A pintura interna automotiva envolve a aplicação de tintas automotivas no interior de veículos como carros, motocicletas, vans, caminhões e ônibus. O produto pode ser aplicado com pistolas de ar ou com pincéis manuais, dependendo do tipo de acabamento necessário. Essa etapa exige alguns cuidados por parte dos funileiros.

Para obter uma aparência atraente, é possível utilizar uma variedade de tintas automotivas, ou seja, optar entre várias cores diferenciadas. A atividade requer a aplicação de algumas técnicas bem conhecidas no universo automotivo. Neste post, vamos apresentar alguns direcionamentos técnicos de como deve ser realizada a pintura de interiores automotivos e prestar um bom serviço de funilaria.

Gostaria de saber quais são os cuidados prévios a serem tomados para fazer a pintura automotiva? Acompanhe a leitura!

O que é pintura interna automotiva?

A pintura interior automotiva é uma tarefa do funileiro automotivo que requer o uso de um tipo de tinta projetada especificamente para as superfícies internas dos automóveis. Geralmente é uma tinta à base de poliuretano, o que significa que é mais durável e resistente ao desbotamento e manchas do que as tintas comuns à base de látex ou óleo.

A indústria automotiva geralmente aplica a tinta usando um processo eletrostático, que ajuda a minimizar as partículas de pulverização excessiva que flutuam no ar dentro da cabine de um veículo. Para manter os padrões de qualidade e minimizar os custos, é importante seguir algumas etapas que fazem parte do processo.

Como fazer a pintura interna automotiva?

A técnica é fundamental para um bom trabalho de pintura de interiores automotivos. O primeiro passo é remover toda a sujeira, graxa e outros contaminantes das superfícies a serem pintadas. Isso pode ser feito com uma variedade de produtos de limpeza, desengordurantes e solventes. Veja a seguir as principais dicas para executar esse procedimento com sucesso!

Limpe as superfícies

Inicie fazendo uma limpeza de carro. Uma vez que as superfícies estejam limpas, elas precisam ser lixadas para fornecer uma base lisa para a aderência da tinta. Isso pode ser feito à mão ou com uma lixadeira elétrica. É importante lembrar que a limpeza de filtro de ar-condicionado é fundamental.

É indicado limpar todos os componentes como porta-luvas, dispositivos eletrônicos e painéis de portas. Uma nova camada de tinta não ficará bem se tiver que competir com a sujeira antiga. A sujeira e os detritos na superfície criam uma película na tinta que terá que ser removida. Por esse motivo, capriche na primeira etapa.

Identifique quais áreas se pode pintar

Antes de iniciar a pintura de interiores automotivos, é importante identificar quais áreas devem ou não podem ser pintadas. Por exemplo, você não pode pintar sobre determinadas áreas sem antes remover os revestimentos e algumas peças. Além disso, certos locais podem exigir atenção especial ou trabalho de preparação antes de começar o processo. 

Em geral, no entanto, a maioria das áreas do interior do carro pode ser pintada com relativa facilidade. Limpar as superfícies com água e sabão, seguido de um desengordurante, costuma ser suficiente para a maioria dos carros. Se o veículo tiver bancos de tecido, você precisará garantir que todos os resíduos de cola sejam removidos antes de pintar.

Escolha o tipo de tinta adequado

Aqui estão alguns pontos a ter em mente ao fazer a seleção das tintas conforme os diferentes tempos de secagem. Um dos fatores mais relevantes é escolher o tipo certo de tinta. Tintas metálicas e peroladas, por exemplo, requerem cuidados especiais, pois exigem mais atenção no processo de aplicação e não podem ser polidas caso ocorram erros durante a pintura.

Quando se trata de pintura de interiores de veículos, existem alguns aspectos que você precisa levar em consideração para garantir um trabalho de qualidade. Se o seu projeto exigir que você pinte duas demãos de tinta no mesmo dia, certifique-se de escolher uma tinta com um tempo de secagem mais curto para que a pintura seque com agilidade.

Remova componentes que não serão pintados

Ao começar a pintar o interior do carro, você precisa remover todos os elementos que não quer que sejam pintados. Isso inclui os assentos, carpetes e quaisquer outras peças que poderão ser removidas com facilidade. Depois que tudo for removido, é preciso preparar as ferramentas que serão utilizadas para efetuar a pintura.

Prepare a superfície para a pintura

Depois de preparar os equipamentos para a pintura, confira se a superfície está completamente limpa e remova qualquer cera ou graxa. Caso encontre as áreas ásperas, lixe-as com cuidado até que esteja finalmente preparada, você pode começar a pintar. Se você quiser usar um pulverizador de aerossol, é necessário que todas as peças estejam limpas antes de começar.

Atente para os erros devem ser evitados

A pintura do interior de um veículo requer conhecimentos específicos para evitar falhas. Há diversos erros que podem ser evitados ao executar esse procedimento. Não use rolo porque ele gera um acabamento irregular e será impossível alcançar cantos pequenos ou locais de difícil acesso. Utilize um equipamento especializado.

Jamais aplique a tinta com latas de spray, a não ser que ela tenha o acessório de bico na parte superior. Existem ferramentas apropriadas, como um aerógrafo ou pistola equipada com bicos menores do que as pistolas de pintura padrão. Isso ajudará a tinta a aderir melhor e a criar um acabamento mais suave.

Deixe a tinta secar pelo tempo adequado 

É preciso deixar a tinta secar pelo tempo apropriado. Garanta que o produto seque adequadamente e, consequentemente, obterá o melhor acabamento possível. Dependendo do tipo de tinta e das condições em que é aplicada, o período poderá variar de algumas horas até alguns dias. Após a secagem, você poderá aplicar a próxima demão ou fazer o acabamento final.

Entendeu como pintar o interior do carro e a importância da pintura interna automotiva? Informe aos clientes que a higienização do automóvel está incluída na contratação da pintura interna automotiva e assegure que eles fiquem satisfeitos. Enfim, adote todas as nossas dicas para oferecer ao público um resultado de qualidade.

Deseja saber um pouco mais sobre temas relacionados? Entre em contato com o nosso time de atendimento agora mesmo!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Quais são os 8 tipos de textura de parede? Saiba mais!

setembro 27, 2022
Close