Construção
13 de Dezembro de 2022

Disco Flap: definição, funções, tipos e diferenciais

Que tal entender tudo sobre o disco flap? Neste post, contamos as suas principais características e modo de usar. Não perca!

Tempo de leitura:

Você sabe o que é o disco flap? Que tal conhecer mais sobre esse equipamento? Os discos flap são utilizados para a remoção e desbaste de produtos. Por isso, têm uma função importantíssima no setor de produção industrial de modo geral, por possuírem diferentes opções de aplicação. Inclusive, foi a partir do avanço tecnológico nos últimos anos que as atividades de higienização, preparo de superfícies e cortes tiveram maior destaque.

Essas ações não somente se tornaram ainda mais necessárias, mas também complexas. Por essa razão, é muito importante aprofundar-se no assunto para saber os diferenciais de cada equipamento. Com isso, é possível descobrir como cada um pode ser melhor aproveitado para otimizar o trabalho. Cada equipamento tem uma aplicabilidade específica. Descobrir os diferentes tipos de disco flap é primordial para isso.

Pensando exatamente nisso, esse post apresenta tudo o que você precisa saber sobre o disco flap, desde suas principais características até aplicações e onde comprar. Confira o conteúdo!

O que é disco flap?

Para começar, estamos falando de um produto abrasivo e muito usado para promover a remoção de rebarbas e dar o acabamento de peças como um todo. Ele pode ser formado por uma base reta feita de material plástico ou por uma base cônica, fabricada em fibra de vidro. Essa composição traz grande durabilidade e resistência ao equipamento.

Cada disco flap utiliza um modelo de tipo de lixa na área do costado, que possuem diferentes composições de materiais para formar os discos flap. De acordo com o modelo adquirido, também existem variações em relação ao número de lixas. Há, por exemplo, algumas opções começando com 60 lixas, podendo chegar a até 90 aletas de lixa.

Indicação

O disco flap é bastante usado em processos de desbaste e é indicado para realizar os acabamentos em diferentes tipos de produtos. É uma opção excelente para quem busca durabilidade e performance no mesmo equipamento. Por esse motivo, a indicação de utilização para esse tipo de disco são serviços realizados em:

  • rebarbação;
  • cordões de solda;
  • chanfragem.

Ele ainda é recomendado para operações em que necessitam aliar o desbaste com outros acabamentos da superfície. Por isso, é um produto com alta versatilidade na aplicação. Tornando-se muito útil e necessário para esses procedimentos. A qualidade, resistência, alta produtividade, faz com que o disco flap seja ideal para realizar tais funções.

Como usar um disco flap?

O disco flap é utilizado por meio da sua aplicação em uma esmerilhadeira. Essa máquina é destinada a lixar e esmerilhar peças de grande dureza, podendo atuar até sobre o aço e outras estruturas metálicas. É uma ferramenta ideal para serviços mais pesados. Isso porque é uma máquina que possui grande potência e resistência, podendo realizar serviços com diversos tipos de discos como: flap, desbaste e de corte.

Quais as funções do disco flap?

Como dito, a principal função do famoso disco flap é a realização do acabamento de peças, assim como o desbaste. Logo, ele é amplamente usado para remover elementos que possam prejudicar o visual de uma superfície.

Já por conta de sua alta capacidade de acabamento e desbaste em cada operação, esse equipamento aumenta o tempo entre troca de discos. Para tanto, os profissionais utilizam o aparelho em conjunto com esmerilhadeiras e lixadeiras — elétricas ou pneumáticas.

Desse modo, para que você aproveite o recurso com segurança, é muito importante ter em mãos os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de seguir as principais práticas de cuidados recomendadas para um processo de desbaste.

A grande vantagem do disco flap

Não é à toa que o disco flap vem sendo largamente utilizado entre os profissionais mais atualizados do momento. Com ele, é possível promover um acabamento mais uniforme à superfície trabalhada. Tudo isso, com muito mais praticidade e conforto na operação. Pode ser escolhido de acordo com a sua utilidade, isso porque existem diferentes tipos de materiais de composição. Cada um é mais indicado para cada tipo de serviço, como superfícies mais duras e resistentes e outras de mais fácil manuseio. Nesse sentido, as principais vantagens são:

  • durabilidade;
  • resistência;
  • alta qualidade;
  • alta performance;
  • versatilidade.

Onde o disco flap pode ser aplicado?

A principal aplicação para o disco flap, como mencionamos, é nos acabamentos e desbastes de peças. É usado na remoção de pontos de solda, adesivos, ferrugem, tintas antigas, mofos etc, tudo para reduzir aspectos que prejudicam a estrutura e o visual da superfície.

Além disso, tem alta capacidade de realização de acabamentos finos. Em sua aplicação, não é necessária a troca frequente dos discos, aumentando o tempo de utilização. Inclusive, pode ser usado junto com outros equipamentos. Os outros realizam a esmerilhação, lixamento de maneira elétrica ou pneumática, o que torna o equipamento extremamente versátil em conjunto com outros equipamentos.

