Guia prático: os 4 reparos automotivos que os clientes mais procuram!
A manutenção de um veículo não pode ficar para depois! Veja quais são os 4 principais motivos que fazem um cliente procurar uma boa oficina!
Manter a aparência estética do veículo é muito importante para o proprietário, pois a lataria dos automóveis costuma ser sensível a qualquer batida leve na parede. Contatos com poeira também são suficientes para formar arranhões.
Carros com riscos leves ou profundos podem ser uma dor de cabeça para o responsável, além de ter que arcar com os custos do reparo, esses danos desvalorizam o bem para uma futura venda.
Sabendo disso, vamos explicar como tirar arranhões da lataria de carros, fornecendo as melhores dicas do ramo e esclarecendo a importância de conhecer métodos mais avançados para ampliar seus conhecimentos na profissão. Confira!
Problemas relacionados a arranhões na lataria dos veículos são muito comuns no cotidiano das funilarias, pois os riscos são fáceis de serem obtidos. Os profissionais atendem desde os mais novatos no volante até os mais experientes.
A parte externa do veículo, onde está localizada a pintura, é composta por 3 camadas diferentes:
O verniz é a parte superior, em que os arranhões ficam de forma superficial quando há batidas leves. Logo depois vem a tinta, que é a segunda camada, e o primer, a base de todas elas. Todas juntas dão o equivalente a uma espessura de 2 fios de cabelo.
É sempre importante saber o que gerou a avaria no carro. Os arranhões são provenientes de diversas situações no cotidiano das estradas ou fora delas. Veja as principais causas a seguir!
Objetos metálicos, como chaves, detalhes de bolsas, zíperes, roupas, pulseiras ou relógios, podem ocasionar avarias quando entram em contato com a lataria do carro. Procure sempre recomendar ao cliente nunca apoiar esses objetos no automóvel e evitar ao máximo esses contatos.
Esse tipo de chuva é formada pelas impurezas presentes no ar, unindo o óxido de nitrogênio e o de enxofre. O resultado dessa mistura química faz o pH ficar ácido, causando danos aos vidros e à lataria do seu veículo — entre eles, arranhões e manchas.
Após a passagem da chuva, as manchas no vidro e ao redor do carro começam a aparecer, deixando-o com uma aparência suja.
Dependendo da intensidade da batida, os arranhões podem apenas atingir a camada superficial do verniz ou causar sérios danos ao automóvel, podendo amassar a lataria.
Uma colisão mais violenta, além de esmagar o veículo, também pode riscar até a camada do primer, que é a última e também notória, pois você consegue enxergar outra cor (geralmente é branca). Nesses casos, é sempre recomendado buscar o auxílio de um profissional qualificado para avaliar a gravidade do dano.
Tirar certos riscos de um automóvel às vezes não é uma tarefa simples, mas também não chega a ser impossível. Para que você ofereça os melhores serviços aos seus clientes, listamos aqui as dicas mais eficazes para lidar com os diversos casos de arranhões existentes no ramo. Confira!
Uma limpeza bem feita pode ser o grande caminho para a retirada dos arranhões. Existem casos em que a própria poeira pode causar danos aos veículos. A averiguação de potenciais riscos devem ser feitas com o carro limpo.
Para completar esse processo, é recomendado usar o shampoo automotivo, esponjas macias e o jato de alta pressão.
Como já abordamos, chaves, pulseiras, relógios ou até galhos podem contribuir para causar um risco no veículo. Dependendo da gravidade, você pode utilizar um eliminador de riscos.
Esse produto tem a capacidade de disfarçar e preencher vários tipos de riscos na lataria. Antes de aplicá-lo, é necessário limpar e secar o automóvel. Assim, facilitará o processo, removendo sujeiras que podem ser prejudiciais ao carro.
Após isso, pegue a solução com uma esponja aplicadora e esfregue bem. No final, remova o que sobrou do eliminador com uma flanela macia. Finalize a tarefa com um enceramento e espere secar.
Aderir ao polimento automotivo é a técnica mais eficaz e direta possível nesses casos. Se o arranhão for bem superficial, essa prática já resolve o problema. Antes de iniciar o processo, faça a limpeza correta do seu veículo e deixe-o bem seco. Para iniciar o polimento, você vai precisar de:
Tudo o que precisa ser feito é utilizar a lixa e esfregar com bastante cuidado a área danificada, retirando o verniz. Logo após, aplique a massa de polir sobre o risco e use o politriz para espalhar a solução. Por fim, lave bem a região visando retirar o excesso de verniz e tinta e faça o enceramento.
Essa cera é recomendada para casos leves, pois ela ajuda a esconder riscos superficiais. Consiste em uma técnica que deixa a lataria protegida e com um bom acabamento. Caso existam riscos na parte de plástico do automóvel, é indicado usar produtos à base de silicone.
Esse componente é um ótimo aliado e quebra um galho para esconder arranhões leves. Nas colisões entre veículos, esse componente consegue remover a tinta que o outro carro deixou na batida.
É totalmente indicado para você que deseja expandir seus conhecimentos, aprender mais técnicas para a retirada de riscos, leves ou profundos, ou qualquer outra avaria. Por isso, confira os cursos profissionalizantes da Norton.
Nós oferecemos diversas oportunidades para o profissional no ramo de funilaria e pintura se capacitar ainda mais em seus serviços, visando aumentar sua clientela e ficar ainda mais experiente, conhecendo técnicas que realmente funcionam.
Com a leitura completa do artigo, você compreendeu como tirar arranhões da lataria de carros, as principais causas desses danos e a importância de aprender métodos mais profissionais para lidar com os problemas de seus clientes.
Gostou do texto? Se a sua resposta foi sim, vale a pena conferir os Treinamentos e Cursos Livres com certificação da Norton Academy!