No dia a dia de um pedreiro, a folha de lixa é um dos materiais mais utilizados. Ela é flexível e revestida com grãos abrasivos, sendo ideal para lixar superfícies de madeira, metal e outros materiais.

Existem diferentes tipos de lixas em folha, e cada uma tem uma granulometria específica para atender às necessidades do profissional e facilitar o trabalho, reduzindo o tempo necessário para realizar as tarefas. Uma opção completa no mercado é a folha de lixa Norton.

Da construção civil ao setor automotivo, a Norton desenvolve ferramentas eficazes para atender às mais diversas demandas, e vale a pena se informar sobre elas. Continue a leitura para conhecer as folhas de lixa Norton!

Tipos de folha de lixa Norton

Existem diversos tipos de folhas de lixa Norton disponíveis. Elas possuem costado de papel ou tecido, são maleáveis e podem ser fixadas em uma base macia, dobradas ou adaptadas de acordo com a superfície a ser lixada. 

A seguir, confira detalhes sobre diferentes opções de lixa em folha para ferro, massa e madeira.

Lixa para ferro

Ela é ideal para preparar materiais ferrosos antes da aplicação do primer ou para remover ferrugem e carepa de laminação.

Recomenda-se lixas com granulometria de 150 a 220 para superfícies que necessitam de mais lixamento. Para materiais como chapa zincada, aço galvanizado ou alumínio, é mais seguro optar por uma lixa ferro fina, em torno de 360.

Um exemplo é o modelo K 246, uma lixa de pano com grãos de óxido de alumínio marrom, indicada para lixar metais, incluindo os mais resistentes, e remover oxidações, tintas e vernizes.

Lixa para massa

Essa lixa é essencial para um acabamento perfeito na aplicação de tinta em paredes. Recomenda-se utilizar lixas com granulometria de 150 a 400. É bom ter várias opções, começando com as mais grossas para ganhar tempo e deixando as mais finas para o acabamento final.

Um modelo disponível é a folha de lixa abrasiva A 257, uma lixa de papel leve que contém grãos de óxido de alumínio marrom. Ela é uma boa folha de lixa para madeira, além de ser indicada como lixa de parede no preparo para pintura.

Outra variação do modelo é a lixa triangular A 257, indicada para remover pinturas antigas e para o uso em paredes com gesso, massa acrílica ou massa corrida.

Lixa para madeira

Versátil e com bom custo-benefício, a madeira é um dos materiais mais comuns na construção civil — e uma boa lixa é essencial para o envernizamento e a durabilidade adequada.

A granulometria pode variar dependendo da aplicação e do estágio do processo de trabalho. Em geral, os padrões para lixa de madeira são:

  • lixas grossas (grãos entre 40 e 60): usadas para remoção rápida de material, como nivelar superfícies ásperas, remover tinta ou verniz antigo, ou para desbaste inicial;
  • lixas médias (grãos entre 80 e 120): servem para suavizar superfícies, remover marcas de lixa grossa e preparar a madeira para o acabamento final;
  • lixas finas (grãos entre 150 e 180): são para o lixamento intermediário e a preparação para acabamento fino. Também podem ser usadas para suavizar superfícies pintadas ou envernizadas;
  • lixas extrafinas (grãos acima de 220): usadas para acabamento final, remoção de imperfeições minúsculas, preparação de superfícies para polimento ou aplicação de verniz.

A lixa assoalho R434 é uma opção recomendada para madeira natural ou reconstituída, sendo uma lixa com costado de tecido e contém grãos de carbeto de silício, o que oferece maior resistência e vida útil. É indicada para serviços de assentamento, reconstrução e manutenção de assoalhos.

Vantagens das folhas de lixa Norton

A resistência é o grande forte das folhas de lixa Norton. A composição delas foi desenvolvida para garantir uma vida útil prolongada, permitindo que os profissionais invistam em produtos de qualidade a um preço justo.

A marca Norton tem mais de 150 anos de experiência e é líder no mercado, atendendo diversos segmentos, como construção civil e automotivo, com foco especial em produtos abrasivos.

Investimos de forma constante no desenvolvimento de produtos diferenciados, fruto de extensas pesquisas. Nosso objetivo é melhorar não apenas o trabalho dos pedreiros, mas também proporcionar segurança e confiabilidade no manuseio dessas ferramentas.

As folhas de lixa Norton são fabricadas em conformidade com as normas e padrões de qualidade e segurança estabelecidos por órgãos regulamentadores do setor. Isso inclui diretrizes específicas relacionadas:

  • à composição dos materiais utilizados;
  • aos processos de fabricação;
  • ao controle de qualidade;
  • à segurança do produto.

Onde encontrar

Você pode encontrar as folhas de lixa Norton em diversas lojas físicas, espalhadas pelo Brasil. Para descobrir o distribuidor mais próximo de você, é só consultar por meio do seu CEP em nosso site. Também existem diversas opções para comprar online.

Qualidade da lixa e impacto nos resultados

A qualidade da lixa é fundamental para obter resultados satisfatórios. Portanto, é importante escolher um fornecedor confiável, que ofereça lixas com uma distribuição uniforme dos minerais abrasivos. O cuidado na escolha pode garantir um desempenho consistente e uma superfície livre de imperfeições.

Ao adquirir a lixa, é necessário cuidar bem dela para prolongar a vida útil. O empastamento precoce da camada abrasiva pode diminuir drasticamente sua eficácia, mas isso pode ser evitado com o uso de um antiempastante, a Norton conta com a tecnologia canadense No-Fil.

A produção desse tipo de ferramenta é avaliada por órgãos regulamentadores, que têm suas próprias normas e padrões de qualidade e segurança. Verifique se a empresa que fornece seus materiais tem esse tipo de certificação, ou seja, se ela demonstra, no processo de fabricação, que se preocupa com a qualidade do que será entregue.

As folhas de lixa Norton são a melhor escolha para pedreiros que desejam obter acabamentos de excelência em seus trabalhos, garantindo a satisfação do cliente e abrindo portas para futuras oportunidades. Trabalhar com materiais de qualidade, facilmente encontrados em lojas especializadas, torna o dia a dia mais fácil, amplia o portfólio de serviços e aumenta a credibilidade do profissional.

Agora, que tal explorar nosso catálogo completo de folhas de lixa? Descubra a variedade de opções disponíveis e eleve a qualidade dos seus trabalhos!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Argamassa para tijolo: quais as vantagens de utilizar na obra?

fevereiro 3, 2022
Close