A paginação de piso é um projeto que mostra como o assentamento deve ser feito em um ambiente. Se bem elaborada, juntamente à escolha correta de material, ela favorece o bom resultado estético final, sendo uma ótima aliada para a economia da obra. Afinal de contas, é o que todos buscamos, não é mesmo?

Neste post, vamos mostrar a importância da paginação de piso, seus principais tipos e como fazê-la em sua obra. Boa leitura!

Por que fazer a paginação de piso?

A paginação de piso é fundamental no resultado final de uma obra. É possível utilizá-la para valorizar o local e destacar algumas de suas características ou esconder alguma imperfeição.

A paginação também é muito importante no momento de fazer a compra de materiais, já que ela possibilita um cálculo mais preciso em relação à quantidade que deverá gasta. Sem contar que você consegue avaliar qual é o tamanho mais compatível com o piso.

Algumas marcas oferecem a mesma estampa em dimensões distintas. Além disso, escolher uma alternativa adequada de paginação ajuda na redução de desperdício e na sua melhor utilização.

Quais os tipos de paginação de piso?

Agora que você sabe o que é e a importância de fazer a paginação de piso, que tal conhecer sobre os principais tipos disponíveis no mercado? Veja, a seguir!

Alinhada

A paginação alinhada está entre as mais tradicionais e econômicas. Ela passa a sensação de regularidade, além de ter menos cortes, fazendo com que tenha uma perda de somente 10%.

Vale lembrar que as peças têm o mesmo formato e tamanho, e são instaladas de forma alinhada. Nesse tipo de paginação, sempre que possível, é importante tentar manter as peças inteiras, evitando fechos pequenos.

Vertical

A paginação vertical é feita com peças retangulares e de forma alinhada. Ela tem a mesma perda estimada da paginação alinhada: 10%.

Quando usada em paredes de um ambiente, a maior dimensão das peças ocorre no sentido vertical, transmitindo a ideia de um pé direito maios alto, o que amplia o espaço. No caso de ser aplicada em pisos, a dimensão das peças é colocada no sentido de maior extensão do local, alongando o seu cumprimento.

Horizontal

Outra forma alinhada, elaborada com peças retangulares, é a horizontal, na qual a paginação de piso organiza o ambiente conforme o eixo horizontal. Quando aplicada em paredes, passa a sensação de aumento da largura do espaço.

Quando instalada em pisos, a aplicação é feita do maior lado da peça, porém, no sentido de menor dimensão do ambiente, o que transmite a sensação de aumento de largura e de regularidade. Pelo fato de ser alinhada, a sua perda também se aproxima de 10%.

Diagonal

A paginação diagonal tem peças aplicadas a 45 graus, o que oferece ao cômodo a sensação de quebra de padrão e movimento. Esse tipo de paginação é recomendada para espaços que têm paredes fora do esquadro ou imperfeições que devem ser ocultadas.

Sua desvantagem é que tem uma quantidade maior de cortes, fazendo com que o tempo de instalação seja maior, além de desperdiçar o material em aproximadamente 20% a 25%.

Dama

Na paginação dama, as peças retangulares são colocadas lado a lado, horizontalmente, de modo que formem um quadrado. Após isso, ao lado das peças, basta colocar outra, porém, no sentido vertical. No fim, parece um tabuleiro de damas.

Essa paginação de piso é interessante, já que não se assemelha com a alinhada tradicional. Apesar de ter um aumento de tempo de instalação, a sua taxa de desperdício é de aproximadamente 10%.

Transpasse

No transpasse, é colocada uma peça ao lado da outra, entretanto, diferentemente da paginação alinhada, o seu resultado final fica desencontrado. O transpasse pode ser:

  • padrão: são utilizadas peças maiores, com uma diferença de uma peça para outra de até 15%;
  • aleatório: são utilizadas peças menores, com uma distância maior entre uma peça e a outra.

Como fazer a paginação de piso?

A primeira coisa a se fazer na hora de começar a paginação de piso é levar em conta as dimensões reais das peças e, então, desenhá-las na planta, respeitando formato e tamanho originais. Caso você queira, é possível misturar tamanhos, padronagens e materiais diferentes, proporcionando ainda mais personalidade ao projeto.

Se o assentamento for executado com rejunte, principalmente, no caso do porcelanato, é necessário definir a espessura dele, uma vez que essa medida também deverá estar no cálculo da paginação.

Vale ressaltar que o rejunte deve seguir os padrões do fabricante, sendo que dificilmente o tamanho será apontado na paginação de piso, a não ser que a espessura seja mais larga. Essa situação ocorre, especialmente, na cerâmica e no porcelanato, pelo fato de essa linha dificultar o desenho da paginação, o que chama bastante atenção.

Uma dica importante é aproveitar o maior número possível de peças inteiras no desenho, aplicando-as nos locais de maior circulação. Assim, as peças cortadas ficarão em espaços de menor visibilidade, como atrás das portas e outros cantos. Isso possibilita que o resultado final fique mais simétrico.

Para que a instalação do piso seja mais fácil, evitando desperdícios, é essencial começar a paginação de piso pelo canto de alguma parede, ainda mais, no caso de a obra ser feita com porcelanato.

Vale lembrar a importância das ferramentas utilizadas no dia a dia de um pedreiro em uma construção. Até mesmo em uma obra de paginação de piso, é essencial ter todos os equipamentos à disposição.

Quais são as melhores dicas para a paginação?

Para fechar com chave de ouro, é importante conhecer algumas dicas no momento de fazer a paginação de piso, de modo que esse projeto seja fundamental para um resultado mais econômico e bonito. Confira:

  • a paginação deve ser feita de modo que mantenha a maior quantidade de peças inteiras possíveis. Lembre-se de que os cortes aumentam o tempo de instalação e o desperdício do material;
  • escolha com cuidado o local em que começará a paginação. É importante que ele fique em um ponto de grande visibilidade e que as peças cortadas estejam em cantos bem escondidos, ou que algum móvel fique na frente delas;
  • a execução também precisa ser levada em conta na escolha do início da paginação. O recomendado é que ela inicie do fundo do cômodo, seguindo em direção à porta, de maneira que o instalador não precise passar pelas peças, tendo o risco de arranhá-las ou quebrá-las;
  • escolha corretamente o tamanho das peças, pois as maiores dão a sensação de amplitude em espaços grandes, porém, não são indicadas para ambientes pequenos, já que podem ocasionar muitos recortes.

Por fim, não se esqueça de que uma paginação de piso bem planejada consegue mudar totalmente a percepção de um ambiente. Ela é utilizada a seu favor para levar as sensações que você deseja em um projeto.

Aproveite a visita em nosso blog e veja como evitar os desperdícios na construção civil!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Para que serve o fundo preparador de parede? Descubra agora!

julho 19, 2023
Close