O que é e quais são os tipos de alvenaria que existem?

6 mins Pedro Nogueira Publicação: agosto 23, 2022 Atualização: agosto 23, 2022

Existem vários tipos de alvenaria. Cada um obedece às próprias regras de produção, visando sempre o resultado mais satisfatório possível para a obra que será construída.

Para ajudar você a ter uma melhor noção sobre o tema antes de pôr a mão na massa, decidimos trazer este artigo. Durante a leitura, você compreenderá cada um dos principais conceitos que envolvem a alvenaria, assim como os tipos mais utilizados no mercado da construção civil.

Já se preparou? Então, vamos lá!

O que é alvenaria?

Basicamente, esse é um conceito da construção civil usado para definir a etapa da edificação em que o conjunto de blocos é conectado de maneira horizontal. Isso é feito com o uso de algum método de fixação — um deles é a argamassa. Com o avanço das tecnologias de construção civil, é possível encontrarmos construções de alvenaria sem o uso de argamassa para conexão entre os blocos.

Os principais objetivos da alvenaria são:

  • dar aos edifícios mais resistência;
  • fornecer proteção acústica e térmica aos ocupantes;
  • facilitar a logística para a locomoção dos materiais pelos profissionais na hora da construção.

Vale ressaltar que a alvenaria também pode ser o nome dado ao ofício do pedreiro. Mas, falando sobre a etapa da construção civil, as paredes em alvenaria podem receber os mais diversos tipos de acabamento. O mais comum é o sistema de pintura, composto por selador, massa acrílica e tinta para o acabamento.

Quais as vantagens e características da alvenaria?

A alvenaria, por ser um sistema construtivo de fácil execução, permite o envolvimento de trabalhadores locais. Outra vantagem é que ela abre a possibilidade de ampliar as unidades, mesmo depois de prontas.

Imaginemos um mundo sem a alvenaria: os blocos de construção utilizados seriam imensos, pois as paredes e outras estruturas seriam peças únicas e não montadas em camadas (como na alvenaria). Seriam grandes blocos compostos de rochas comuns ou de outro material resistente, como o mármore, ambos retirados de jazidas geralmente afastadas de centros urbanos.

Além disso, possivelmente seriam necessárias fôrmas para a construção de tetos, telhados e paredes, pois as construções só poderiam ser pré-moldadas. Isso sem falar no maquinário necessário para criar e colocar essas estruturas pesadas no lugar correto.

Os pré-moldados podem ser muito úteis para prédios industriais, mas acabam complicando toda a logística da construção de uma pequena residência. Dariam menos conforto aos residentes e uma menor flexibilidade para modificações futuras.

Podemos dizer, então, que a alvenaria oferece significativa redução de custos para plantas residenciais, por reduzir o uso de diversos processos em escala industrial. Além disso, o processo usado pela alvenaria propicia obras mais limpas, rápidas e extremamente seguras para os operadores e futuros residentes.

É um modelo bastante flexível de construção!

O uso de diferentes blocos pode suprir diferentes necessidades. Por exemplo, o bloco de concreto, em comparação com outros artefatos, tem precisão dimensional e pode oferecer várias faixas de resistência para diferentes tipologias da obra em que está sendo empregado.

Existem, ainda, blocos especializados em proteção sonora, anti-incêndio e isolantes térmicos. A alvenaria, com certeza, pode ampliar muito as possibilidades de sua obra. Como a construção se dá em blocos, você pode usar blocos diferentes em locais distintos da casa, providenciando o ambiente certo para cada área.

Quais os principais tipos de alvenaria?

Sendo tão importante para a construção civil, é de se esperar que a alvenaria tenha certas especificidades, a depender da finalidade. Para que você tenha uma melhor ideia sobre cada um desses tipos, exploraremos a seguir cada um dos principais presentes no mercado moderno da construção.

Alvenaria estrutural

Pelo nome, já é possível imaginar a função desse tipo de alvenaria, certo? Pois bem: a alvenaria estrutural é usada para sustentar e dar estabilidade à edificação. Na prática, isso significa que são os próprios blocos cerâmicos ou tijolos que vão manter a estrutura em pé.

O alicerce aqui, portanto, é elaborado com materiais resistentes, capazes de suportar todo o peso da construção, e não com vigas ou pilares. Por isso, é mais difícil realizar mudanças na arquitetura posteriormente. Por outro lado, a alvenaria estrutural é rápida e simples de ser executada, além de ser mais econômica em termos financeiros.

Alvenaria de vedação

Também conhecida como alvenaria convencional, a alvenaria de vedação tem a função de vedar e separar os ambientes da construção. Ao contrário da de construção, que explicamos acima, ela utiliza vigas, pilares ou estruturas metálicas para a sustentação, já que é responsável por sustentar apenas o seu próprio peso e o das portas e janelas.

Por consequência, isso aumenta o custo da obra e o tempo de execução, pois é necessário montar e desmontar fôrmas, curar e concretar. Em contrapartida, esse tipo de alvenaria dá mais flexibilidade em relação à parte estética, além de facilitar reformas futuras.

Alvenaria de embasamento

A alvenaria de embasamento é aquela que fica na base da edificação, em geral, acima das vigas baldrame. Ela é usada para regularizar o nível do terreno, sendo bastante útil em áreas com aclive ou declive.

Muitas vezes, essa alvenaria entra em contato com o solo. Por isso, é recomendado utilizar tijolos maciços na estrutura. Isso porque é preciso garantir que haja uma boa retenção de água, para evitar problemas futuros causados pela umidade.

Alvenaria ecológica

Por fim, chegamos à alvenaria ecológica. Observando o nome, você já deve ter uma ideia do que se trata. Apesar de não ser tão conhecido quanto os anteriores, esse tipo de alvenaria busca uma solução mais ecológica para a edificação, adotando materiais reutilizáveis na estrutura.

Os blocos usados nessa alvenaria são conhecidos como blocos ecológicos e produzidos com diferentes tipos de materiais, como:

  • pó de mármore;
  • resíduos de usinas siderúrgicas ou de materiais de construção;
  • PET;
  • pneus.

A alvenaria ecológica utiliza ainda um sistema de encaixe. Com isso, garante=se mais produtividade no canteiro de obras e uma redução no uso de água.

Como você pôde perceber, existem diferentes tipos de alvenaria, cada um com suas vantagens e características. Vale ressaltar que, além das ferramentas de pedreiro usadas, também há diversas tecnologias inovadoras que podem ser empregadas em cada uma. Afinal, o meio da construção civil está em constante evolução — e é necessário se manter atualizado para garantir um diferencial competitivo.

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre alvenaria. Aproveite a visita para conferir as dicas que temos para ter sucesso na sua obra como um pedreiro iniciante!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Fique por dentro das nossas novidades!