Você, por acaso, já se perguntou se colocar piso na laje evita vazamento? Se sim, já pensou em fazer? Essa é uma solução simples e eficaz que pode ajudar a prevenir futuros vazamentos e, até mesmo, dar um novo visual ao espaço do imóvel.

Muitas pessoas costumam ignorar a importância de colocar um piso na laje, achando que isso é apenas um detalhe estético. No entanto, esse tipo de pensamento pode gerar gastos desnecessários com reparos devido aos vazamentos que podem ocorrer no futuro.

Neste artigo, vamos explorar melhor essa solução para vazamentos em lajes e entender como escolher o tipo de piso mais adequado para o cliente. Acompanhe com a gente e aprenda a proteger sua casa de forma descomplicada.

Por que colocar piso na laje?

Colocar piso na laje pode trazer diversos benefícios para uma casa na construção. Um dos principais é a prevenção de vazamentos que causam muitos problemas, como:

  • infiltrações;
  • umidade;
  • danos estruturais.

Com um piso adequado, a laje fica protegida da exposição direta às intempéries, como chuvas e sol forte, evitando que a água penetre nas fissuras e cause danos.

Outra vantagem ótima é aproveitar mais o espaço por conta de colocar um piso na laje. Dependendo do tamanho, é possível criar um ambiente de lazer, como uma área gourmet, um ambiente para relaxar ou, até mesmo, um jardim suspenso.

Investir em um piso na laje pode ser uma ótima opção para valorizar o imóvel. Além de tornar o espaço mais atraente, um piso bem escolhido e instalado pode aumentar o valor de revenda e evitar vazamentos indesejáveis.

Quais as vantagens de se colocar piso na laje?

Aplicar o piso na laje é uma decisão importante quando se está construindo ou reformando uma casa e pode trazer diversos benefícios. Listamos alguns deles para que você possa conferir!

Proteção

Quando se coloca piso na laje, você protege a superfície da ação do tempo e das intempéries. 

Isso significa que pode ter um espaço mais resistente e durável, que não sofrerá tanto com a ação do sol, da chuva e do vento. Além disso, evita-se que a laje fique suja ou manchada, o que pode acontecer se ela ficar exposta.

Aparência

Um dos benefícios mais óbvios de se colocar piso na laje é a aparência. É possível proporcionar um novo visual para o espaço, tornando-o mais aconchegante e agradável. Você pode escolher entre diversos tipos de pisos, como: 

  • cerâmica;
  • porcelanato;
  • madeira;
  • cimento queimado.

Com o piso certo, você pode transformar um espaço sem graça em um ambiente bonito e aconchegante. Existem diversas opções de pisos no mercado, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Ambiente

Com o piso na laje, você pode criar um ambiente extra na sua casa. Muitas pessoas transformam suas lajes em áreas de lazer, espaços gourmet, jardins de inverno, entre outras opções.

Isso é possível porque o piso permite ter um espaço confortável e agradável, onde você pode passar mais tempo e receber amigos e familiares.

Facilidade de limpeza 

Outra vantagem de se colocar piso na laje é a facilidade de limpeza. Essa escolha impacta positivamente em vários aspectos na hora de fazer aquela faxina.

Você pode varrer ou passar um pano úmido, deixando o espaço limpo e organizado. Isso é especialmente importante se estiver usando a laje como área de lazer, já que a limpeza é fundamental para manter a higiene e o conforto.

Isolamento térmico

O piso na laje traz benefícios de isolamento térmico. Isso significa que você pode ter um espaço mais fresco no verão e mais quente no inverno, o que é ideal para quem deseja ter um ambiente confortável durante todo o ano. 

Existem pisos específicos que podem ajudar nesse isolamento, como os pisos vinílicos ou os pisos laminados.

E se houver sinais de vazamentos ou infiltrações na laje?

Sabia que pode ser bastante possível que você identifique sinais de vazamentos ou infiltrações na laje? O pedreiro responsável precisa identificar esse erro antes de colocar o piso e agir rapidamente para evitar danos maiores à estrutura da casa. Aqui estão alguns passos para serem seguidos.

Identifique a origem do vazamento

Antes de iniciar qualquer reparo ou obra, é importante fazer uma verificação durante o serviço da obra e identificar a origem do vazamento. Por onde a água está entrando na laje? É uma rachadura na laje ou pode ser proveniente de uma tubulação com vazamento? Identificar a causa do problema é fundamental para determinar a melhor forma de agir.

Limpe a área afetada

Você precisa remover qualquer objeto que possa obstruir o acesso à área afetada pelo vazamento. Limpe a área cuidadosamente com uma escova de cerdas duras e água. Certifique-se de que a área esteja completamente seca antes de prosseguir para o próximo passo.

Faça o reparo

O tipo de reparo necessário dependerá da origem do vazamento. Se for uma rachadura na laje, você pode preenchê-la com um selante de silicone ou poliuretano. 

Agora, se você descobrir que o vazamento foi proveniente de uma tubulação com vazamento, vai ser necessário consertar ou substituir a tubulação. Em ambos os casos, é essencial seguir as instruções do fabricante do produto utilizado e usar equipamentos de proteção adequados.

 

Aproveite para assistir ao vídeo!

 

 

Verifique se há outras áreas afetadas

Veja se outras partes da laje foram afetadas pelo vazamento. Verifique o teto, as paredes, o acabamento e rodapés, além do chão abaixo da laje para garantir que não haja outras áreas com infiltrações.

Tome medidas preventivas

Após o reparo, certifique-se de tomar medidas preventivas para evitar futuros vazamentos ou infiltrações na laje. Isso pode incluir a aplicação de impermeabilizante ou a verificação regular das tubulações para detectar vazamentos.

Com a leitura completa deste artigo, você viu que colocar piso na laje evita vazamento em quase todas as situações, trazendo também outras vantagens para a sua casa. Os benefícios vão desde a proteção contra as intempéries até a aparência, passando pela facilidade de limpeza, a criação de um ambiente extra e o isolamento térmico.

Agora, que tal baixar o nosso guia sobre como cumprir prazos na construção e saber lidar com as diversas dificuldades perante ao tema? 

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Quais são os principais tipos de forros para casas?

junho 14, 2022
Close