Você sabe por que o polimento do farol é tão importante? Os faróis do carro são itens de segurança, essenciais para o motorista e para os pedestres. Por isso, devem sempre apresentar a regulagem correta e receber o polimento quando estão desgastados.

Porém, existem diversos fatores que provocam o desgaste do farol como, por exemplo, o tempo de utilização, a luz do sol ou mudanças climáticas repentinas. Normalmente, quando o motorista percebe que os faróis do carro estão embaçados, amarelados, opacos e com arranhões, já sabe que está na hora de investir no polimento.

Esse procedimento tem sido muito procurado nas oficinas e merece atenção, especialmente por melhorar a rentabilidade do negócio. Existem algumas dicas e passos essenciais que podem ajudar você a entender melhor como otimizar este serviço e ter ainda mais lucratividade. Continue a leitura e se informe!

Do que os faróis são feitos?

Relembrar do que os faróis são feitos, permite uma melhor compreensão sobre o processo de polimento e faz com que as etapas sejam simplificadas. Além disso, todo o conhecimento que você puder ter, faz com que a negociação com o cliente seja facilitada.

Antigamente, os carros mais populares já saiam da linha de produção com lentes de vidro, produzidos em altas temperaturas e diferentes espessuras, garantindo segurança e muita durabilidade. Além de vida útil e da boa iluminação, os faróis de vidro raramente sofriam com alterações na aparência.

Com o tempo, a popularização dos faróis de acrílico passou a ser aceita e difundida no mercado. Isso porque são resistentes, leves e mais baratos. Além disso, são seguros, podem ser encontrados com mais facilidade e não sofrem tanto com objetos que surgem na estrada, como pedras, por exemplo. No entanto, esse material demanda mais reparos, pois ficam desgastados com as ações do tempo.

Por que o polimento é importante?

O polimento do farol melhora a eficiência luminosa do automóvel e, naturalmente, os deixa com uma estética melhor. Outro ponto importante é que esse processo reduz a sujeira interna, fazendo com que as lentes proporcionem mais visibilidade.

Sendo assim, esse processo também é uma alternativa interessante e muito mais barata, já que não exige a troca efetiva de todo o farol. O polimento tem uma durabilidade de 10 meses a 3 anos (a depender de diversos fatores), o que proporciona mais eficiência ao automóvel e mais economia para os motoristas.

É importante reforçar que o polimento é muito mais que um processo voltado para a beleza do carro. Ele envolve, efetivamente, a segurança do veículo e faz com que a iluminação fique melhor.

Como otimizar o polimento do farol?

Ainda que o polimento do farol seja um processo simples, é interessante ter atenção aos diversos aspectos que ele envolve. Utilizar os melhores produtos e ferramentas, atuar com os fornecedores ideais, fazer a preparação e a limpeza correta da peça antes do processo etc. Tudo isso vai fazer com que o serviço tenha mais qualidade e durabilidade.

Separamos, então, algumas dicas essenciais para que você faça o polimento do farol de uma forma mais estratégica e otimizada. Veja só.

1. Preparação e delimitação da área do polimento

Para facilitar a identificação da área do polimento, é interessante utilizar uma fita crepe automotiva e uma capa plástica, esses itens vão proteger a superfície do automóvel e permitir que o processo seja ainda mais seguro.

Muitas pessoas gostam de começar o polimento com uma limpeza inicial do farol, fazendo o enxague da região (com água e sabão), para deixá-la mais preparada para receber os produtos e o lixamento.

2. Faça o lixamento da superfície

O processo de lixamento é simples, mas merece atenção. Se as condições do farol apresentarem muito desgaste, por exemplo, o recomendado é utilizar o grão 320 (ou variações). O ideal é passar as lixas por toda a superfície do farol, até que ela fique totalmente fosca.

A suavidade e a direção desses movimentos são importantes para evitar um maior desgaste da peça e você pode utilizar lixas mais grossas durante o processo para remover riscos profundos. Vale lembrar que, a cada troca de lixa, é interessante passar um pano de microfibra para que os resíduos sejam retirados.

3. Utilize lixas microfinas para garantir um melhor acabamento

Para utilizar as lixas microfinas, é necessário umedecê-las com água antes da aplicação. Você pode utilizar os grãos 1500, 2000 ou 3000, dependendo das condições da peça.

É nessa etapa que você começará a perceber que o fosco do farol passa a ser eliminado e que a região fica mais clara, até com um aspecto mais limpo. Para concluir, continue a realizar movimentos leves e umedeça a peça sempre que necessário.

4. Finalize o polimento com a massa de polir

Esta é a última etapa do polimento do farol, quando o lixamento foi finalizado. Nesse momento, o ideal é utilizar a massa de polir, juntamente de uma estopa, boina de lã ou boina de espuma para que a finalização seja mais adequada.

Como complemento, você pode utilizar o Liquid Ice Norton e o Spray Liquid Ice Norton para que o acabamento tenha ainda mais qualidade. Além disso, a finalização também pode contar com uma cera cristalizadora (que ajuda a retirar os resíduos ou manchas que tenham restado e proporciona mais brilho à peça).

5. Utilize produtos de qualidade

A qualidade dos produtos utilizados no processo de polimento vão fazer toda a diferença no resultado final. Por isso, é muito importante que você atente a esse aspecto e faça a melhor escolha. Os produtos corretos garantem uma limpeza mais profunda, oferecem mais durabilidade e garantem a preservação do automóvel.

A Norton pode ajudar você nas diversas etapas do polimento de farol, por isso, listamos alguns itens para utilização:

Então, gostou das dicas para otimizar o polimento do farol? Lembre-se sempre de que este processo envolve muito mais que a limpeza e a estética da peça. O farol deve garantir a segurança do motorista, dos passageiros e dos pedestres, contribuindo para uma melhor visibilidade.

Para se manter informado e atualizado sobre as melhores estratégias para o seu negócio, não deixe de se especializar. A Norton desenvolveu um Curso de Estética Automotiva e Polimento Técnico, que traz ensinamentos teóricos e práticos, e que vão deixar você ainda mais alinhado com o mercado!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Veja como diminuir a inadimplência de clientes!

outubro 6, 2021
Close