Máquina de polimento: quais os tipos e como escolher as mais adequadas para a sua oficina?
Leia nosso post para descobrir quais são os principais tipos de máquina de polimento e saiba como escolher em sua oficina.
Ter uma caixa d’água vazando na laje faz parte de uma lista de problemas que encontramos em muitas casas. As causas podem ser inúmeras, e você já deve ter visto muito disso, não é mesmo? Então, sabe que o melhor é encontrar soluções e formas de prevenir quanto antes.
A continuidade do vazamento pode provocar grandes danos à casa ou ao edifício, por isso, o cliente deve procurar imediatamente ajuda especializada. Você pode ser esse profissional!
Leia nosso artigo e veja as dicas para resolver com sucesso problemas de caixa d’água vazando na laje.
Vamos analisar como é possível solucionar o problema de caixa d’água vazando na laje. Estas são etapas importantes que você pode seguir:
O primeiro passo é desligar a água para evitar que a caixa d’água continue vazando. O desligamento também vai evitar o desperdício de água. Ainda, é aconselhável desligar o fornecimento de energia.
Além de minimizar a possibilidade de inundações e outros danos provocados pela água, adotando essa medida, é menos provável que a água gere danos em algum equipamento relevante na vizinhança.
Para desligar, você deve acessar a válvula de fechamento de água fria e suspender completamente o fluxo de água para o imóvel.
A válvula se assemelha a uma alça ou a uma roda. No primeiro caso, é preciso girá-la 180 graus. No outro, é preciso girar no sentido horário até o desligamento.
Se o problema da caixa d’água vazando na laje for muito sério ou não seja possível alcançar a válvula, desligue o abastecimento geral da água.
Após a interrupção do fluxo de água no imóvel, você já pode investigar o vazamento com mais atenção. É sobre isso que falaremos a seguir.
O próximo passo é identificar se realmente ocorreu um vazamento na caixa d’água. Isso porque a umidade pode resultar de um vazamento no telhado ou do processo de condensação.
Uma boa inspeção ajudará a determinar a real origem do vazamento, o que vai facilitar a busca pelas melhores soluções para o problema.
Após identificar qual é a origem do vazamento, o passo seguinte é drenar a água da caixa, de modo a deixá-la vazia. Para isso, basta acessar a válvula de drenagem, que fica no fundo da caixa.
Com a caixa d’água vazia, ficará mais simples identificar a causa do vazamento e fazer o trabalho de reparação. Os motivos para o vazamento podem ser diversos. No próximo tópico, veremos as possíveis origens. Continue a leitura até o final!
É importante inspecionar outras áreas próximas à caixa. O vazamento do reservatório pode ter gerado problemas em outros pontos, em adição.
A laje é uma cobertura eficiente, mas, diante de certos problemas, como vazamentos, pode se tornar uma fonte de muita dor de cabeça e gastos. O profissional deve inspecionar cuidadosamente e encontrar as soluções mais econômicas e viáveis para o cliente.
Existem muitos motivos! Vamos aos principais.
O problema pode ser decorrente de tubos de saída ou de entrada soltos. Eles atraem água fria para o aquecedor e ajudam na circulação da água quente por todo o imóvel.
Caso exista algum vazamento nesses pontos de conexão, é possível usar uma chave-inglesa para apertar as válvulas.
Caso o vazamento provenha do fundo da caixa d’água, a causa provável é uma válvula solta de drenagem. Essa válvula deve se encontrar sem indícios de umidade em torno. Também deve se encontrar completamente fechada.
O vazamento, nesse caso, ocorre devido a uma arruela solta dentro da caixa d’água. A solução ideal, então, é comprar outra caixa d’água, de boa qualidade. Assim, é possível evitar vazamentos precoces.
Vejamos outra possível causa para a caixa d’água vazando na laje. Cada caixa apresenta uma válvula de alívio de pressão, chamada válvula T/P. Tanto ela quanto o tubo anexado ficam no lado ou na parte de cima do tubo.
Quando existe muita pressão no interior do tanque, a água é liberada de forma automática para minimizar a pressão. É preciso inspecionar o ponto onde a válvula está conectada com a caixa d’água grande para ter certeza de que ela não está vazando.
Caso você não encontre nenhum indício de vazamento, verifique se a válvula se encontra na posição fechada ou aberta. Se ela estiver fechada, mas a água ainda esteja se movimente pelo cano conectado, provavelmente será necessário trocar a válvula.
Um dos motivos mais comuns para a caixa d’água vazando na laje é rachadura no tanque de armazenamento. Nessa situação, a água vaza da parte inferior.
Caso realmente exista alguma rachadura, a melhor solução é comprar uma nova caixa d’água. Geralmente, rachaduras resultam de desgaste ao longo dos anos. Isso significa que, mesmo que não existisse nenhuma rachadura, já valeria a pena substituir a caixa.
É importante deixar esses detalhes claros para o cliente. Afinal, gastos maiores nem sempre são bem-vindos, mas cedo ou tarde se tornam necessários.
Nesse caso, podemos dizer que a caixa d’água chegou ao fim de sua vida útil. O melhor, portanto, é adquirir outra e, assim, evitar problemas e prejuízos maiores. É também uma questão de segurança.
Falamos acima de problemas em caixa d’água de polietileno. No caso de caixas de cimento e aço, as soluções podem ser diferentes.
No caso de rachaduras em caixas de cimento, por exemplo, o processo será mais trabalhoso. Será preciso recuperar armaduras, reconstituir fissuras e aplicar impermeabilizantes nas paredes, no fundo e no teto da caixa d’água.
A caixa d’água vazando na laje gera muitos problemas. Se o cliente não procurar ajuda logo, poderá ter prejuízos ainda maiores. O que costuma acontecer mais é:
Enfim, você deve trabalhar no sentido de oferecer o melhor serviço para o cliente. Os vazamentos podem causar diferentes transtornos para o imóvel, ameaçando, inclusive, a segurança do patrimônio e dos usuários.
Além disso, quando você vai resolver uma caixa d’água vazando na laje, é preciso entender que inspecionar e reparar um reservatório de água pode ser uma tarefa complexa e perigosa. Portanto, você deve ser prudente e se atualizar, para oferecer soluções efetivas e seguras para seus clientes.
Você sabe o quanto o cumprimento de prazos é importante para cativar a clientela. Nem sempre é fácil, mas é necessário. Aproveite e confira um cronograma de obras que ajudará você a cumprir prazos em obras de construção!