Pintar granito é uma ótima opção para você ter em seu portfólio e atrair novos clientes, desde que você saiba como é feito o preparo da superfície para a tinta aderir sem problemas.

Normalmente, nenhum produto se fixa de forma fácil nesse material se for utilizado um primer de má qualidade durante a preparação para a pintura. Além disso, é preciso saber como adicionar a tinta e o selador, finalizando o processo do jeito certo. Por isso, trabalhar com essas superfícies requer técnica e precisão.

Neste post, vamos mostrar alguns cuidados que você deve tomar ao pintar granito. Confira!

Por que pintar granito é um desafio?

Alguns profissionais podem pensar que pintar granito é uma tarefa quase impossível ou muito complicada, em especial se você for um pintor iniciante. Além disso, a maioria das pessoas não pensa em modificar a superfície natural desses materiais, que têm brilho e textura próprios.

No entanto, em algumas situações, pode ser indicada a pintura de granito. Mesmo que seja um trabalho árduo, os resultados são compensadores. Sendo assim, vale a pena aceitar o desafio de aprender a usar a tinta e outros produtos para renovar essas superfícies e garantir a satisfação dos seus clientes.

A maior dificuldade, em geral, é trabalhar a aderência da tinta. Mas é possível pintar tampos de mesas e bancadas desgastadas, por exemplo, e esconder as imperfeições com uma simples camada de cor, trazendo renovação e beleza às peças.

Quais os 5 cuidados essenciais para pintar granito?

Se você estiver disposto a experimentar essa prática para ampliar o seu portfólio de serviços, saiba que pintar granito pode dar ótimos retornos financeiros. Essa é uma excelente oportunidade para revelar as suas habilidades ao público e mostrar que essas superfícies podem ter a aparência renovada.

Entre os principais cuidados, o pintor precisa escolher a combinação correta das cores em relação aos armários e outras mobílias que compõem cada cenário. Isso ajudará a prestar um bom serviço sem precisar substituir o granito.

Veja, a seguir, outros 5 pontos essenciais para iniciar essa atividade e obter sucesso!

1. Limpe a superfície

O granito é um material muito atrativo e com visual único. Por esse motivo, não é tão fácil de trabalhar, como as superfícies de madeira ou alvenaria, especialmente na hora de aplicar as camadas de tinta. Ele não costuma absorver a tinta e, ainda que pegue, a aderência poderá ser temporária.

Para fazer um trabalho permanente, você deverá preparar previamente as superfícies, que são brilhantes e extremamente lisas. Essa camada superficial que dá brilho a uma peça de granito deve ser removida para que a nova tinta assente. A peça precisa estar mais áspera para se trabalhar. Em virtude disso, comece preparando a área que deseja pintar com uma lixa.

Passe a lixa na superfície com paciência ao esfregar a camada lisa. Quando terminar de lixar, use um aspirador para aspirar as partículas removidas do granito e evitar que elas se espalhem pelo ambiente. Faça uma boa limpeza na peça e mantenha a área de trabalho organizada para dar continuidade e realizar as próximas etapas.

2. Use um primer de qualidade

Depois de observar os elementos externos capazes de interferir na pintura, use uma fita adesiva nos armários e móveis que estejam próximos para evitar que sejam manchados se houver um derramamento. Utilize uma solução de primer na superfície antes de aplicar as camadas de tinta e preparar o granito adequadamente.

Os primers funcionam como um tipo de base e fazem com que a superfície inacabada se torne mais aderente. Existem diversas marcas muito boas disponíveis no mercado, as quais funcionam bem na maioria das superfícies e oferecem uma excelente performance para possibilitar uma pintura atraente dos granitos.

Esses produtos são fabricados para quem deseja trabalhar com camadas brilhantes e são reconhecidos por sua funcionalidade. Inicie molhando o rolo de pintura com o primer e aplicando-o na superfície de uma ponta até a outra. Depois, aguarde entre 5 a 10 horas até que a peça esteja completamente seca. O período de secagem pode variar conforme o ambiente.

3. Aplique a tinta com técnica

Observe a superfície coberta com a solução de primer. Caso perceba falhas, faça outra camada e espere secar antes de iniciar a próxima fase. Aplique tinta acrílica para evitar resultados manchados e irregulares nas superfícies de granito, pois as demais opções podem atrapalhar o seu trabalho. Prepare o produto e certifique-se de que está no ponto para ser aplicado.

Compre a quantidade certa de tinta para evitar o desperdício ou a falta de material para concluir o serviço. Em espaços maiores e com cores claras ou neutras, você pode escolher um tom mais escuro para dar destaque às peças de granito. Já em ambientes menores, pode ser interessante escolher cores vivas.

4. Utilize rolos de lã ou pincéis de cerdas macias

Depois de aplicar a tinta acrílica da preferência do seu cliente com o auxílio de um rolo de lã ou pincel de cerdas macias, verifique se todas as reentrâncias e sinais de danificação foram cobertos. Porém, se deseja obter um resultado mais orgânico e semelhante ao granito natural, é recomendado o uso de uma esponja para fazer a aplicação.

O uso da esponja evita o achatamento da tinta, mas essa técnica somente é indicada para superfícies que não precisam ser completamente planas. Para as bancadas da cozinha, por exemplo, é mais interessante usar o rolo sobre a peça ou um pincel específico para o produto acrílico, cujas cerdas facilitem a tarefa.

5. Evite camadas espessas

A pintura requer tempo para que seque e fique pronta, razão pela qual não é aconselhável ter pressa para alcançar um certo grau de perfeição. As camadas não devem ser espessas, já que você precisa evitar que a superfície fique com aparência enrugada. Após algumas horas, você pode verificar se a superfície está pronta para ser transformada em algo novo.

O revestimento final pode ser feito com um selante para garantir que a tinta não lasque ou descasque. Utilize um pincel para fazer essa etapa e aplicar o produto em todas as partes, inclusive nas bordas. Os selantes de alvenaria fornecerão um a barreira protetora que manterá as bancadas livre de arranhões e manchas. 

Enfim, esses são os 5 cuidados que você deve tomar para pintar granito e encantar o público-alvo. Lembre que é muito importante conscientizar os seus clientes sobre a necessidade de tomar alguns cuidados após a pintura. Afinal, é a maneira como as superfícies são usadas que garantem ou não a durabilidade do acabamento.

Gostaria de aprimorar as suas habilidades como pintor? Acesse o curso da Norton e tenha acesso a muitas outras dicas relevantes!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Disco de corte fino: propriedades, tipos, desempenho e aplicabilidades

agosto 18, 2022
Close