Pintura de cimento queimado: veja como fazer.
Já ouviu falar na pintura de cimento queimado? Saiba tudo sobre esse acabamento que deve estar entre os serviços oferecidos por você!
Quando o assunto é repaginar o banheiro, a maioria das pessoas logo pensa em quebra-quebra, bagunça e custo alto. No entanto, optar pelo azulejo de banheiro pintado é uma maneira prática, fácil e mais em conta de renovar o ambiente sem precisar substituir todo o revestimento.
Mas, para isso, é importante utilizar os materiais adequados e seguir as etapas de preparação para garantir um excelente resultado. Por isso, nós preparamos um passo a passo para você. Acompanhe!
O primeiro passo é lixar o revestimento para retirar qualquer tipo de textura que possa haver, também para criar uma superfície mais áspera, pois, desse modo, a tinta para azulejo de banheiro consegue fixar melhor. Para isso, passe suavemente uma lixa grana menor ou igual a 80.
O próximo passo é limpar bem a superfície para tirar qualquer resíduo de poeira, umidade, mofo ou gordura. Em geral, basta esfregar suavemente uma esponja macia umedecida com uma solução de água e detergente neutro.
Se perceber que ainda ficou com algum resquício, utilize um produto específico. Uma escova pequena e de certas macias ajudará a limpar os rejuntes. Em seguida, deixe secar completamente.
Depois, é preciso preparar toda a superfície que será pintada. Então, utilize fitas adesivas para proteger áreas que não deverão receber tinta, como placas de tomadas e interruptores, bordas da pia, do vaso sanitário, do box e dos armários.
O ideal é utilizar fita crepe, que não deixa passar a tinta para pintar azulejo de banheiro à superfície e, quando retirada, não deixa resíduo da cola, permitindo um acabamento perfeito.
Aproveite para assistir ao vídeo!
Agora vem o segredo para um resultado impecável: a aplicação do primer. Muitas pessoas pulam essa etapa, mas ela é fundamental. Afinal, o primer é um produto específico para uniformizar a absorção da tinta quando ela é aplicada. Além disso, ele ajuda a fixá-la melhor, evitando que descasque com o tempo, principalmente por se tratar de um ambiente com bastante umidade.
Em seguida, escolha a tinta adequada para o revestimento. Opte por uma tinta específica para a pintura de azulejos ou escolha a tinta epóxi, pois essas duas têm alta resistência a ambientes úmidos. Para aplicar a tinta, o ideal é utilizar um rolo de lã carneiro, pois ele garante que a tinte seja aplicada também nos rejuntes uniformemente.
Para áreas que requerem mais atenção, como próximo ao teto, tomadas, louças e batentes, utilize um pincel pequeno para fazer a pintura. Deixe secar bem a primeira demão para somente depois aplicar a segunda.
Se achar necessário, aplique uma terceira camada para garantir uma cobertura perfeita. Dê atenção especial aos rejuntes e, se ficar alguma falha, cubra-a utilizando pincel.
Como você viu, não é difícil fazer azulejo de banheiro pintado. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um resultado excelente e deixar seu cliente satisfeito. Mas seguindo o passo a passo deste post, certamente não haverá nenhum erro!
Quer saber mais sobre as ferramentas utilizadas em obras? Então, não deixe de conferir nosso guia completo sobre o uso e as características dos discos diamantados.