Quando se fala de obras, o pedreiro tem um papel essencial. Afinal de contas, ele é o profissional responsável por executar e garantir a qualidade do serviço entregue. Por conta disso, é função dele utilizar os melhores materiais para construção, de modo a ter o resultado mais satisfatório.

Nesse raciocínio, o material de construção vai funcionar como uma espécie de facilitador na construção civil. No entanto, muitos pedreiros e profissionais que atuam em obras ainda não atentaram à importância de investir em materiais de qualidade no canteiro de obras.

Em nosso conteúdo, vamos apresentar uma lista de materiais de construção necessários ao pedreiro. Além disso, vamos tratar das principais atividades em uma obra e a importância de investir em bons materiais. O assunto apresentado te interessa? Então, fique conosco para saber mais. Boa leitura!

Quais são as principais atividades em uma construção civil?

Para entender sobre a importância de bons materiais para construção, devemos começar o texto falando sobre a construção civil, que é extremamente ampla e engloba várias atividades até a conclusão de uma construção. Quem passa pela rua e vê grande número de pedreiros trabalhando em uma obra nem tem ideia da quantidade de serviços que envolvem essa construção.

A construção civil está em uma crescente, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e o meio ambiente. Responsável por controlar e normatizar todas as atividades relativas à obra, ou seja, ao planejar, executar, realizar manutenção, simples trabalhos de restauração a grandes reformas, tudo isso é função da construção civil. E exatamente por ser um ramo importante ao desenvolvimento da sociedade, existem diversas atividades realizadas por ela, em uma única obra existem diferentes etapas desde do seu início até o momento em que se finaliza a construção.

Afinal, quais são as principais atividades da construção civil? Saiba mais sobre esse assunto abaixo!

1. Serviços preliminares

Como diz aquele famoso ditado, “deve-se começar pelo começo”. E, nesse caso, o começo é a preparação no local, conhecida também como serviços preliminares, onde se prepara o terreno para o início da construção, com instalação da infraestrutura necessária (elétrica, hidráulica, canteiro de obras, fechamentos periféricos do terreno com tapumes, implantação de sanitários provisórios, entre outros).

Os serviços preliminares contemplam também a limpeza do terreno e possível demolição de construções existentes, assim como a terraplanagem conforme estabelecido pelo projeto. Isso é feito por meio de um trabalho de limpeza da área e escavação, para que o solo receba a construção.

O pedreiro, nessa etapa, realiza a execução do serviço junto aos seus auxiliares. A importância dessa etapa é muito grande. Por meio dessa preparação, é possível evitar riscos no processo, assim como se garante a durabilidade da obra sem acidentes.

2. Escavação e fundação

O primeiro passo para começar a elevação de uma edificação, via de regra, é o processo de escavação e fundação.

Após o estudo de terreno, o local deve ser preparado para receber a construção, e essa preparação inclui as estruturas que são montadas abaixo do solo. As fundações são elementos essências para qualquer construção pois ela será responsável por suportar toda a carga (peso) da edificação e transferir esse carregamento para o solo de modo a garantir a estabilidade da estrutura, sua segurança, resistência durante sua vida útil de serviço e durabilidade de modo geral. Essa etapa exige que o pedreiro tenha muita experiência na execução de fundações e que siga todas as recomendações do responsável técnico da construção.

3. Alvenaria estrutural e alvenaria de vedação

Você já ouviu falar sobre os tipos de alvenaria? Temos o processo de alvenaria de vedação e de alvenaria estrutural como as duas principais, mas também podemos citar as alvenarias de embasamento e ecológicas.

A alvenaria estrutural nada mais é do que a estruturação da construção ser feita pelas paredes da edificação confeccionadas com blocos estruturais, ou seja, a estrutura não tem os tradicionais elementos estruturais como pilares e as vigas, mas sim as próprias paredes serão responsáveis por essa função de resistência estrutural, para isso os blocos devem ter essa finalidade, ou seja, serem estruturais, blocos especiais que suportam mais peso que os tradicionais de vedação, os blocos podem ser de concreto ou, até mesmo, cerâmicos.

Tão importante quanto essa, temos a alvenaria de vedação, porém ela irá resistir somente ao seu peso próprio, ou seja, não tem a finalidade estrutural. Deste modo, servirá somente de vedação, separação entre os ambientes da obra. Quando uma construção é feita com alvenaria de vedação a estrutura de sustentação dependerá dos elementos tradicionais de estrutura como pilares e vigas para suportar o carregamento da edificação.

