A lixa para metal deve ser escolhida com cuidado e atenção, pois ela é capaz de interferir no resultado dos projetos. Dessa forma, é preciso ficar atento a todas as propriedades desse item. 

Consiste em uma folha de papel com alguns minerais e é muito aplicada em processos de acabamento. Isso porque ela ajuda a corrigir pequenas desigualdades na região, limpando e polindo a área. Além de tirar as imperfeições da superfície com precisão, proporciona brilho e uniformidade. 

A seguir, você saberá a folha de lixa para metais, como utilizá-la e quais os cuidados necessários ao lixar a superfície. Continue a leitura e saiba mais! 

Qual é a lixa mais adequada para metal? 

Para lixar superfícies como metais, é necessário escolher a lixa d´água. A tecnologia presente no produto é um importante diferencial, pois permite que seja feito um lixamento úmido, ou seja, o processo é feito de forma limpa, sem gerar pó no local de trabalho. 

Saiba que as lixas d’água são comuns no mercado e utilizadas para oferecer acabamentos finos. É preciso ressaltar que, quanto mais grossa for a lixa, menor será o seu número. Já quanto mais alto for o número, mais fina ela será. Para escolher a espessura correta, é preciso ficar atento ao que será realizado. 

O que é granulometria? 

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da granulometria da lixa. Ela está relacionada à medição da distribuição de grãos na superfície. Sendo assim, dependendo da quantidade de grãos, ela pode ser classificada como fina ou grossa.

O valor é inversamente proporcional à sua capacidade de agressividade. Isto é, quanto maior o seu número, mais fina será. Veja: 

  • lixas finas: 240 até 5000 grânulos; 
  • lixas médias: entre 100 e 200 grânulos; 
  • lixas grossas: 8 a 80 grânulos. 

Desse modo, a granulometria da lixa dependerá do trabalho a ser feito. Para retirar elevada quantidade de produto de uma superfície, é necessário utilizar uma lixa mais grossa. Caso seja para dar acabamento, são indicadas lixas mais finas. 

Como lixar metais? 

Como mencionado, a lixa abrasiva para metais é capaz de eliminar imperfeições na região e ocasionar um maior brilho. Assim, é a ferramenta ideal para nivelar, uniformizar e corrigir qualquer imperfeição na superfície. 

Caso seja para lixar uma pintura nova, é necessário utilizar as lixas de 150 a 120 de espessura. Ela serve para retirar a ferrugem e melhorar a ancoragem. As lixas mais finas são recomendadas para repintura. Elas também servem para preparar o local e proporcionar um acabamento fino.

Com as dicas a seguir, você saberá como realizar um eficiente lixamento! 

Tenha os materiais em mãos

Para iniciar o processo, selecione as lixas conforme a necessidade do serviço. Além do mais, não esqueça de avaliar a granulação e de separar os materiais apropriados, como os Equipamentos de Proteção Individual

Retire o desgaste do local 

Com a superfície limpa, você pode realizar movimentos circulares e orientados. Essa etapa exige paciência, pois é fundamental ter um acabamento perfeito e sem irregularidades. Assim, é preciso utilizar a técnica correta. 

Finalize o trabalho 

O trabalho deve ser encerrado após você certificar que a peça está lisa e uniforme. Em seguida, basta enxaguar a superfície metálica para remover qualquer resíduo e deixar a região secar para prosseguir com as próximas etapas. 

Quais os principais tipos de lixa? 

Existem diferentes tipos de lixas, e cada uma delas apresenta propriedades diferentes. Para ter um eficiente resultado, é válido conhecer as opções disponíveis. Veja quais são elas! 

Lixa de água 

Como falamos, a lixa d’água para metais é recomendada para lixamentos e acabamentos em locais úmidos ou que podem receber água. Dessa forma, é importante destacar que é muito utilizada em regiões metálicas finas e em trabalhos de funilaria. A granulometria desse modelo varia de 60 a 600. 

Óxido de alumínio 

A lixa óxido de alumínio também é indicada para ser usada em superfícies úmidas, como as metálicas. Elas são duráveis e de baixa produção de pó. 

Carbeto de silício 

A lixa carbeto de silício é aplicada em superfícies metálicas para desgastar e polir a região. Ela é fundamental em vários segmentos industriais, como na siderurgia, no setor automobilístico e de autopeças. 

Qual a diferença entre lixa a seco e d’água? 

Alguns tipos de lixas são melhores em determinadas superfícies. Dependendo do modelo escolhido, elas podem ocasionar maiores problemas.

As lixas a seco são ótimas para realizar o nivelamento das superfícies mais pesadas nos veículos e para trabalhos em que seja necessário recuperar uma determinada peça. A opção d’água é ideal para acabamentos mais finos e pode ser usada para remover rebarbas. 

Quais os benefícios em utilizar as lixas em reparos automotivos? 

Todos os tipos de lixas abordadas apresentam benefícios e podem ser utilizadas para lixar metais. Elas ocasionam um nivelamento perfeito da superfície, garantindo um padrão de acabamento excelente, com chances reduzidas de desgaste, além de cobertura e aderência perfeitas da tinta, entre outros aspectos positivos. 

Quais são os cuidados para lixar metal? 

Durante o processo de lixamento de superfície metálica, é preciso ter alguns cuidados para garantir um resultado eficiente e a sua segurança. Logo, não deixe de utilizar os EPI corretamente, como luvas de proteção, óculos de segurança, protetores auriculares, entre outros. 

O trabalho deve ser feito em um local apropriado e bem ventilado, tendo em vista que evita a inalação de poeira. Caso seja possível, realize o lixamento em um ambiente isolado, para evitar que os resíduos se espalhem. 

Antes de iniciar o trabalho, verifique a temperatura da peça de metal antes de iniciar e durante o processo. Se ela estiver ficando quente, pare por um tempo e a deixe esfriar antes de continuar. Além de preservar o item, essa medida auxilia na segurança.

Portanto, com os cuidados mencionados e com uma lixa Norton, é possível obter os melhores resultados na superfície metálica. Não se esqueça de que os clientes estão cada dia mais exigentes. Para garantir a satisfação e a fidelização, busque oferecer um acabamento de qualidade em seu serviço. 

Gostou do conteúdo que preparamos? Então, aproveite para receber um guia completo das lixas Norton para pinturas!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Disco de corte fino: propriedades, tipos, desempenho e aplicabilidades

agosto 18, 2022
Close