uma nova camada de tinta para trazê-la de volta ao visual antigo. Ela simplesmente não ficará perfeita com uma boa limpeza ou a remoção da oxidação.
O primeiro passo para determinar se uma churrasqueira precisa ser repintada é analisar se ela está com sinais de ferrugem. As sujeiras também fazem com que esse acessório fique opaco, acinzentado ou amarelado. Neste post, vamos mostrar algumas dicas essenciais de tinta para pintar churrasqueira de concreto e garantir que ela fique com um acabamento impecável.
Deseja conhecer as técnicas corretas e os materiais adequados para pintura de churrasqueiras? Continue a leitura e acrescente isso no seu projeto de construção ou reforma, deixando seus clientes impressionados com a qualidade do seu trabalho!
Por que é importante pintar a churrasqueira?
Nos projetos de reformas e construções, quando se tem uma churrasqueira, é fundamental fazer uma pintura de qualidade para essas peças ficarem mais atrativas aos moradores e visitantes. Assim, além de dar a elas um visual inovador, será possível protegê-las melhor das intempéries.
A indústria projetou tintas que suportam alta temperatura especificamente para churrasqueiras que precisam ter boa aparência ao longo dos anos. Elas são melhores porque não vão descolar ou rachar com o uso.
Como fazer um acabamento perfeito?
Se você está querendo iniciar uma pintura, o melhor é pintar todo o corpo da churrasqueira. Será necessário comprar alguns materiais além da tinta, lixa, pincel e escova de aço. As tintas precisam ser resistentes ao calor e às temperaturas acima de 260 ºC. Veja, a seguir, várias sugestões para ter sucesso em sua jornada!
Prepare a superfície
Comece limpando bem, pois, se ficar qualquer resquício de gordura, ela vai repelir a tinta para churrasqueira. Use um limpador de forno para desengordurar todas as áreas. Retire a grelha e outras peças desmontáveis para facilitar a pintura e não as pintar por acidente. A área interna onde é depositado o carvão para fazer o churrasco não precisa ser pintada
Proteja as áreas circundantes
Observe o ambiente ao derredor da churrasqueira, afaste obstáculos, crianças e animais de estimação. Utilize a escova para esfregar as superfícies de metal e limpe-as completamente. Se for preciso, passe uma lixa para remover as ferrugens das grades de aço que estejam presentes. Se você deixar a ferrugem, ela continuará corroendo os componentes.
Use a tinta adequada
Se for necessário, prepare uma solução de água morna e detergente doméstico em um balde. Use luvas, lave a churrasqueira usando uma escova ou esfregão e enxágue bem. Deixe secar completamente e prepare a tinta que será aplicada no concreto, que é diferente do produto utilizado nas peças de metal. As prateleiras também podem ser restauradas.
Aplique a tinta em camadas finas
Depois de realizar essas duas etapas, seja paciente para passar várias camadas finas de tinta. Elas serão mais uniformes, durarão mais e terão uma aparência melhor se você esperar que a pintura seque totalmente entre as demãos. As peças da churrasqueira que foram desmontadas devem ser colocadas de volta no seu lugar.
Deixe secar completamente
Somente depois que o serviço estiver pronto por completo, você poderá acender a churrasqueira em alta temperatura para fixar mais a tinta.
Um lembrete: antes de iniciar a pintura, proteja as superfícies que não serão pintadas com jornal ou fita adesiva. Ainda, reserve tempo para ler as orientações dos fabricantes e siga cuidadosamente as instruções da embalagem dos produtos. Deixe a tinta impermeável secar e repita o processo, repintando todas as seções conforme a necessidade.
Entendeu como pintar churrasqueira e fazer um acabamento perfeito? Com as técnicas corretas e os materiais adequados, como a tinta para churrasqueira de concreto, a sua pintura pode trazer total satisfação para seus clientes.
Gostou das dicas? Então faça o download do e-book: Pintor, saiba como fazer o orçamento de seu trabalho corretamente!
Comentários