Para que a aplicação do disco nos acabamentos seja feita de maneira ideal, é imprescindível o uso de EPIs, que são equipamentos para proteção individual. As práticas de cuidado devem ser seguidas para evitar acidentes e realizar os acabamentos de desbastes da melhor maneira possível.

Limpeza e remoção de resíduos

Os discos flap que são destinados à limpeza e remoção são peças ideais para remover sujidades, como as ferrugens, pintura e mofo. A higienização é feita a partir da remoção rápida das características imperfeitas da superfície. Isso evita que a peça seja exposta a maiores riscos que poderiam até inutilizá-la e obrigar o descarte. Podem ser aplicadas em aço inoxidável, peças que já foram anteriormente pintadas, entre outras.

Acabamento dos produtos

Os discos flap que são aplicados em acabamentos são compostos por grãos de óxido de alumínio. O rendimento dessa peça é otimizado para o acabamento, assim como a durabilidade para auxiliar no resultado final.

Preparação e polimento

Quando os discos flap são direcionados para o polimento ou pré-polimento, eles contam com abas flexíveis que trabalham em conjunto com o núcleo criado em fibra de vidro. O objetivo é proporcionar a ideal distribuição térmica do calor na área polida em baixa temperatura. O acabamento pode ser realizado em superfícies espelhadas em aço, aço inoxidável, plástico, mármore, pedras, vidro e diferentes tipos de metais, ferrosos e não. Esse processo dificulta a descoloração.

Quais os tipos de disco flap existentes?

Existem diferentes tipos de disco flap no mercado para diversos tipos de materiais e aplicações. Isso ocorre porque há formatos específicos para cada aplicação. Nesse sentido, as opções são discos flaps com acabamentos costado de fibra angular, acabamento costado em nylon, grão cerâmico, óxido de alumínio e grãos de zircônio. Entenda mais sobre eles a seguir.

Disco flap com acabamento costado de fibra angular

Esse tipo de disco flap, conhecido como costado de fibra angular, é desenvolvido com material composto por grãos de zircônio. Dessa maneira, tem a capacidade de garantir a maior e mais rápida remoção em relação aos de resina metálica. A performance é até três vezes maior. Ele é acabado com fibra de vidro, que gera um ângulo perfeito para o serviço de esmerilhar a angulação vai de 10 a 25 graus. O disco pode ser utilizado em sua totalidade. A aplicação desse tipo de disco flap é para todos os tipos de acabamentos necessários por conta da sua alta performance.

Disco flap com acabamento costado de nylon 

O modelo de disco de flap que tem acabamento costado de nylon são confeccionados com grãos de zircônio para formação da lixa. Isso é feito em um tecido que conta com uma mistura de poliéster com algodão. É um tipo de disco que apresenta bom rendimento e desempenho. São destinados para desbastação de diferentes tipos de peças, com excelente durabilidade e custo-benefício.

Disco com grão cerâmico

Esse tipo de disco é composto por grãos de cerâmica para compor a lixa. A capacidade de remover materiais para proporcionar um bom acabamento é elevada. Também oferece um bom custo-benefício, durabilidade e rendimento no processo de desbaste e acabamento.

Disco com óxido de alumínio

O disco flap composto com óxido de alumínio para composição da lixa é aplicado em atividades que não necessitam de tanta rigorosidade e desempenho. Visto isso, é uma das opções mais econômicas. Portanto, o custo-benefício nesse caso é otimizado.

Disco com grão de zircônio

Disco flap confeccionado com grãos de zircônio são os mais conhecidos no mercado. Isso porque garantem a utilização em objetos maiores, feitos de metal, também em aço inoxidável e outros materiais de alta resistência e dureza.

Onde comprar um disco flap?

Caso ainda não saiba onde adquirir o seu disco flap, temos uma ótima notícia. Na Norton Abrasivos, você encontra uma série de opções, com alta durabilidade, qualidade e segurança. As peças oferecem resistência para todos os tipos de serviço e podem ser escolhidos de acordo com as necessidades específicas.

Os exemplos de disco flap disponíveis na Norton Abrasivos são:

Líder no setor de tecnologia, a empresa vem atuando no setor de abrasivos há mais de 100 anos, sendo reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e inovação. Ao acessar cada produto no site, você ainda poderá descobrir os detalhes das peças, assim como as indicações de uso e aplicações.

Por conseguinte, para conseguir um equipamento ideal para acabamentos e desbastes, realizados de maneira adequada ao exigido pelo material, pode ser utilizado o disco flap. Diversos materiais estão disponíveis no mercado para diferentes aplicações, como o disco de zircônio, de óxido de alumínio, grãos cerâmicos. Além disso, você pode ter acesso a diferentes acabamentos, como o acabamento em nylon. Cada um serve para diferentes funções, com maior ou menor resistência e custo. Independentemente da escolha, todos os discos flaps são extremamente versáteis e oferecem alta performance nas aplicações.

Gostou do conteúdo? A Norton é líder no mercado de equipamentos entre em contato conosco para saber mais!

Comentários