Quem trabalha com obra sabe bem que limpar o rolo de pintura pode render muitas vantagens no dia a dia, desde poder usar a ferramenta mais vezes até reduzir custos e desperdícios no canteiro.

E o melhor de tudo é que limpar rolo de pintura é uma prática simples e fácil de seguir, desde que saiba como e quando fazê-la.

Foi justamente pensando nisso que a gente resolveu preparar um post bem detalhado, destacando algumas dicas fundamentais sobre como limpar e preservar esse equipamento em seus serviços de pintura.

Vamos conferir?

Conheça 4 passos essenciais para limpar rolo de pintura 

Existem os rolos de espuma, borracha, lã, tecido, e por aí vai. Não importa qual material você for usar: sempre que terminar o serviço, busque limpar suas ferramentas de pintura, o que aumentará a vida útil delas. Mas como fazer isso? Confira as dicas a seguir!

1. Esfregue o excesso de tinta em jornal ou papelão

O primeiro passo para limpar rolo de pintura é pegar um jornal usado ou papelão para retirar o excesso de tinta que sobrou na ferramenta.

Ou seja, quando realmente acabar a pintura na parede ou outra superfície, pressione o rolo contra o papel até ele ficar o menos carregado possível e você quase não conseguir pintar a superfície.

Acontece que só esse passo não é suficiente para guardar o rolo. Então, fique de olho nas próximas dicas para dar continuidade ao processo!

2. Molhe ou adicione produtos no rolo

Aqui, na verdade, vai depender muito do tipo de tinta usado no serviço.

Se a pintura for feita com uma tinta à base de água, basta molhar o rolo em uma torneira ou pia reservada para isso no canteiro até remover os excessos que o jornal ou papelão não conseguiram.

No caso de tintas acrílicas, o mais indicado é fazer o procedimento com um solvente para esse tipo de material. Ah, e não se esqueça de usar luvas, certo?

3. Se for reutilizar no dia seguinte, pode deixar de molho

Se você for continuar o serviço no dia seguinte com o mesmo rolo, faça o procedimento a seguir: em um compartimento limpo (pode ser uma bandeja ou um balde, por exemplo), deixe as cerdas imersas em água para elas não ressecarem.

No dia seguinte, antes de aplicar a tinta novamente, enxugue bem o rolo com um jornal.

4. Deixe escorrer o líquido e seque o rolo

Esse é o último passo para limpar o rolo de pintura. Assim que a obra ou o serviço finalizar, siga todas as etapas sugeridas acima. Quando sentir que não há restos de tinta nas cerdas que possam ressecar o rolo, deixe-o em um canto escorrendo até ele secar por completo.

Essas foram as nossas 4 dicas essenciais para limpar rolo de pintura. Como destacamos, essa prática simples e rápida garante não só mais organização e limpeza no ambiente de trabalho, como permite reduzir custos e desperdícios. Tudo isso para garantir os serviços com a melhor qualidade para os seus clientes.

E aí, curtiu? Quer dicas extras sobre pinturas e outros serviços na construção civil? Então, corre aqui e se inscreve na nossa newsletter, que sempre vamos enviar novidades para você!

{{cta(‘75743618-e8f7-468c-84ed-37684a0fa6e3’)}}

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close

Disco Flap Norton Standard: conheça as características, vantagens e como utilizar!

agosto 8, 2024
Close