Na construção civil, um serviço de qualidade requer não apenas experiência e conhecimento do profissional responsável, como também bons equipamentos e materiais de primeira linha.

E entre as ferramentas indispensáveis para um trabalho impecável de acabamento, vale destacar a importância do cortador de piso e discos diamantados para cada tipo de serviço

Pensando justamente nisso, hoje, nós preparamos este post exclusivo para trazer dicas imbatíveis sobre como escolher e usar esses acessórios em suas obras, com a participação especial de um expert no assunto.

Wagner Machado é especialista em produtos CP e máquinas na Saint Gobain Abrasivos e vai nos dar alguns conselhos certeiros sobre o uso correto dos cortadores de pisos e discos diamantados. Vamos conferir?

Quais são os tipos de cortador de piso?

De uma forma geral, hoje, há diferentes modelos de cortadores de piso disponíveis no mercado, cada qual com formatos e funções diferentes.

Em outras palavras, essas ferramentas podem ser usadas para diferentes fins, dependendo por exemplo, das necessidades do serviço, o tipo de material a ser cortado, o acabamento desejado e o tamanho das peças.

E para entender melhor essas diferenças, Wagner nos explica da seguinte maneira:

“Atualmente temos cortes de piso cerâmico, em que existem algumas máquinas e ferramentas específicas para cortar pisos, azulejos e porcelanatos, como as cortadoras de bancada, cortadoras manuais e cortadoras elétricas, por exemplo.

Na prática, elas podem se diferenciar pelo tamanho da bancada de corte, da potência do motor e da profundidade a ser cortada. Dessa forma, a escolha do cortador de piso vai determinar o limite de dimensão da peça, o acabamento e a velocidade que você pode cortar.”

O especialista dá continuidade, explicando ainda que há outros cortadores de piso específicos para materiais mais brutos.

“No caso de cortadores de piso para concreto e asfalto, são utilizadas máquinas com uma construção mais robusta, desde sua estrutura, motor e o disco diamantado.

Para o corte de piso de concreto e asfalto, por exemplo, a Norton Clipper oferece uma máquina específica, potente e muito prática, que proporciona uma excelente experiência de trabalho ao operador. Um dos seus diferenciais é o baixo nível de manutenção, devido à sua construção, capaz de resistir a aplicações diárias de forma resistente e eficaz.” – explica.

Quais as vantagens da utilização do cortador de piso?

Aqui, Wagner é claro e objetivo ao destacar que a escolha do equipamento específico é fator fundamental para obter a melhor experiência e resultado no serviço.

Segundo ele, o profissional que escolhe adequadamente seus insumos e ferramentas agrega também mais segurança, conforto, melhor ergonomia e menos esforço físico para a realização de seus trabalhos.

Além disso, ele reforça que as máquinas da Norton Clipper são desenvolvidas pensando nesses fatores, proporcionando alta durabilidade, performance, velocidade adequada e acabamentos perfeitos.

E, para falar sobre as vantagens práticas disso, nosso especialista nos oferece alguns detalhes técnicos de cada tipo de corte. Confira!

“Para o corte de pisos cerâmicos, o nível de acabamento nas peças precisa ser excelente! Assim, temos como diferenciais o ajuste de estabilidade da peça que será cortada, devendo ficar firme e bem fixa para garantir mais segurança na aplicação e no acabamento do corte.

Pode ser cortada com ângulo de até 45º, facilitando para cortes diagonais, além da opção de utilizar discos diferentes para superfícies distintas. Por exemplo, alguns porcelanatos são mais duros e necessitam de discos mais resistentes e com um nível de acabamento melhor.

Já para o corte de concreto e asfalto, as vantagens dos cortadores de piso estão na força e na resistência da máquina, que possui um motor de 13HP, podendo cortar superfícies bem maciças e resistentes por um longo tempo e manter a estabilidade do corte de forma segura e constante.”

Como usar o cortador de piso adequadamente?

Partindo para a utilização prática do cortador de piso, Wagner nos ensina o “passo a passo” detalhado sobre como manusear o equipamento e aplicá-lo ao serviço com segurança e eficiência.

Confira as dicas do especialista:

Para utilizar as máquinas Norton Clipper para corte de pisos cerâmicos, você deve deslocá-las até a obra e seguir os seguintes procedimentos:

  • realizar a montagem e ajuste da bancada;
  • alinhá-la ao nível da superfície;
  • colocar o disco diamantado;
  • instalar os guias de corte (caso necessário);
  • travar a peça que será cortada;
  • ligar o motor e a bomba d’ água;
  • realizar o corte de forma suave e constante até o final.”

Para complementar, nosso convidado ainda traz dicas técnicas sobre abrasivos e procedimentos recomendados em certos casos específicos. Confira!

“Caso a peça cortada apresente pequenas marcas, utilize uma lixa de parede ou disco brilho d’ água. Para utilizar a máquina Norton Clipper CS401 para corte de pisos de concreto e asfalto você precisa colocar combustível no motor e água no reservatório, além de verificar o nível do óleo.

Tão fundamental quanto a máquina, é a qualidade do Disco Diamantado que será utilizado no corte. Portanto, é importante se atentar à especificação, dimensões e alinhamento do disco.

Uma vez verificadas as condições do motor e do Disco Diamantado, ligar a máquina, ajustar a velocidade do motor e fazer cortes graduais, de 5 em 5mm, até chegar na profundidade desejada.” – finaliza.

Onde encontrar os discos certos para usar no cortador de piso?

Ao fim das dicas e explicações imprescindíveis sobre cortadores de piso, é muito importante reforçar a ideia de que a escolha do equipamento e de seus insumos deve considerar uma série de fatores essenciais, como durabilidade, desempenho, segurança no canteiro de obras e garantia de bons resultados.

Assim, Wagner é direto no assunto, ressaltando os principais diferenciais das máquinas da Norton, marca referência em qualidade e diversidade de produtos no mercado nacional.

Ele explica:

A Norton Clipper oferece uma linha de máquinas robustas para o corte de pisos, que são potentes e muito práticas, proporcionando uma excelente experiência de corte ao operador.

Temos as máquinas de bancada Clipper, ideais para o corte de pisos cerâmicos, que possuem dimensões de bancada e potência de motor diferentes para corte de superfícies com dimensões distintas.

Também temos a máquina Clipper CS401, que foi exclusivamente desenvolvida para o corte de pavimentos de asfalto, concreto curado, concreto verde e de cimento industrial.”

E, para o profissional que busca esses tipos de ferramentas, nosso convidado lembra que as máquinas e insumos da Norton podem ser encontrados nos melhores distribuidores do Brasil e em lojas parceiras da marca.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o cortador de piso e a importância da escolha e da utilização correta dessas ferramentas essenciais para o pedreiro. E, como bem vimos ao longo do material, a Norton não economiza em qualidade e variedade quando o assunto é equipamento e insumo para serviços de primeira linha na construção civil.

E se você curtiu este post e quer se destacar com as melhores máquinas e acessórios para corte em sua obra, não deixe de conferir nosso catálogo completo de discos de corte.

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

5 técnicas de pintura profissional que você precisa conhecer

outubro 20, 2021
Close