O acabamento de um imóvel é uma porta aberta para o uso da criatividade, por isso sempre surgem novas ideias e tendências. Uma que está em alta é a pintura de cimento queimado, que ajuda a garantir o aconchego junto a um estilo rústico ou até mesmo industrial.

Tal pintura permite uma variedade de cores e texturas, para além do clássico cinza do cimento. Para isso, é necessário aprender sobre os produtos e misturas utilizadas nesse tipo de acabamento e como fazer a aplicação de forma a garantir um ótimo serviço e a satisfação dos seus clientes.

Quer saber mais sobre a pintura em cimento queimado? Selecionamos as principais dicas para um trabalho bem feito e duradouro. Confira!

Como é a pintura de cimento queimado?

Há algumas décadas era um acabamento básico aplicado no chão de casas e sítios mais simples, por ser um barato e relativamente fácil de fazer. Apesar do nome, não é feito com fogo e sim com o polvilhamento de cimento seco sobre o chão ainda úmido, o que gera a queima do cimento, que fica bastante liso, textura diferente do contrapiso convencional.

Recentemente imóveis sofisticados passaram a apostar nesse acabamento, que também ganhou as paredes por meio da pintura de cimento queimado. Para essa finalidade é feita uma outra mistura que não passa pela queima, sem que se perca o efeito esperado.

Também existem produtos próprios para esse tipo de trabalho, para quem prefere não arriscar.

Como preparar a parede?

A preparação da parede é o primeiro passo: ela deve estar limpa, sem poeira, umidade ou gordura. Não é recomendável aplicar em todas as paredes de um cômodo, e sim em uma específica, que ganhará um belo destaque com a nova pintura.

Você também deve ter o cuidado de proteger as paredes que não receberão a pintura, bem como o chão e os móveis que estiverem nas proximidades.

Como fazer o cimento queimado?

Já mencionamos que existem diversas misturas que são vendidas prontas, mas você também pode preparar o cimento queimado com massa corrida, corante líquido na cor desejada e água. Há também a opção com cimento, na qual você deve acrescentar 4 medidas de areia, cola branca e água para melhorar a textura e aumentar a aderência à parede.

Para a mistura com cimento você deve colocar a argamassa e a areia fina em quantidade suficiente para cobrir a parede, misturar o pó e adicionar a cola branca. Aos poucos você colocará a água e o pigmento, até ficar com a coloração desejada e com a consistência pastosa, semelhante à massa de um bolo.

Como aplicar a pintura de cimento queimado?

Obtida a mistura, você deve ter em mãos uma esponja ou uma desempenadeira pra aplicá-la na parede. A pintura deve ser feita por meio de movimentos circulares, como se você estivesse limpando uma janela de vidro, só que um pouco mais suave e longo para um acabamento perfeito.

Não faça movimentos muito regulares, pois é justamente a aplicação sem uniformidade que caracteriza a pintura de cimento queimado, que deve ser rústica. Você também pode aplicar outra demão com uma mistura um pouco mais clara para criar um efeito visual diferenciado.

Gostou das dicas acima? Assina a newsletter e comece a receber todos os nossos novos conteúdos em primeira mão!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Limpeza de ferramentas de pinturas: veja como fazer e armazenar

março 24, 2021
Close