Automotivo
24 de Novembro de 2022

Ferramentas para desamassar lataria de carros: as melhores!

Em nosso post, você vai conhecer as melhores ferramentas para desamassar lataria de carros. Confira!

Tempo de leitura:

Em oficinas de funilaria, é comum encontrar automóveis amassados. Mas saiba que existem diversas técnicas e ferramentas para desamassar lataria de carros e, assim, deixar o veículo em bom estado.

Apesar desse problema não afetar o funcionamento do veículo, seu preço pode ser reduzido de forma significativa no momento da venda. Nesse sentido, é importante ressaltar que, para reparar a lataria, é necessário prática, cuidado e atenção, pois algumas partes do veículo são mais difíceis de serem desamassadas.

Ao contar com o auxílio de boas ferramentas, o processo pode ser realizado sem danificar a pintura e o automóvel mantém sua originalidade. Dessa forma, continue a leitura e saiba quais as melhores ferramentas para desamassar lataria de carros!

O que faz a funilaria automotiva? 

Os profissionais de funilaria automotiva são os responsáveis por desamassar a lataria do veículo. Assim, é a profissão que conta com especialistas em realizar consertos e reparos em peças da lataria. Eles ajudam na restauração e também na preservação das principais características do automóvel. 

Quando um carro chega na oficina, é necessário que você avalie os danos e encontre possíveis soluções para desamassá-lo. Para isso, tenha em mão as ferramentas certas para ajudar ao longo do processo.

Quais as melhores ferramentas para desamassar lataria de carros? 

Existem diversas opções de itens no mercado, que apresentam característica e funções distintas. É essencial conhecê-las, de modo a utilizar os itens de forma correta em seu trabalho.

Ao escolher uma ferramenta para desamassar lataria de carros, também é preciso ter atenção à qualidade, pois apenas assim os resultados serão positivos e a satisfação do cliente ficará garantida. Confira as melhores ferramentas!

Martelinho 

Se um cliente teve seu carro amassado no momento de estacionar, ao sair de uma garagem ou mesmo após alguém bater no veículo, o martelinho pode ser utilizado para desamassar a lataria.

As vantagens do martelinho são inúmeras, sendo que a preservação da pintura é uma delas. Além do mais, a sua utilização é de baixo custo. Quando o conserto é feito por um profissional preparado e capacitado, não é preciso gastar dinheiro para recuperar a estética do carro, uma vez que ele conseguirá fazer o processo com cuidado.  

Com o martelinho de ouro, o trabalho costuma ser mais rápido que a funilaria tradicional, uma vez que não é necessário realizar a repintura. Assim, em poucas horas o carro já estará desamassado.

Além de ajudar na realização do seu trabalho, essa ferramenta ainda agrada aos clientes, pois eles não precisarão se preocupar com a desvalorização do veículo após um amassado. 

Soprador térmico 

O soprador térmico é utilizado para diversas funções, entre elas a de desamassar a lataria do carro. Ele funciona à base de ar quente e atinge uma temperatura alta, que permite aplicar tinta automotiva, colar peças, retirar verniz, aplicar insulfilme e, também, realizar a secagem da pintura. 

Bastante versátil, a ferramenta apresenta um valor acessível e sua temperatura é ajustável, variando de 300° C a 600° C. É preciso atenção ao utilizá-la, pois o uso inadequado pode prejudicar seu trabalho. Além disso, é necessário utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Além do mais, saiba que o soprador jamais deve ser utilizado perto de líquidos inflamáveis ou em locais explosivos, sendo recomendado em ambientes úmidos. As entradas de ar fresco devem estar sempre limpas e, antes de guardá-lo, é preciso esperar até que ele tenha esfriado. Ao adotar esses cuidados, você realizará um trabalho mais seguro.  

Ventosa 

A ventosa consiste em uma bomba a vácuo, que pode ser usada para desamassar a lataria em poucos segundos. Para realizar a tarefa, é preciso prender a ferramenta na lataria do carro que foi danificado. Ao pressionar a válvula, basta puxar o gancho para que o automóvel fique desamassado. É necessário técnica e cuidado ao aplicar no veículo. 

Lixadeira politriz 

Muitas vezes, ao fazer uso do martelinho, é preciso recorrer a outras ferramentas para proporcionar um resultado mais satisfatório. Desse modo, a lixadeira politriz é uma boa opção. Ela apresenta uma rotação menor que as lixadeiras tradicionais e é usada para polir o automóvel antes de iniciar o processo, retirando as imperfeições da parte exterior. 

Quais os cuidados necessários? 

Ao desamassar o veículo de um cliente, é preciso atenção e cuidado ao manusear as ferramentas mencionadas. Assim, a pintura do carro não sofrerá avarias e não será preciso refazê-la.

O ideal é buscar adotar técnicas que preservem a originalidade do veículo, de modo que não seja possível perceber o local em que havia o amassado. A técnica do martelinho, por exemplo, é capaz de resolver diversos problemas, como amassados ocasionados durante uma chuva de granizo, em estacionamentos ou nas portas (desde que os danos não sejam muito profundos). 

Para evitar contratempos, é primordial realizar uma avaliação criteriosa dos problemas do veículo. Assim, o cliente estará ciente das ações necessárias para o conserto do veículo.

É preciso ainda ter cuidado com os itens que você utilizará para resolver os problemas. Existem diversas marcas no mercado, mas nem todas garantem um serviço de qualidade e oferecem o que é proposto.

Sendo assim, você deve adquirir as ferramentas para fazer os serviços de funilaria e pintura em uma empresa de confiança, que ofereça produtos de qualidade. Além disso, a empresa deve ser capaz de passar todas as orientações a respeito da ferramenta, o que evita que ela seja aplicada de forma errônea.

A Norton pode ser uma grande parceira nesse momento. A empresa conta com itens de qualidade e busca oferecer a seus clientes o que há de mais moderno no mercado. Ela é líder em tecnologia, oferece as soluções mais adequadas às demandas dos usuários e, a cada ano, faz diversos investimentos em pesquisas para desenvolver produtos inovadores e de qualidade. 

Portanto, saiba que você pode adquirir as ferramentas para desamassar lataria de carros da Norton. Dessa maneira, você conseguirá oferecer um serviço de qualidade, garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, se destacar da concorrência. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para conhecer a Linha de Acessórios para Reparação Automotiva da Norton e encontre os itens que você precisa!

Comentários