Os vazamentos são um problema comum em muitas construções. Eles podem ocorrer por diversos motivos, incluindo impermeabilização inadequada, obstrução das calhas e danos na estrutura, entre outros fatores que podem causar infiltração. Por isso, é fundamental que o profissional que lida com construção saiba lidar com cobertura para laje com vazamento.

Uma maneira de identificar se a laje está com vazamento é observar se há escorrimento de água no teto e nas paredes do imóvel, além do estufamento da tinta. Para solucionar o problema, é importante contar com a ajuda de um profissional que possa avaliar o local e encontrar a causa específica do vazamento, indicando a melhor solução.

Continue a leitura para entender as causas e o que fazer!

Quais as causas dos vazamentos nas coberturas para laje? 

Como mencionado, existem algumas situações que podem ocasionar infiltração no telhado. É importante conhecer as principais causas para encontrar a solução eficiente para o problema e evitar situações capazes de afetar a qualidade de vida dos moradores no local.

Entenda, a seguir, as principais causas de vazamento na cobertura.

Falta de impermeabilização

Muitas lajes não passam por um tratamento impermeabilizante para proteger a estrutura da passagem de líquidos. Isso aumenta as chances de ocorrerem rupturas com o passar do tempo.

Falha durante a impermeabilização 

Algumas falhas podem ocorrer durante o processo de impermeabilização. A falta de um planejamento adequado, por exemplo, pode causar erros durante a execução. O profissional deve seguir as normas técnicas específicas para a impermeabilização, para que seja feita corretamente e dentro dos parâmetros.

A qualidade dos materiais utilizados também pode afetar a impermeabilização. É necessário utilizar materiais de boa qualidade e duráveis para garantir um bom resultado. A aplicação de materiais de origem duvidosa pode afetar todo o imóvel.

Falta de manutenção 

Mesmo com um trabalho bem feito e a utilização de bons materiais, a falta de manutenção pode causar problemas. Isso ocorre porque o sistema impermeabilizante precisa de manutenção para garantir sua durabilidade.

Portanto, a manutenção é primordial para evitar que pequenas situações causem grandes problemas. Qualquer sinal de goteira ou vazamento deve ser resolvido com precisão.

Desgastes dos elementos 

As lajes não consistem em uma estrutura totalmente rígida, as mudanças ambientais fazem com que ela passe por contrações e dilatações. Elas se contraem com temperaturas mais baixas e se expandem durante os períodos mais quentes. Por causa disso, podem apresentar fissuras e permitir a passagem de líquidos. A manutenção preventiva é essencial para encontrar qualquer problema em sua fase inicial.

Como evitar infiltração na laje de cobertura?

Existem várias formas de prevenir problemas de infiltração na laje de cobertura. Algumas ações podem resolver o problema ou são capazes de evitar que ocorra. Confira a seguir como lidar com as situações abordadas anteriormente!

Limpe as calhas 

É comum que galhos, poeira e folhas se acumulem nas calhas da casa. Quando o acúmulo de entulhos se torna elevado, pode haver diversos problemas, como infiltração na laje. Para evitar isso, é preciso adotar uma rotina de limpeza para retirar qualquer resíduo que possa prejudicar o escoamento de água.

É indicado que o profissional use luvas e alguns Equipamentos de Proteção Individual, como um capacete, para se proteger durante a limpeza. Caso haja um grande acúmulo de resíduos e seja difícil removê-los à mão, é válido usar uma pá de jardim ou uma escova para remover o restante das folhas.

Depois de limpar as calhas, é possível utilizar uma mangueira de alta pressão para retirar os itens que ficam impregnados e garantir que a passagem de água esteja livre. Essa tarefa permite identificar se a estrutura apresenta algum vazamento.

Verifique a drenagem 

Verificar a drenagem da laje é essencial para evitar o acúmulo de água na estrutura. Durante uma chuva, a água pode se acumular na laje e causar vazamentos.

Para evitar esse problema, a laje deve apresentar tubos verticais para que a água seja escoada. Esses tubos devem funcionar adequadamente e levar a água para fora do imóvel, seja para a rua, para um coletor ou para um reservatório.

Insira uma impermeabilização

A impermeabilização na laje protege o local de possíveis infiltrações. Se a cobertura ainda não tem uma boa impermeabilização, é preciso procurar um profissional especializado para avaliar o local e indicar o que deve ser feito para evitar qualquer tipo de vazamento.

É importante destacar que a inserção da impermeabilização deve seguir todas as recomendações da ficha técnica para que a aplicação ocorra corretamente e evite situações desagradáveis. Ao cumprir com todas as exigências, o sistema funciona adequadamente.

Como lidar com esse problema?

Caso ocorra um vazamento na cobertura, é importante agir rapidamente. Se a sua laje é impermeabilizada e apresenta vazamentos, é hora de considerar a substituição ou reparação da impermeabilização existente.

O aparecimento de mofo, rachadura nas paredes e umidade nos imóveis são sinais de que a impermeabilização da cobertura está perdendo eficiência e precisa ser trocada.

Para resolver o problema, é necessário que um profissional qualificado avalie o local e indique a melhor solução. A reparação é um processo mais simples e pode ser realizada em pontos estratégicos que causam o vazamento na cobertura.

Por outro lado, a etapa de planejamento é mais complexa, já que requer a remoção de toda a estrutura existente e a instalação de uma nova. É preciso estudar o local, considerando a necessidade de tratamento prévio da área que receberá um novo revestimento e a forma adequada de remover a impermeabilização antiga.

Em alguns casos, a remoção do sistema antigo pode ser dispensada, mas é necessário avaliar o local e o material utilizado para determinar se essa é a melhor solução. Em casos em que o local apresenta mantas asfálticas, por exemplo, pode ser necessário usar equipamentos específicos para removê-las, já que apresentam excelente aderência.

Além disso, é importante verificar o funcionamento da drenagem ao detectar sinais de infiltração. É necessário garantir que a água esteja sendo escoada corretamente e não esteja acumulada na estrutura.

Em resumo, a presença de vazamentos na cobertura da laje pode causar danos significativos ao teto e ao ambiente, em geral, causando prejuízos. Portanto, é crucial resolver o problema o mais rápido possível e tomar as medidas adequadas para evitar problemas adicionais.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita para conferir nossas dicas para cumprir com todos os prazos de uma construção!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Parede antiga: saiba como restaurar a pintura e fazer uma verdadeira obra de arte

setembro 5, 2023
Close