As escolhas de pintura em parede são uma etapa muito importante. Afinal de contas, elas interferem no que está por vir em todo o projeto arquitetônico do ambiente.

Um espaço bonito, harmônico e bem decorado é ótimo para o bem-estar de quem mora ou frequenta o local. Quando um cômodo conversa com outro, o cliente fica mais satisfeito com o trabalho, notando seu nível de qualidade. Além disso, o profissional consegue promover encanto com a entrega, algo que é muito valorizado. Por isso, é importante saber sobre o que está em alta quando o assunto é pintura em parede.

Se você tem dúvidas acerca das tendências, este texto é para você. Em nosso conteúdo, vamos apresentar o que há de mais atual relacionado à pintura em parede. Achou o tema interessante? Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Qual a importância das boas práticas na pintura em parede?

Vamos começar o texto falando mais sobre a importância de adotar boas práticas na pintura em parede. A partir disso, abordaremos sobre como a pintura decorativa em parede garante um resultado incrível ao local.

A grande importância de estar atento às técnicas nesse sentido é porque elas interferem no acabamento e, como consequência, no resultado. Afinal, ninguém quer um serviço mal-executado, não é mesmo?

A decoração, segundo Ana Maria Fasanella, arquiteta, Mestra em Arquitetura de Interiores, Especialista em Gestão de Projetos e Professora de Arquitetura, Urbanismo e Design da FAU Mackenzie, serve para adequar um ambiente ao uso e bem-estar do usuário para que ele desfrute com conforto do lugar. E o serviço que atende às expectativas influencia na satisfação do cliente. O que, por sua vez, ajuda você a se tornar um pintor de sucesso.

O que pode ser definido como uma boa prática?

Agora que você já sabe o quanto elas são importantes, a seguir, vamos explicar e definir o que é considerada uma boa prática.

Técnica

Conforme Fasanella, na hora de iniciar o projeto de decoração, o que pesa mais é primeiramente a parte técnica. Ou seja, as “dimensões, a ergonomia de espaços, os equipamentos e o mobiliário, a especificidade de elementos construtivos e acabamentos, levando a seletores de escolha de produtos e serviços ideais”.

A pintura decorativa em parede precisa ser bem pensada. Nesse aspecto, vale aliar tudo isso com seu conhecimento e entregar um serviço bem-feito.

Criatividade

Não podemos esquecer da criatividade! A pintura também deve contar com a criatividade do profissional, que deve harmonizar os elementos de decoração presentes no ambiente e sugerir soluções. Isso acontece na sequência da parte técnica, segundo a professora, “quando, ao serem identificados todos os elementos necessários, inicia-se a escolha, a transformação, a criação e o projeto acontece!”

A etapa de transformação se inicia com a criação, junto ao cliente. Para satisfazer o contratante, ter ideias iguais às da concorrência e não inovar não é o melhor caminho. Por isso, sugira com base nas tendências mais recentes.

Escolha de produtos

O trabalho do profissional inclui a adequada escolha de produtos. Para prestar o serviço ideal, é preciso ir além do “chegar e pintar”.

Produtos especializados devem ser utilizados, a depender do tipo de serviço. Ana Maria Fasanella dá alguns exemplos: em áreas com incidência de água, o acabamento do Látex Acrílico é recomendado. Nas áreas com incidência de umidade, recomenda-se variações Anti Mofo e, nas áreas secas, a finalização pode ser feita com o Látex PVA.

Ferramentas utilizadas

Por último, as ferramentas de trabalho fazem toda a diferença no acabamento de sua pintura. O uso de lixas adequadas, por exemplo, é fortemente recomendado para a nivelação da superfície. Algumas ferramentas como pincéis, trinchas e baldes também vão te ajudar a evitar imperfeições.

Para preparar a parede, a massa corrida pode ser necessária. E para a melhor aplicação, é preciso proteger os locais e objetos.

O que está em alta na pintura em parede? Conheça alguns estilos

Todo mundo adora conhecer tendências. Para quem trabalha no ramo e oferece orçamento de pintura, é essencial ter esse conhecimento para transmitir aos clientes e fechar mais trabalhos. Confira alguns estilos que estão em alta no momento!

Azul suave e tons pastel

Cores em tons pastel estão super em alta! O azul suave, por exemplo, vem em várias tonalidades e transmite calma. Cada vez mais se aposta em simplicidade e tranquilidade para criar um ambiente aconchegante. O ambiente com uma pintura limpa e confortável pode colaborar com o bem-estar de todos.

Entre outras cores suaves que são tendência, podemos citar o lilás e a pintura de cimento queimado, que é simples e linda. Da mesma forma, é possível escolher outros tons mais claros ou escuros para combinar com esse tipo de pintura. O que vale é a criatividade.

Cores vibrantes

Que tal incorporar um pouco mais de cor? Cores vibrantes são recomendadas para um ambiente alegre, e quando são mais intensas, melhor ainda. Entre as cores vibrantes mais usadas em pinturas, podemos citar o rosa-choque, azul-piscina e amarelo canário.

Nesse conceito, é possível escolher fazer um ambiente com uma pintura em parede monocromática ou ousar: várias cores vibrantes a gosto. Para os mais discretos, é possível pintar apenas uma parede do cômodo e deixar as demais em uma cor mais neutra como bege palha, branco gelo ou branco neve.

Natureza

O conceito de natureza é mais para uma pintura artística em parede, em cores terrosas e puxadas para o verde. Os tons, achados na natureza, são clássicos que voltam agora para embelezar cômodos como salas e quartos.

As cores mencionadas combinam com uma decoração mais terrosa, em madeira e cores mais fechadas. A pintura airless é um modo de fazer esse tipo de pintura com a suavidade necessária.

Também é possível brincar com as tonalidades e incluir formas e linhas orgânicas para compor a parede e trazer mais à tona esse conceito de natureza.

Textura aveludada

Para Ana Maria Fasanella, em 2022, ganham força as variações de texturas. As aplicações das mais variadas estarão cada vez mais em alta como uma forte tendência, trazendo um diferencial considerável na pintura em parede. Esse é o caso do efeito aveludado, que é bem discreto.

A textura aveludada é uma forma de conseguir alinhar a técnica de textura à harmonia visual, sem pesar muito na estética do cômodo, além de conferir um aspecto superelegante ao espaço.

Microtexturas

Ainda falando de textura, as microtexturas incorporadas à parede vão ser mais um dos efeitos em alta que personalizam a parede. Elas vêm nos mais diversos tipos: dos mais discretos aos mais chamativos, e são garantia de destacar uma parede.

Seu uso, tanto dentro de casa como em fachadas, é sucesso garantido!

Ter esse conhecimento consigo, além de aumentar o seu leque de serviços, valoriza a sua mão de obra. Nos dias de hoje, é essencial saber o que a concorrência está fazendo e poder se destacar.

Você gostou de saber das novidades? Aproveite que terminou a leitura e aprenda a fazer o orçamento de seu trabalho corretamente! Baixe a planilha de orçamentos da Norton, e tenha um modelo para agregar ainda mais profissionalismo às suas negociações!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Saiba como escolher o melhor aplicador de massa corrida!

maio 2, 2023
Close