Saiba agora mesmo qual é a melhor fita crepe para pintura!
Quer saber como escolher a melhor fita crepe para usar em suas pinturas? Leia nosso artigo e confira!
As Fichas de Verificação de Serviços também são conhecidas como FVS, e são utilizadas por organizações de diversos segmentos do mercado. Elas são importantes para monitorar a qualidade e o andamento dos processos na construção civil.
Uma ficha de verificação é uma espécie de relatório que facilita a gestão dos serviços prestados e dos equipamentos. A ficha também pode ser usada para fazer vistorias relacionadas à execução de tarefas pelos serventes para saber se os serviços feitos são de qualidade.
Neste conteúdo, vamos explicar melhor o que é ficha de verificação de serviço, para que serve e como funciona. Além disso, vamos falar sobre a sua importância e seus benefícios para os profissionais da construção civil.
Gostaria de saber qual tipo de informação deve constar na ficha de verificação e como fazer esses registros? Continue conosco!
A Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um documento que serve para controlar as obras, o cumprimento das normas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados. Trata-se de uma ferramenta utilizada na gestão de obras que funciona com um guia para vistoriar suas fases, desde o seu início até a etapa de acabamentos.
As FVS são ferramentas de gerenciamento e uma espécie de checklist, que auxiliam o construtor a confirmar que os trabalhos das edificações estão de acordo com os requisitos pré-estabelecidos no planejamento da obra e dentro das normas padrões. Por esse motivo, cada serviço precisa ter uma ficha de verificação com procedimentos e especificações.
As fichas garantem que as tarefas sejam concluídas da forma adequada. Portanto, são mais do que simples ferramentas de averiguação.
Esses documentos asseguram a padronização dos procedimentos. Geralmente, fazem parte de processos formais que controlam a qualidade por meio de vistorias das etapas executadas, e identificam irregularidades para conferir maior segurança aos projetos.
Como você pode ver, uma Ficha de Verificação de Serviço serve de base para aprovar etapas da obra. Isso porque ela aponta falhas ocorridas e revela parâmetros a serem seguidos de maneira simples e clara.
O documento ajuda a realizar inspeções nos canteiros de obras e assegurar excelência na prestação dos serviços pelos profissionais da construção civil.
Na prática, as Fichas de Verificação de Serviços são utilizadas para realização de melhorias contínuas, aumento da eficiência dos colaboradores e cumprimento das normas de segurança. Elas são usadas para fazer a gestão da obra, mas precisam ser preenchidas por profissionais capacitados.
Os gestores devem verificar se elas contêm todos os pontos fundamentais. As FVS precisam ter critérios registrados e observações objetivas sobre o que será realizado.
O documento pode abordar outros detalhes, por exemplo, manchas, fissuras, quebras e dimensão de vãos. Contudo, não se trata de uma ferramenta complexa, já que a ficha é de fácil entendimento e completa, com informações facilmente compreensíveis.
A Ficha de Verificação de Serviços vai além de melhorar o nível de qualidade durante todas as fases de desenvolvimento das edificações. Ela é uma ferramenta para o monitoramento contínuo dos trabalhos.
Ajuda a produzir resultados mais eficientes, seguros e satisfatórios, bem como garante a adequação das estruturas. Veja, a seguir, outros benefícios de utilizar esse documento em suas rotinas!
Ao utilizar uma FVS, o construtor reduz consideravelmente as possibilidades de erros nos processos construtivos. O documento evita que se conte somente com a visão de outros profissionais ou com a sua própria intuição.
A ferramenta mantém os serviços alinhados às normas de qualidade e coloca todos os envolvidos como responsáveis pelos serviços.
As FVS são cruciais para a criação de estratégias de gestão da qualidade das obras. São elas que asseguram o conforto dos trabalhadores e garantem que os trabalhos sejam bem-feitos.
Basta seguir as suas instruções e especificações em longo prazo para aumentar os padrões e oferecer serviços excelentes aos seus clientes. Ao acompanhar todas as etapas do serviço com uma FVS, o construtor assegura a qualidade do serviço e melhora a experiência do cliente.
Essa gestão de qualidade confere expertise para o profissional e reduz as chances de seus equipamentos ou trabalhos apresentarem defeito técnico e precisarem de manutenção corretiva, que eleva os custos desnecessariamente.
Com as fichas de verificação de serviços, você terá menos retrabalhos e prejuízos por verificar que as tarefas sejam feitas corretamente. Isso evita a necessidade de consertar trabalhos mal-feitos.