O pedreiro, como o responsável por executar o serviço, vai utilizar de seus conhecimentos e experiência prática para fazer um bom trabalho nessas duas principais formas de alvenaria, onde as competências mínimas serão um bom domínio sobre o prumo, nível e esquadro para execução das alvenarias.

4. Concretagem

O processo de concretagem, que é essencial para garantia da estabilidade e segurança estrutural de qualquer obra, também está incluído entre os principais. A fase de concretagem é uma das mais conhecidas, na qual o concreto, é moldado em fôrmas correspondentes aos elementos estruturais que darão sustentação à edificação. Indo desde a preparação do concreto fresco até seu endurecimento para obtenção da resistência esperada, a etapa de concretagem dá o ponto final à infraestrutura de uma obra. Portanto, deve ser feita com cautela e precisão.

Nessa etapa da obra, a função do pedreiro é essencial, visto que ele, em obras de pequeno porte será responsável pela preparação deste material, transporte para as formas, adensamento e acabamento do concreto fresco, e controle da cura do concreto após o endurecimento, de modo a garantir a resistência necessária do concreto para a estrutura que se destina.

5. Acabamento e revestimento

O processo de acabamento e revestimento é o último entre os principais, que vamos falar agora. As etapas que finalizam a obra, após a conclusão da estrutura e da vedação, é o revestimento e acabamento.

Essa parte envolve detalhes de arquitetura, que também requerem do pedreiro determinadas habilidades, afinal de contas, também é função desse profissional realizar o acabamento e revestimento dos cômodos da obra. Nesse caso, um exemplo de como o pedreiro atua é no assentamento dos revestimentos cerâmicos em pisos e paredes, cada um tem suas particularidades, e o pedreiro precisa atentar para a melhor maneira de trabalhar, para garantir o desempenho dos materiais aplicados e garantia da durabilidade de seu serviço.

Para realizar esses processos e etapas executivas em uma construção com a qualidade que os seus clientes merecem, é importante utilizar materiais de qualidade e ter as ferramentas corretas cada etapa construtiva. Por conta disso, vamos falar mais sobre as principais ferramentas utilizadas em uma construção a seguir.

Quais materiais de construção não pode faltar para um pedreiro?

Um material de qualidade e as ferramentas corretas de construção andam junto a um trabalho bem-feito. Pedreiros que entregam uma obra de qualidade e satisfatória são os que têm competência, ferramentas e equipamentos adequados ao que será feito, otimizado a execução das atividades, facilitando a rotina do profissional e garantindo o desempenho esperado pelo seu cliente.

Algumas ferramentas não podem faltar para um pedreiro, seja ele iniciante ou mais experiente. Quer saber quais são? Confira!

Ferramentas manuais

Ferramentas manuais são as mais simples que se pode encontrar. Elas incluem itens desde preços mais baixos até alguns itens mais custosos. As ferramentas manuais são importantes tanto para o início de um trabalho de alvenaria, assim como outras soluções mais complexas. Veja abaixo!

Uma lista de materiais para construção sem uma pá já começou errado. Ela serve para pegar itens como areia, cimento, pedras, entre outros. Seu uso facilita as tarefas do dia a dia, sendo essencial.

Escolha, de preferência, uma pá que seja feita de material resistente, de modo a evitar a ferrugem e o desgaste. Seja quadrada ou o modelo de bico, uma boa pá vai te ajudar em diversos momentos.

Colher de pedreiro

Também chamada de trolha, a colher de pedreiro existe em uma diversidade de tamanhos e formatos.

Podemos citá-la como um elemento essencial para o dia a dia no canteiro de obras. Seja para misturar, aplicar, quebrar ou apoiar, a colher pode ajudar nessa missão.

Desempenadeira

A desempenadeira é parecida com uma placa, com uma alça no centro. Essa ferramenta vem em dois tipos: a lisa, que serve para preparar, nivelar e revestir superfícies. E também a dentada, que cria sulcos, texturas que irão fazer com que os materiais aplicados tenham mais aderência.

A desempenadeira é muito importante na hora de fazer determinadas aplicações, além de conferir um acabamento mais bonito e de mais qualidade em rebocos.

Espátula

A espátula é uma ferramenta simples, porém, essencial. Sua função é raspar quaisquer tipos de resíduos. Podemos citar como exemplo a tinta antiga, restos de cimento, entre outros.

Aplicação de materiais como massa corrida, gesso, rejunte, entre outros, também é beneficiada pelo bom uso da espátula. O acabamento e revestimento ficam com mais qualidade e com maior vida útil a utilizá-la.

