
Disco para lixar concreto: como escolher e utilizar
Deseja descobrir qual é o melhor disco para concreto e como fazer a melhor escolha? Confira este conteúdo!
Na hora de renovar a pintura de uma casa, é comum ter dúvidas de como fazer a melhor preparação. Um dos principais questionamentos é a necessidade de lixar parede antes de pintar. Você se identifica?
Preparar bem a parede para pintura, além de deixar o resultado mais bonito, garante que a fixação à superfície da tinta seja melhor e dure por mais tempo. Para quem oferece este tipo de trabalho, ter esse cuidado ajuda a satisfazer os clientes e valorizar os seus serviços.
Sendo assim, que tal conferir algumas dicas para caprichar nos preparativos? Neste post, veja o que fazer antes de pintar uma parede e garanta o acabamento perfeito!
Antes de saber se é necessário utilizar uma lixa para a parede, vale a pena entender quais devem ser os preparativos nos dias que antecedem a pintura. A seguir, conheça alguns cuidados importantes!
Por mais precisão que você tenha durante a pintura, é possível que algumas gotas de tinta respinguem pelo ambiente. Desse modo, uma boa prática é retirar os móveis e objetos que podem sujar durante o processo.
Caso não seja possível remover os móveis do espaço, especialmente os mais pesados, cubra-os com um plástico, papelão ou demais materiais descartáveis. Não se esqueça também de forrar o chão para não manchar com a tinta.
Após arrastar os móveis, é possível visualizar a parede completamente. Aproveite esse momento para verificar o estado da pintura e da instalação. Observe se não há rachaduras, umidade, entre outras imperfeições, e informe o cliente sobre a situação.
Outro ponto importante é verificar o acabamento que o cliente quer. Assim, é possível saber se será necessário remover alguma textura, retirar a tinta que está sob a superfície, entre outros serviços.
Para garantir uma maior aderência da tinta, é importante que a superfície esteja limpa. Sendo assim, higienizar a parede com um pano úmido é mais uma atitude necessária. No entanto, lembre-se de secá-la ao final para que a tinta possa aderir melhor à superfície.
Durante o período de análise da situação da parede, foi percebida alguma necessidade de reparo? Então, garanta que os clientes corrijam essas imperfeições antes de pintar, como tapar buracos com massa corrida e raspar lascas de tinta velha, deixando a pintura para a última etapa.
Agora, sim, chegou a hora de saber: é realmente preciso lixar a parede antes de pintar? A resposta é sim! Esse ato ajuda a remover manchas e demais imperfeições que estejam sobre a superfície.
Além disso, é possível remover os resíduos da pintura anterior, permitindo que a nova aplicação de tinta tenha uma melhor fixação. Tudo isso garante uma maior uniformidade, durabilidade e profissionalismo do trabalho, além de proporcionar um acabamento mais bonito.
Mas, então, qual lixa de parede utilizar antes da pintura? Afinal, esse material pode ser encontrado nos mais variados modelos. No entanto, saiba que antes e depois de usar esse item, é importante seguir alguns cuidados, como:
Quando o assunto é remover imperfeições e retirar os resíduos da pintura de parede anterior, a lixa de massa é a mais indicada. As granulações variam entre 36 e 220, e a escolha do melhor grão depende do tipo de serviço a ser realizado, como:
Agora que você já sabe que é preciso lixar parede antes de pintar e conferiu as boas práticas para se preparar para o trabalho, lembre-se de apostar em materiais de qualidade, para garantir resultados ainda melhores.
Quer saber como desenvolver habilidades de pintura? Então, conheça agora mesmo o curso da Norton Academy: Recursos Mínimos para se Tornar um Pintor de Sucesso Investindo Pouco!