Automotivo
21 de Junho de 2022

Lataria de carros: 5 cuidados fundamentais para conservar

Quer saber como indicar a melhor solução para os casos de revitalização de lataria de carros? Então, acompanhe a leitura!

Tempo de leitura:

Cuidar da lataria de carros é um tipo de manutenção que vale a pena. Os benefícios, como você já sabe, vão além de garantir um bom valor de revenda do veículo ou mesmo preservar o aspecto de “novo”.

Os cuidados com a lataria automotiva ajudam a prevenir queimaduras de sol, arranhões, riscos e ferrugem, e por isso devem ser feitos periodicamente. Mas quais são esses cuidados e como são feitos?

Neste texto, vamos responder a essa pergunta apresentando 5 cuidados fundamentais para conservar a lataria de carros. Mesmo que já seja um profissional com muitos anos de experiência, alguma técnica nova você pode conhecer. Acompanhe e boa leitura!

Carro com aspecto de novo é sempre valorizado

Isso não dá para negar, concorda? Trata-se de uma demanda constante dos clientes, para caso de revenda, que geralmente envolve algum tipo de reparo automotivo como desamassar lataria de carro ou mesmo para quem gosta dele sempre bonito.

Por isso, é importante ter a solução para cada necessidade, afinal, não é todo carro que precisa de uma repintura assim como nem todo problema será resolvido apenas com o enceramento.

Soluções para revitalizar e conservar a lataria de carros

A seguir, mostraremos as principais soluções para a conservação e revitalização da lataria de carros. Mesmo para quem já tem muito tempo de mercado, alguns aspectos podem parecer complexos, por isso, conhecimento nunca é demais, principalmente quando se trata de funilaria.

1. Correção da pintura

A correção da pintura da lataria deve ser feita com delicadeza! Afinal, a ideia aqui é preservar ao máximo a estética do carro e não causar mais danos, concorda? Não adianta achar que a boina de lã vai resolver tudo, cada caso deve ser estudado e trabalhado com paciência, ferramentas e materiais adequados ao serviço do funileiro.

E já que falamos sobre o polimento, vale a pena lembrar que, às vezes, o espelhamento automotivo é também recomendado para a correção da pintura. Porém, é um trabalho mais detalhado, pois envolve nivelar o aspecto alaranjado do verniz, deixando a superfície bem lisinha.

Isso é feito com lixas bem finas e deve-se remover a “casca de laranja”, mas é para casos especiais porque a remoção de camadas de verniz é recomendado para casos específicos.

2. Cristalização

A cristalização é uma técnica que deve ser aplicada após o polimento, ou seja, depois que a pintura automotiva já tiver sido recuperada. A técnica consiste em passar ceras à base carnaúba, ou mesmo produtos sintéticos para criar uma camada protetora para a lataria de carros.

Dura em média 6 meses, depende dos produtos utilizados no procedimento e do número de lavagens (em média, 24 lavagens). O valor do investimento é consideravelmente menor do que o próximo item da nossa lista.

3. Enceramento

O enceramento é o cuidado mais básico com a lataria de carros. Essa técnica oferece proteção contra poeira, barro e exposição ao tempo, mas não tem o poder de corrigir arranhões, por exemplo.

Em compensação, o enceramento automotivo facilita a limpeza, pois impede que a sujeira grude no verniz e mantém aquele brilho que dá o aspecto de carro limpo. Deve-se encerar o carro ao menos uma vez ao mês para obter um resultado satisfatório ao longo do período com o carro.

Existem diversos tipos de cera automotiva e a finalidade de cada uma é diferente, depende da pintura e o que o cliente espera da aplicação. A cera líquida, por exemplo, pode ser usada por qualquer pessoa, mas o carro precisa estar seco e posicionado na sombra.

A versão em spray também se destina ao consumidor final por sua praticidade, assim como as pastosas. Geralmente, são feitas a base de carnaúba e por sua fórmula mais consistente, alteram também a textura da superfície, garantindo um toque aveludado.

A função hidrorrepelente pode ser encontrada em ceras liquidas e pastosas, assim como aquelas específicas para acentuar a cor do veículo que são as ceras pigmentadas.

4. Vitrificação

A vitrificação tem basicamente a mesma função da cristalização, mas é uma técnica mais moderna. Na verdade, quando o assunto é proteção da lataria automotiva, esse procedimento é o duradouro de que se tem notícia!

Pode durar de 1 a 5 anos se as manutenções forem feitas corretamente. O investimento, assim como a validade da aplicação, também é muito maior do que a cristalização. Quem oferece serviços de funilaria precisa aprender essa técnica que tem alta demanda no mercado automotivo.

Assim como a cristalização, a vitrificação é um procedimento de preservação da lataria e, nesse caso, a etapa do polimento deve ser realizada com qualificação e detalhamento, pois será muito difícil corrigir qualquer problema na pintura após o tempo de cura.

Atenção, a vitrificação é indicada para as latarias mais preservadas, quanto mais nova, melhor. Lembrando ao cliente que o tempo de cura da repintura é de aproximadamente um mês e, após isso, pode ser feito o processo de vitrificação.

Uma nota técnica importante: é necessário muito conhecimento e experiência para aplicar a vitrificação. Se o procedimento for feito errado, pode prejudicar a pintura ou até mesmo ter que repintar o carro.

5. Lavagem a seco

Essa maneira de limpar o carro é bem prática e pode ser incluída no portfólio de serviços de qualquer centro de estética automotiva. Afinal, o segredo dessa técnica encontra-se no produto utilizado.

Utiliza muito menos água do que um processo comum. Com menos de 2L é possível executar a limpeza de um veículo inteiro. O produto — que contém cera em sua composição — é aplicado diretamente no carro com panos de microfibra.

A sujeira gruda-se ao pano sem a necessidade de esfregar, reduzindo o risco de causar arranhões. O aspecto fica de carro encerado!

Pontos para observar antes de colocar a mão na massa

Observe atentamente todas as partes da lataria de um veículo antes de recomendar qualquer tipo de serviço de funilaria ao cliente. É muito importante compreender a situação em que se encontra a lataria de carros antes de começar a trabalhar.

Por isso, é importante lembrar ao cliente que levar o carro para lavagem automotiva antes de solicitar um orçamento de funilaria é fundamental para que o profissional consiga ver o estado real da lataria.

E para manter a alta performance em seus serviços, atualize-se para aprender sobre as novidades do mercado, pegar dicas com outros profissionais experientes e até estabelecer novas relações de parceria para seu negócio.

Sem essa de deixar para depois, aproveite e confira os cursos e oportunidades na Norton Academy. São diversos temas disponíveis, tanto para quem está começando quanto para quem já tem tempo na profissão e deseja se atualizar.

Todo cuidado é pouco ao fazer um trabalho de conservação da lataria de carros. Então, aproveite bem as nossas dicas e não perca a chance de aprender mais sobre higienização, descontaminação, mascaramento e polimento de faróis, reparação automotiva e muitos outros assuntos que se relacionam diretamente com o seu trabalho.

Acesse agora mesmo o site e escolha o seu curso na Norton Academy!

Comentários