Peneira

Com certeza você já viu algum pedreiro utilizando a peneira como ferramenta. A peneira é utilizada, como o próprio nome sugere, para peneirar os mais diversos materiais de construção, como areia, cimento e terra.

Seu objetivo é evitar sujeiras ou resíduos maiores entrem na mistura final das massas e prejudiquem a qualidade do trabalho. Como resultado, temos um acabamento mais bem-feito e bonito.

Martelo de pedreiro

Ter um martelo é essencial, mas o próprio para pedreiros vai te ajudar bastante a cortar e dar formas determinadas a tijolos e blocos utilizados em construção.

O lado específico do martelo para fazer entalhes deve ser utilizado para esculpir e partir peças, assim como o lado comum do martelo pode ser usado como os martelos convencionais, para inserir pregos e estacas em superfícies.

Marreta

Que o pedreiro constrói, é verdade, mas ele também precisa quebrar coisas, principalmente em reformas. E se você precisa ter apenas uma ferramenta que vai ajudar nessa tarefa, invista em uma boa marreta. A cabeça de uma marreta é revestida em aço. Desse modo, o conforto do pedreiro é assegurado enquanto o trabalho é realizado.

As marretas são feitas de modo que, por conta do impacto que recebem, são reforçadas na base da cabeça a fim de evitar acidentes.

Serrote

Quando se fala na realização de processos de alvenaria ou acabamentos em geral, você vai precisar utilizar um serrote. Essa ferramenta tem o objetivo de fazer com peças de madeira, entre outros materiais (serrote especifico), possam ser cortados sem uso de equipamentos elétricos. Por isso, invista no serrote de qualidade que seja afiado e resistente.

Balde resistente

Uma das ferramentas mais utilizadas em construção são os baldes. Por conta disso, não deixe para pensar nesse item quando estiver no meio da obra. Invista em um balde resistente, seja ele plástico, seja de metal, pois ele servirá para carregar água, pedras, cimento ou quaisquer outros materiais de um lado para outro.

É bom ter até mais de um, com capacidades diferentes, além de investir em alças boas que não quebrem caso o instrumento esteja cheio.

Carrinho de mão

Ainda falando sobre o transporte de materiais e produtos, um carrinho de mão é peça essencial para finalizarmos as ferramentas manuais que todo o pedreiro precisa ter para realizar obras. Imagina precisar levar quilos de cimento de um lado pro outro no canteiro de obras?

Não há coluna que aguente, não é mesmo? Por isso, invista em um carrinho de mão que seja resistente, estável e durável.

Alicate

Começamos por uma ferramenta extremamente versátil, que deve estar presente em todas as caixas de ferramentas. O alicate, presente em diversos formatos e tipos, serve para serviços mecânicos, elétricos, além de apresentar grande versatilidade.

Podemos citar, por exemplo, quando não há a chave de boca adequada para apertar ou afrouxar porcas. Assim como chegar em locais de acesso complicado.

Ferramentas de medição

As ferramentas de pedreiros para medição e nivelamento são tão importantes quanto quaisquer outras. Afinal, para fazer um bom trabalho, é necessário ter precisão no que se faz. Por conta disso, vamos falar sobre elas a seguir.

Trena

A trena é uma ferramenta que serve para fazer medidas de comprimento e varia em sua extensão. No entanto, é fácil transportar e guardar esse item, visto que é bem compacto e leve.

A trena é bastante usada em obras e construções em geral, pois permite realizar medições comprimento precisas de locais e materiais.

Esquadro

O esquadro é a ferramenta que se assemelha a uma régua, mas que também serve para alinhar itens, além de fazer uma simples medição. O ângulo reto (90°) permite que o piso e as paredes sejam construídos corretamente, por exemplo.

O modelo mais resistente é o de alumínio, e é o recomendado para lidar com um ambiente como o canteiro de obras

Prumo

O prumo é um instrumento que serve para medir ângulos, mas de forma um pouco mais prática do que o esquadro (entre elementos que estão na vertical, para manter a perpendicularidade com elementos que estarão na horizontal, como parede e o piso) Ele consiste em um peso metálico junto a uma corda, e é possível traçar ângulos retos a partir de sua utilização.

Existem dois tipos: o prumo de centro, em formato de pião, permite ver uma linha vertical de qualquer lugar. O prumo face, que é cilíndrico, é mais utilizado em paredes.

Nível de bolha

Este é um objeto simples mas que faz toda a diferença, conhecido também por nível de pedreiro ou nível de mão, é uma espécie de placa retangular com um tubinho transparente com líquido dentro em que se encontra uma pequena no bolha de ar.

