Ferramentas para desamassar lataria de carros: as melhores!
Em nosso post, você vai conhecer as melhores ferramentas para desamassar lataria de carros. Confira!
Até o início dos anos 2000, a presença de filtro em aparelhos de ar-condicionado em carros era algo mais raro. Hoje em dia, a presença do item é comum. No calor, não há quem resista a utilizar esse equipamento.
No entanto, pouco se fala sobre a sua manutenção. Além de uma simples limpeza, devemos falar sobre a frequência ideal e sobre a utilização dos produtos corretos para cada caso.
Neste conteúdo, vamos mostrar tudo o que diz respeito a um monitoramento ideal e à execução do serviço de limpeza de filtro de ar-condicionado em veículos. Quer saber mais? Acompanhe a leitura conosco!
Você já sabe qual é a importância de manter os filtros do ar-condicionado do carro sempre limpos? No momento em que as janelas do veículo estão fechadas, o ar de fora passa por um filtro para entrar no veículo.
A partir de um material fibroso que atrai a sujeira eletrostaticamente, ele filtra o ar que vem da rua e alcança o motorista e os passageiros. O filtro de cabine (como também é chamado), apesar de não prejudicar o funcionamento do veículo, implica em outras questões. Veja, abaixo, por que é importante manter a manutenção de ar-condicionado de carro sempre em dia.
Ao funcionar corretamente, esse equipamento vai filtrar o ar poluído da cidade. Sabemos que a maior parte urbanizada não conta com uma qualidade de ar satisfatória, especialmente os grandes centros.
A ausência do filtro, no caso, vai permitir a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças respiratórias a partir de um ar de má qualidade circulando no interior do veículo. Os prejuízos à saúde do pulmão são enormes, especialmente quando consideramos que o motorista utiliza o carro com frequência para ir e voltar do trabalho, por exemplo.
O veículo funciona mesmo sem a manutenção de ar-condicionado de carro em dia. No entanto, o rendimento é reduzido. Consequentemente, o seu carro vai precisar gastar mais combustível, que, infelizmente, está cada vez mais caro. Isso ocorre porque o propulsor (peça que impulsiona o motor) vai precisar de ainda mais força para puxar o ar de fora para dentro, pois o filtro vai obstruir boa parte da passagem do ar.
O filtro de cabine, sem a limpeza adequada, não é mais tão potente para permitir que o ar-condicionado climatize o ambiente de forma adequada. Quanto mais obstruções tiver no filtro, menor vai ser a potência do ar que chega à cabine. Por isso, manter a limpeza do filtro é a melhor opção para que o carro fique geladinho e gaste menos combustível.
Até mesmo o cheiro do carro é influenciado pela limpeza de filtro de ar-condicionado. Há casos em que, mesmo após a limpeza do estofamento, o veículo continua com um cheiro característico o qual o motorista pensa ser do carro em si.
O que muitos não percebem é que o filtro de cabine faz com que bactérias e fungos se proliferem com mais facilidade, causando maus odores e doenças respiratórias, como mencionamos. Além de garantir uma qualidade melhor de ar, você ainda vai diminuir cheiros desagradáveis dentro do seu carro.
Saber a importância da limpeza do ar-condicionado veicular é o primeiro passo. A seguir, vamos abordar as melhores práticas para o funileiro realizar a limpeza de filtro de ar-condicionado de seus clientes. Veja mais!
Primeiramente, é preciso saber como identificar sinais de sujeira no ar-condicionado veicular. Como mencionamos, a diminuição da potência é um indicador forte de que pode ser o momento de uma manutenção.
Além disso, esteja atento a quaisquer cheiros diferentes. Mesmo que o motorista não faça uso do ar-condicionado veicular com frequência, o filtro trabalha mesmo quando apenas a função ventilar ou aquecer estão ligadas.
Devemos, a seguir, falar da frequência ideal de limpeza. A manutenção de ar-condicionado de carro vai depender do modo como o motorista o utiliza. Em geral, recomenda-se que seja feita de seis em seis meses.
No entanto, é complicado definir uma data específica, já que um táxi, por exemplo, pode precisar de mais manutenções. Além disso, nas cidades em que a poluição é maior, a limpeza deve ocorrer com mais frequência.
Recomenda-se, portanto, checar o filtro de cabine também sempre que for o momento de dar aquela renovada no brilho do carro e no polimento automotivo do cliente.
Após saber qual é a frequência de limpeza do filtro de ar-condicionado, a parte prática precisa de cuidado. Em primeiro lugar, consulte o manual do carro para saber em que lugar fica o filtro, já que ele varia de um modelo para outro.
Ao remover o filtro do ar-condicionado, tenha cuidado com a peça. Por ser frágil, quaisquer danos podem inutilizar a peça ou prejudicar a montagem após a limpeza.
A higienização deve ser feita com cuidado para não danificar a peça. Para os casos mais leves, a utilização de um aspirador de pó e um pano seco já vão deixar o filtro novo em folha e pronto para mais uma.
Se o filtro estiver consideravelmente sujo, o primeiro passo é chacoalhar cuidadosamente para que parte mais grossa da sujeira caia. Utilize, em seguida, um aspirador de pó e uma escova ou pano úmido (bem suavemente). Aqui, o cuidado é regra. Do contrário, as pregas do filtro podem ser danificadas.
Em determinados casos, você pode utilizar produtos especiais para a limpeza de filtros e cabines. No entanto, a utilização de água é vedada, visto que compromete a permeabilidade do item.
Em determinados casos, pode ser necessário trocar o filtro de ar-condicionado. Isso ocorre quando ele está bastante sujo/acinzentado e a limpeza não é suficiente. Quando apenas a troca resolver a situação, as especificações do fabricante devem ser consultadas no manual do carro ou site da empresa.
Por último, devemos ressaltar como escolher produtos de qualidade. Há sprays especiais que servem exatamente para a limpeza de filtro de ar condicionado, mas é necessário utilizar exatamente os próprios para não prejudicar a peça. Nesse caso, economizar não é uma boa opção. Além disso, atente-se às instruções do fornecedor.
A limpeza de filtro de ar-condicionado é muito importante, pois tem implicações até mesmo na saúde de motoristas e passageiros. Para realizar um bom trabalho e ter excelentes resultados, siga as nossas dicas e faça o melhor serviço para o seu cliente.
Já sabia da importância dessa limpeza? Já fez a manutenção no ar-condicionado veicular? Esperamos que o nosso texto tenha sido útil para você. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, recomendamos o Curso de Higienização Automotiva da Norton Academy, nele, você vai aprender mais para oferecer cada vez mais opções de serviços de qualidade e conquistar mais clientes.