Colocar piso na laje evita vazamento? Veja aqui!
Transforme a sua laje em um ambiente aconchegante e evite problemas com infiltrações. Descubra como!
Quem trabalha com obra sabe bem que limpar o rolo de pintura pode render muitas vantagens no dia a dia, desde poder usar a ferramenta mais vezes até reduzir custos e desperdícios no canteiro.
E o melhor de tudo é que limpar rolo de pintura é uma prática simples e fácil de seguir, desde que saiba como e quando fazê-la.
Foi justamente pensando nisso que a gente resolveu preparar um post bem detalhado, destacando algumas dicas fundamentais sobre como limpar e preservar esse equipamento em seus serviços de pintura.
Vamos conferir?
Existem os rolos de espuma, borracha, lã, tecido, e por aí vai. Não importa qual material você for usar: sempre que terminar o serviço, busque limpar suas ferramentas de pintura, o que aumentará a vida útil delas. Mas como fazer isso? Confira as dicas a seguir!
O primeiro passo para limpar rolo de pintura é pegar um jornal usado ou papelão para retirar o excesso de tinta que sobrou na ferramenta.
Ou seja, quando realmente acabar a pintura na parede ou outra superfície, pressione o rolo contra o papel até ele ficar o menos carregado possível e você quase não conseguir pintar a superfície.
Acontece que só esse passo não é suficiente para guardar o rolo. Então, fique de olho nas próximas dicas para dar continuidade ao processo!
Aqui, na verdade, vai depender muito do tipo de tinta usado no serviço.
Se a pintura for feita com uma tinta à base de água, basta molhar o rolo em uma torneira ou pia reservada para isso no canteiro até remover os excessos que o jornal ou papelão não conseguiram.
No caso de tintas acrílicas, o mais indicado é fazer o procedimento com um solvente para esse tipo de material. Ah, e não se esqueça de usar luvas, certo?
Se você for continuar o serviço no dia seguinte com o mesmo rolo, faça o procedimento a seguir: em um compartimento limpo (pode ser uma bandeja ou um balde, por exemplo), deixe as cerdas imersas em água para elas não ressecarem.
No dia seguinte, antes de aplicar a tinta novamente, enxugue bem o rolo com um jornal.
Esse é o último passo para limpar o rolo de pintura. Assim que a obra ou o serviço finalizar, siga todas as etapas sugeridas acima. Quando sentir que não há restos de tinta nas cerdas que possam ressecar o rolo, deixe-o em um canto escorrendo até ele secar por completo.
Essas foram as nossas 4 dicas essenciais para limpar rolo de pintura. Como destacamos, essa prática simples e rápida garante não só mais organização e limpeza no ambiente de trabalho, como permite reduzir custos e desperdícios. Tudo isso para garantir os serviços com a melhor qualidade para os seus clientes.
E aí, curtiu? Quer dicas extras sobre pinturas e outros serviços na construção civil? Então, corre aqui e se inscreve na nossa newsletter, que sempre vamos enviar novidades para você!
{{cta(‘75743618-e8f7-468c-84ed-37684a0fa6e3’)}}