Ao colocar o nível de bolha em uma superfície, a bolha de ar do tubo com líquido se move. Se ela ficar centralizada, quer dizer que aquela superfície está nivelada. Já se a bolha de ar tender a ficar mais para a esquerda ou direita, quer dizer que a superfície possui inclinação.

Lápis de carpinteiro

O lápis de carpinteiro é um lápis mais robusto, ideal para marcações em madeira, assim como também é utilizado nas demais marcações em obras. Bem como é importante medir, é importante ter uma marcação clara, para evitar erros.

O seu grafite é forte e espesso, permitindo uma visualização adequada para furação, por exemplo.

Equipamentos e Ferramentas elétricas

As ferramentas elétricas, por sua vez, tem funcionalidades que servem para facilitar ainda mais o trabalho dos pedreiros. Tanto na hora de realizar a obra como no momento do acabamento. Veja mais!

Lixadeira

Sabemos da importância de uma lixa de parede, que vem em diversos tipos e serve para dar o acabamento correto à pintura.

As lixadeiras, no entanto, servem para dar esse acabamento em uma gama de superfícies e mais rapidamente. Podemos citar como exemplo o concreto, a massa corrida, a madeira, entre diversos outros.

Betoneira

A betoneira é um instrumento que se parece com um tambor, que serve para misturar concreto. As pás internas são acionadas por um motor e fazem todo o trabalho de mistura do concreto. O movimento de rotação assegura que a mistura vai ser a mais homogênea possível.

As capacidades do tambor da betoneira variam, e já vale a pena investir nesse equipamento caso você tenha uma demanda maior. No momento em que fazer a mistura manualmente gastar muito tempo ou não traz um resultado satisfatório quanto à homogeneização, a betoneira pode ser um bom negócio.

Furadeira

Uma furadeira, apesar de ser uma ferramenta elétrica, não é um investimento tão alto e é completamente necessário para determinados tipos de serviços. Para perfurar paredes, madeiras e outros materiais, a furadeira de impacto vai te ajudar

Além de ter a opção de ser utilizada com ou sem impacto, a depender da necessidade do trabalho e demanda do cliente.

Saber quais são as ferramentas essenciais para pedreiros é o primeiro passo para montar o seu kit, de acordo com a sua rotina. A seguir, vamos ressaltar também os motivos de investir em tais materiais de qualidade, que compõem o kit completo de um pedreiro.

Por que é importante investir em materiais de boa qualidade?

Agora que você já sabe as ferramentas de construção essenciais para a rotina de trabalho de um pedreiro, vamos além. Por que é importante atentar à qualidade dos materiais?

É claro que a experiência e habilidades do pedreiro fazem toda a diferença. No entanto, é preciso ter um material de construção de qualidade para complementar e ajudar a rotina deste profissional.

Veja a seguir os benefícios que o uso de bons materiais pode trazer.

Evite o desperdício de recursos

Infelizmente, o setor de construção civil é um dos que mais realiza o desperdício de recursos. E investir em materiais de boa qualidade pode minimizar bastante isso, já que é possível fugir de problemas.

Imagine que o desempenho da sua obra seja prejudicado por conta de uma ferramenta e ou material. O trabalho deverá ser refeito e o resultado ruim pode continuar, o que fará com que você perca ainda mais tempo e dinheiro. Não vale a pena correr esse risco por ter materiais e ferramentas com qualidade não confiável.

Quando você vai em uma loja de material de construção em busca de novas ferramentas, priorize as mais recentes. Desse modo, é mais provável que o material seja melhor. Além de que as soluções mais sustentáveis da atualidade estão presentes nos materiais mais novos. Eles tendem a evitar o desperdício e aumentar o lucro.

Tenha um melhor custo-benefício em suas obras

Ao abordar a importância de investir em materiais de boa qualidade, um dos assuntos que devemos entrar é o custo-benefício. Independentemente da área de atuação, o lucro é sempre o objetivo almejado pelos empreendedores, incluindo para quem trabalha na construção civil.

Ganhar mais dinheiro é consequência do quanto você investe no seu serviço. Afinal, você agrega valor ao mesmo tempo em que otimiza processos por meio de materiais de qualidade. 

Quando você investe em bons materiais para construção, é possível ter um retorno positivo quase que imediato no seu trabalho. Em vez de encarar esse investimento como um gasto, é preciso ver como uma oportunidade de conseguir novos negócios.

Evite problemas na hora da instalação ou da aplicação

Ao realizar instalações ou aplicações, a utilização de bons materiais, como é de se imaginar, garante o melhor resultado para a sua obra.

