Construção
11 de Agosto de 2021

Conheça mais sobre o disco flap e suas funções

Que tal entender tudo sobre o disco flap? Neste post, contamos as suas principais características e modo de usar. Não perca!

Tempo de leitura:

Que tal conhecer mais sobre o disco flap? Como você já deve saber, os discos de remoção e desbaste, de modo geral, têm uma função importantíssima no setor de produção industrial. Inclusive, foi a partir do avanço tecnológico nos últimos anos que as atividades de higienização, preparo de superfícies e cortes se destacaram.

Essas ações não somente se tornaram ainda mais necessárias, mas também complexas. Por essa razão, é muito importante se aprofundar no assunto para saber os diferenciais desses equipamentos e como eles podem ser aproveitados da melhor maneira para otimizar o trabalho.

Pensando exatamente nisso, trouxemos para este post tudo o que você precisa saber sobre o disco flap, desde suas principais características até aplicações e onde comprar. Fique por dentro!

O que é disco flap?

Para começar, estamos falando de um produto abrasivo e muito usado para promover a remoção de rebarbas e o acabamento de peças como um todo. Em resumo, ele pode ser formado por uma base reta - feita de material plástico - ou por uma base cônica, fabricada em fibra de vidro.

Cada disco flap utiliza um modelo de tipo de lixa na área do costado. De acordo com o modelo adquirido, também existem variações em relação ao número de lixas. Há, por exemplo, algumas opções começando com 60 lixas, podendo chegar a até 90 aletas de lixa.

Indicação

Hoje, o disco flap é bastante usado em processos de desbaste, como aqueles realizados em:

  • rebarbação;
  • cordões de solda;
  • chanfragem.

Ele ainda é recomendado para operações em que necessitam aliar o desbaste com outros acabamentos da superfície.

Quais são suas funções?

Como dito, a principal função do famoso disco flap é a realização do acabamento de peças, assim como o desbaste. Logo, ele é amplamente usado para remover pontos de solda, ferrugem, adesivos, tinta envelhecida e demais elementos que possam prejudicar o visual de uma superfície.

Já por conta de sua alta capacidade de acabamento e desbaste em cada operação, esse equipamento aumenta o tempo entre troca de discos. Para tanto, os profissionais utilizam o aparelho em conjunto com esmerilhadeiras e lixadeiras — elétricas ou pneumáticas.

Desse modo, para que você aproveite o recurso com segurança, é muito importante ter em mãos os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de seguir as principais práticas de cuidados recomendadas para um processo de desbaste.

A grande vantagem do disco flap

Não é à toa que o disco flap vem sendo largamente utilizado entre os profissionais mais atualizados do momento. Com ele, é possível promover um acabamento mais uniforme à superfície trabalhada. Tudo isso, com muito mais praticidade e conforto na operação.

Onde comprar um disco flap?

Caso ainda não saiba onde adquirir o seu disco flap, temos uma ótima notícia. Na Norton Abrasivos, você encontra uma série de opções, como:

Líder no setor de tecnologia, a empresa vem atuando no setor de abrasivos há mais de 100 anos, sendo reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e inovação. Ao acessar cada produto no site, você ainda poderá descobrir os detalhes das peças, assim como as indicações de uso e aplicações.

Por isso, não perca tempo. Para aprimorar o seu trabalho e se destacar no setor, entre em contato conosco e adquira já os acessórios e equipamentos mais modernos do mercado!

Comentários