Além disso, desaparecem os retrabalhos que só atrapalham o orçamento e o cronograma das obras. A edificação não terá problemas no decorrer do tempo e os custos de manutenção serão menores.
A ficha de verificação auxilia na hora da prestação de contas com fornecedores. O construtor pode usar esse documento, que é exigido como um pré-requisito pelos clientes para efetuar pagamentos aos fornecedores.
Afinal, as FVS comprovam que todos os trabalhadores estarão comprometidos com a qualidade dos serviços e dos resultados finais.
Usar uma Ficha de Verificação de Serviços fortalece a reputação da marca porque ela evitará problemas futuros nas estruturas que comprometeriam o relacionamento com o cliente. Com ela, o profissional poderá se certificar de que tudo foi feito conforme o planejado e, ainda, adquirir selos de qualidade para valorizar o seu negócio no mercado.
A FVS é um documento importante para acompanhar de perto todas as etapas do serviço e manter a qualidade na execução das obras. Ela vai ajudar no momento de inspecionar dimensões, alinhamentos, aspectos visuais e ângulos. A documento é eficiente para diminuir despesas e aprimorar o controle das finanças de quem atua na área da construção.
Se o construtor recebe uma reclamação depois de entregar os serviços, poderá utilizar a ficha de verificação para provar que o trabalho foi efetuado conforme os parâmetros de qualidade. O documento vai atestar a sua confiabilidade e impedir que o profissional pague por reclamações sem fundamento. Afinal, todas as fases do processo foram monitoradas para evitar transtornos.
Há vários tipos de informações que devem aparecer nas fichas de verificação de serviços para que realmente facilitem o controle das obras. Nesse checklist, serão registradas todas as etapas necessárias para uma edificação.
Observe, a seguir, mais detalhes sobre os dados a serem apontados nesse documento para que ele cumpra a sua função!
Nessa fase, é preciso verificar como será o abastecimento de energia e de água na obra, as estruturas que serão concretadas, a posição das estacas para alocação e o dimensionamento de portas e janelas. Confira, ainda, os dados sobre tubulações hidráulicas e elétricas embutidas, estado para passagem de instalações e resistência do concreto nos pavimentos construídos.
Verifique como será realizada a locação de equipamentos, colaboradores e materiais em concordância com as normas reguladoras da sua área. Veja, ainda, a necessidade e a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os envolvidos nos serviços.
A ficha de verificação de serviço deve apontar a verificação detalhada das rotinas, além de retratar informações sobre recebimento de concreto, fase de concretagem e nivelamento dos pavimentos.
Analise as especificações de regularidade para uso desse material. Avalie os conjuntos de ações descritas no documento, como funciona a modernização produtiva e a avaliação de conformidade, que é uma das questões principais.
Diversos serviços necessitam de controle durante os trabalhos em canteiros de obras. A gestão inicia pelas tarefas preliminares, como a compactação de aterro, a execução da fundação, a concretagem de peça estrutural, a montagem de armadura, a execução de alvenaria estrutural, não estrutural e de divisória leve e os revestimentos internos. A ficha pode especificar, ainda:
As fichas de verificação de serviços precisam ser desenvolvidas antecipadamente para prever os serviços envolvidos em uma obra. Isso facilitará a seleção de profissionais que serão responsáveis por seguir os requisitos e terão conhecimento sobre todas as especificações que envolvem o serviço por meio da FVS.
A estrutura da FVS precisa ser simples, com os dados dispostos de modo claro e preciso para que as atividades sejam executadas de forma prática. Essas fichas podem ser produzidas em softwares online, aplicativos ou Excel.
Devem estar acessíveis aos trabalhadores. Compartilhe-as com o time e possibilite a sua verificação nos canteiros de obras.
É importante que as Fichas de Verificação de Serviços sejam avaliadas por vários profissionais para garantir a sua eficácia. Essa avaliação vai assegurar que o monitoramento seja efetivo e haja qualidade total das construções.
Aposte em uma cultura de gestão constante para garantir a entrega dos projetos conforme o planejamento do cliente e suas possibilidades financeiras.
Entendeu o que é Ficha de Verificação de Serviço e qual é a sua função? Existem vários instrumentos importantes que podem auxiliar os construtores a fazer uma gestão focada na excelência. Utilize a FVS em seus serviços e controle todas as etapas de cada edificação, reduza custos, melhore a qualidade e aprimore o gerenciamento financeiro do negócio.
Gostou do conteúdo? Então, prossiga e veja como evitar os desperdícios na construção civil!