As intercorrências, como mencionamos, podem atrasar o cronograma. Sejam elas pequenas, médias ou grandes. O tempo na entrega é algo crucial. E justamente por isso, evitar com que determinados detalhes prejudiquem o andamento do seu trabalho é muito importante.

Desse modo, com os melhores produtos, você não se preocupa com problemas ao finalizar a obra. Cada ferramenta vai fazer a sua função com qualidade. A sua parte é apenas utilizar as suas habilidades para manipular o material corretamente, sem mais preocupações.

Evite o retrabalho

Podemos relacionar esse benefício com os anteriores. No entanto, é uma grande vantagem por si só. Ao evitar problemas com equipamentos de qualidade, é possível evitar o retrabalho e aumentar a produtividade.

Sabemos que imprevistos podem acontecer, mas estar preparado para eles é a melhor opção. Se você precisar refazer processos com frequência em suas obras, está perdendo tempo. Do contrário, se você tiver o maquinário adequado para trabalhar, você otimiza a produção e se cansa menos.

Desse modo, você pode utilizar o seu tempo, um recurso tão valioso, para acelerar a entrega da obra e poder descansar antes ou até mesmo, buscar por novos trabalhos. Tudo isso ao investir em materiais bons e de qualidade.

Ofereça melhores resultados e mais durabilidade

Investir em bons materiais para construção também vai influenciar no resultado e na durabilidade que você oferece para o cliente. Você já ouviu falar que o barato sai caro? Na maioria das vezes, o ditado acaba se concretizando.

O aspecto qualidade é maximizado com o uso de bons materiais e ferramentas. Nesse mesmo contexto, a durabilidade é menor quando os acabamentos ou revestimentos são feitos com materiais para construção de procedência duvidosa.

Quando você não respeita o prazo ou entrega algo abaixo das expectativas, independentemente do motivo, a imagem que fica negativa é a sua. Justificar um atraso ou uma falta de qualidade na obra por conta de equipamentos pode ser algo muito desagradável para o cliente.

Afinal, é responsabilidade do pedreiro fazer uso dos recursos adequados, da maneira adequada para materializar sonhos. Desse modo, é possível, ainda, fidelizar ainda mais o cliente e ter a certeza de que ele vai te chamar novamente para outros trabalhos, inclusive, indicá-lo para outras pessoas.

Tenha mais segurança

Não é incomum ouvir falar sobre acidentes no canteiro de obras. Além dos óbvios problemas que eles podem causar aos colaboradores, é importante frisar que a produção fica atrasada, gerando problemas logísticos e atrasos na entrega.

Problemas desse tipo podem ocorrer pela falta do EPI adequado, despreparo profissional ou pelo uso de materiais para construção inadequados.

As potenciais consequências, além de financeiras, podem ser sérias para a saúde de quem trabalha no canteiro de obras. Investir nas ferramentas adequadas também significa aumentar a segurança dos colaboradores, reduzindo tais situações. Portanto, tenha essa preocupação em mente ao procurar as lojas de materiais de construção.

Cada ferramenta tem a sua serventia, e a falta de uma pode comprometer seriamente a entrega do serviço. Não adianta ser Leonardo Da Vinci se você está trabalhando com tinta guache, certo? Você precisa de materiais à altura, que permitam que você entregue ao seu cliente o trabalho mais bem-feito possível.

Portanto, é muito importante investir nos seus instrumentos de trabalho, para que você tenha mais eficiência e os melhores resultados na obra, além de aproveitar todos os benefícios que falamos anteriormente.

Conte com a Norton

Como é possível perceber, os materiais, ferramentas e equipamentos adequados e de qualidade têm grande importância na construção civil. Quanto mais opções o pedreiro tiver, mais qualidade o trabalho apresentará.

E, nesse sentido, a Norton pode ajudar. Oferecemos as melhores ferramentas e equipamentos para a construção civil, com produtos projetados para qualquer tipo de aplicação, nos mais diferentes níveis de exigência. Além de já ter uma linha completa, nos comprometemos a buscar soluções para as demandas dos profissionais que já contam com a gente, inovando todos os anos.

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha ajudado a entender os benefícios de utilizar materiais de qualidade para facilitar o seu dia a dia nas obras. Por isso, você está convidado a conhecer mais sobre os produtos e soluções Norton Saint-Gobain, saiba onde encontrá-los perto de você!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Argamassa para tijolo: quais as vantagens de utilizar na obra?

fevereiro 3, 2022
Close