Veja 5 práticas para promover segurança no canteiro de obras
Nesse post, listamos alguns riscos comuns em canteiros de obras e, claro, alguns conselhos e cuidados essenciais na rotina dos profissionais. Confira!
Muitas pessoas pensam que a lavagem automotiva é feita apenas para garantir a boa apresentação do carro. Mas a verdade é que, além de envolver a saúde do motorista e do passageiro ao evitar problemas respiratórios, ela ajuda na manutenção e na durabilidade do veículo.
A lógica é simples: quando um carro fica muito tempo sem lavar, ele passa a armazenar sujeira e poeira em diversos locais (tanto no carpete quanto nos bancos, por exemplo). Assim, é comum que apareçam manchas indesejadas internamente e que até a pintura do veículo seja comprometida.
Você já deve saber a importância da técnica correta para a lavagem automotiva. Além de materiais de qualidade, é fundamental que esse procedimento seja feito corretamente para não comprometer o exterior e o interior do carro. Mas quais são os principais passos para a lavagem correta? Separamos algumas dicas importantes que vão ajudar. Confira!
Antes de explicarmos as principais técnicas da lavagem, é importante que você saiba no que ela se difere do processo de higienização. Ainda que pareçam semelhantes, contam com processos diferentes.
A higienização tende a ser mais detalhada, exigindo a remoção da sujeira profunda de algumas peças do veículo, como bancos, carpetes, filtros de ar, forros etc. Ela é indicada quando a sujeira do carro é bastante crítica e pode ser feita em casos de enchente, por exemplo.
A lavagem automotiva, tão importante quanto, atua principalmente na limpeza externa do veículo (mesmo que a interna também possa receber tais cuidados). Normalmente, ela antecede a higienização e é mais rápida. Os dois processos, no entanto, exigem produtos de qualidade e atenção aos detalhes.
Existem alguns passos importantes que devem ser executados para que a lavagem seja feita com qualidade e não comprometa a pintura automotiva. Não é preciso ir muito longe para que esse processo tenha bons resultados: basta um pouco de cuidado e atenção.
O primeiro passo é simples, mas é sempre bom relembrá-lo: a escolha do local para a lavagem é importante. Quando o carro está na sombra, os produtos de limpeza tendem a secar com menos rapidez e não comprometem a pintura.
Para deixar a superfície do veículo fria, você pode molhá-lo antes de utilizar os produtos. Outra opção é usar uma lavadora de alta pressão, que ajuda bastante na remoção da sujeira superficial. Confira outras dicas essenciais a seguir!
Ainda que não seja uma regra, a ordem correta da limpeza ajuda bastante no processo. O ideal é sempre começar por cima, pelo teto, já que a sujeira e a água vão escorrer pelas laterais e pela traseira, atingindo o que não foi limpo.
Jogue a água no teto do carro e depois faça uma “solução” de água + produto e também despeje no veículo. Para o processo da limpeza, utilize diferentes ferramentas e produtos: uma esponja ou a luva de lavagem, aspirador de pó, limpa-vidros e cera. Analise o estado do carro e o que será necessário.
Além disso, não se esqueça de ter um balde por perto para sempre imergir a luva (ou o material usado para esfregar o carro) e garantir que os resíduos sejam removidos. Assim, você evita riscos.
Reforçamos que a lataria do carro deve estar sempre molhada e, para além desse ponto de atenção, os produtos utilizados fazem total diferença. Soluções erradas deixam manchas e acabam com a estética do seu automóvel.
O Shampoo com Cera da Norton, por exemplo, é indicado para qualquer superfície do carro e ajuda na manutenção da camada protetora. Além de deixar o veículo brilhando, você ainda o protege contra as ações do tempo.
É comum realizar a limpeza de cima e esquecer que a parte inferior da lataria (que, por sinal, acumula bastante sujeira) deve ser higienizada. Além de passar a esponja na parte da frente (inferior) do carro, limpe também os pneus.
Você pode usar uma escova apropriada e fazer movimentos mais fortes sem se preocupar tanto com a peça. O pneu é mais firme e tende a apresentar sujeiras mais resistentes, por isso também merece bastante atenção. Mas, é claro, você não deve danificá-lo.
A água é uma das maiores aliadas nesse processo e ajuda não só na lavagem, mas a manter a temperatura do carro. Ao fazer a limpeza, você pode usar um balde ou mesmo uma mangueira, de forma simples e usual. O balde auxilia, inclusive, a evitar desperdícios. Lembre-se de molhar o carro constantemente.
Quando você lava o automóvel, você o deixa secar naturalmente? Essa ação não é muito recomendada, pois há o risco de manchas e, mais uma vez, de prejudicar a lataria. O ideal é secá-lo ao fim do processo com um pano de microfibra ou outro material que não cause riscos e melhore o brilho do carro.
Seja por economia ou praticidade, muitas pessoas preferem fazer a lavagem automotiva sozinhas e acabam prejudicando o carro. Por exemplo: lavam o automóvel quando ele está exposto ao sol. É um erro? Não necessariamente, mas isso pode prejudicar a pintura se o processo é iniciado quando a lataria está muito quente.
Por isso, a atuação de um profissional pode fazer toda a diferença no resultado final e na manutenção do carro. A lavagem automotiva com qualidade ajuda a fidelizar clientes e a deixá-los mais satisfeitos, o que é um diferencial competitivo, que faz com que o negócio se fortaleça.
A qualidade do serviço é um ponto fundamental para fazer com que os carros não sejam danificados. É sempre bom que você esteja antenado às técnicas corretas e evite problemas futuros. Releia as dicas e coloque-as em prática!
Gostou das técnicas indicadas para a lavagem? Esperamos que sim! Caso queria se aprofundar em mais conhecimentos automotivos e sair na frente da concorrência, conheça o novo curso Primeiros passos do Polidor Automotivo da Norton!