Segurança em obra: saiba mais sobre EPI para pedreiro
Quer saber tudo sobre EPIs para pedreiros e para outros profissionais da construção? Acesse o nosso blog e confira!
Ao saber como desenferrujar as superfícies de um automóvel, é possível utilizá-lo por mais tempo. A ferrugem consiste em um processo de corrosão capaz de afetar as peças de ferro e é causada pela reação do material com a água e o oxigênio.
Caso a ferrugem não seja tratada corretamente, ela pode corroer a lataria do veículo e deixá-lo em um péssimo estado. Por isso, é importante ficar atento às dicas para tirar a ferrugem do metal.
Continue a leitura e saiba como fazer!
Com algumas ações, é possível tirar a ferrugem das superfícies metálicas de forma rápida. Confira, a seguir, como o processo pode ser realizado!
Não sabe como desenferrujar o metal? O lixamento é uma boa solução. Para isso, você pode utilizar uma lixa fina para tirar a ferrugem da estrutura. Se for necessário, você pode aplicar um lubrificante para conseguir usar as peças sem maiores problemas.
Em alguns casos, as soluções caseiras podem ser capazes de tirar ferrugem. Mas, em outras situações, pode ser difícil. No âmbito automotivo, é preciso utilizar alguns produtos químicos para remover a ferrugem de forma mais rápida e eficiente, garantindo que a superfície do veículo não fique danificada.
O jato de areia lança um feixe de minúsculos projéteis para retirar da superfície um revestimento indesejável, como a ferrugem. O processo acontece devido à presença de ar comprimido e de outros fluidos.
Com algumas ações, é possível evitar que as superfícies do seu carro fiquem enferrujadas. Entenda como, a seguir.
A galvanização pode ser utilizada para proteger as peças de ferro. Para realizá-la, é aplicado outro material, como o zinco. O objetivo da galvanização é proteger o ferro da corrosão, proporcionando mais resistência e durabilidade.
Para que sua superfície de metal não fique enferrujada, é necessário proteger algumas peças do automóvel da umidade. Em lugares pequenos, é válido utilizar cristais de sílica-gel para retirar a água e, assim, deixar os itens mais secos.
Uma forma de evitar a presença de ferrugem nas superfícies é por meio da aplicação de uma camada de lubrificantes para proteger o metal e evitar a sua corrosão pelo contato com o ar.
Uma forma de proteger as superfícies da corrosão é por meio da pintura com a tinta correta. A lataria, por exemplo, é o lugar mais propícios para enferrujar. Ao pintar a superfície com o produto adequado, o problema é evitado, uma vez que a tinta é capaz de proteger o material dos agentes externos.
É importante ressaltar que, antes de pintar, é necessário retirar toda a sujeira presente na superfície. Além do mais, é indicada a aplicação de uma tinta anticorrosiva sob a tinta de acabamento.
Aprendeu como desenferrujar? Com as dicas mencionadas, você conseguirá preservar as superfícies dos agentes externos. Portanto, com os produtos certos, é possível evitar e tirar a ferrugem das peças e da lataria do veículo. Não se esqueça de que a manutenção preventiva das áreas metálicas deve ser feita rotineiramente.
Gostou do conteúdo? Então, se você trabalha com funilaria ou solda, aproveite para acessar nosso outro artigo para saber as 8 ferramentas abrasivas que todo funileiro precisa conhecer!