Quem trabalha com pintura profissional sabe que garantir um resultado impecável faz toda a diferença na hora de atrair e fidelizar clientes. A escolha do material para pintar parede é um fator decisivo nesse processo, já que influencia diretamente a execução do serviço.

Afinal, contar com materiais adequados e de qualidade ajuda a prevenir problemas, como o descascamento da superfície, o surgimento de bolhas, entre outros. Assim, você evita que o trabalho precise ser refeito e deixa o cliente com uma boa impressão.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 materiais indispensáveis para uma pintura de parede caprichada. Quer saber quais são eles? É só continuar a leitura!

1. Material de proteção

Papelão, lonas e fita crepe são essenciais para proteger pisos e móveis, além de portas e janelas, das manchas causadas por respingos de tinta. Para facilitar o trabalho, em superfícies onde não vai pisar ou tocar, você pode usar um tipo de capa plástica que já vem com fita crepe e é mais prática e eficaz.

Nas superfícies onde vai pisar ou colocar algo, como bancada e piso, o mais recomendado é utilizar papelão ondulado, que absorve a tinta e também o impacto de ferramentas. Outra opção é o papel craft, que absorve e seca a tinta — diferente do que ocorre com o plástico ou lona, nos quais a tinta permanece úmida, permitindo que se espalhe por todo o cômodo.

2. Rolo de pintura

Mais um material para pintar parede indispensável, o rolo de pintura pode ser encontrado em vários modelos — lã natural, lã mista, lã sintética, espuma poliéster e borracha. Por isso, é preciso observar as indicações de cada um para escolher o ideal para cada tipo de parede e de tinta aplicada.

3. Bandeja e caçamba para pintura

O próximo item que não pode faltar nesta lista é um recipiente adequado para colocar a tinta. A bandeja tem formato e relevo que servem para distribuir a quantidade certa de tinta com uniformidade no rolo. Já a caçamba é recomendada para misturar a tinta e abastecer a bandeja aos poucos. Hoje em dia, inclusive, já existe até caçamba com rodinhas/rodízios para facilitar a movimentação dentro do cômodo.

4. Diluente de tinta

Para preparar a tinta e ter um bom rendimento do produto é necessário usar um diluente adequado para cada material. Além disso, o diluente também ajuda na limpeza de rolos, pincéis e outros acessórios de pintura, fazendo com que possam ser utilizados por mais tempo.

Mas fique atento, pois existe diluente forte, médio e fraco, ou seja, usado para limpeza, diluição de tinta sintética, outro para tinta duco e outro para tinta poliuretana (P.U).

5. Lixa

A lixa é um material imprescindível para preparar a parede para pintura. Ela permite remover a pintura antiga e o excesso de reboco, além de dar um acabamento mais liso à massa corrida ou acrílica. Se precisar tirar a textura da parede, a lixa também é uma aliada eficiente.

Vale a pena conhecer também os discos de desbastes, os discos de lixa e o taco de lixa que facilita no processo de remoção das mais diversas situações. A Norton tem todos esses materiais para um serviço profissional.

6. Trincha

Indicada para fazer acabamentos nos cantos, as trinchas estão disponíveis em diversas versões, assim como os rolos de pintura. As que têm cerdas pretas são indicadas para tintas (resinas, vernizes e esmaltes à base de solvente) esmalte, as cerdas gris são para tinta acrílica e as brancas são adequadas para resinas e verniz (resinas, vernizes e esmaltes à base de água).

7. Pincel

Muita gente confunde os pincéis com as trinchas, mas eles têm uma diferença: as trinchas são achatadas, enquanto os pincéis são arredondados. De modo geral, os pincéis também são menores e costumam ser usados para detalhes mais delicados, que exigem bastante precisão, e em cantos profundos, onde a trincha não alcança.

Os pincéis também podem ser usados para fazer efeitos decorativos, como os feitos de mármore, efeito madeira e onde mais sua criatividade permitir.

Como você pode ver, cada material para pintar parede que destacamos aqui tem sua importância no trabalho de um pintor profissional. Então escolha produtos de qualidade para realizar um excelente serviço e crescer cada vez mais na sua profissão.

Sabia que a Norton é líder no mercado e tem uma linha completa de produtos para facilitar o seu dia a dia? Acesse a nossa loja online e fique por dentro de todos os detalhes! 

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

7 boas práticas para gestão de oficina de funilaria e pintura

setembro 15, 2021
Close