Para muitos motoristas, manter a pintura do carro bonita vai muito além de cuidados estéticos, mas sim a garantia de conservação para que o automóvel tenha um bom valor na hora da venda ou troca por outro veículo. Nesse sentido, o polimento de carros se mostra a solução ideal para todos os mais diferentes e exigentes perfis de proprietários.

O fato é que as pessoas que são apaixonadas pelo universo automobilístico querem o melhor para o seu veículo, por isso, buscam por um profissional que transmita segurança, autoridade e qualidade suficiente que um serviço de alta performance demanda.

Mas afinal, quando as pessoas sentem que é o momento ideal para fazer o polimento de carro? E quanto ao profissional? O que as pessoas levam em consideração na hora de contratar seu serviço? Para esclarecer suas dúvidas, preparamos esse material. Boa leitura!

Quando é necessário o polimento de carro?

Primeiramente, é preciso que fique claro o conceito de polimento de carros. Sendo assim, ele trata-se de um processo estético empregado no veículo. Durante essa técnica, a tinta danificada é removida para ser empregado outro procedimento de pintura.

De primeiro impacto o polimento de carros parece um processo fácil. Porém, se todo esse processo não for bem executado pode gerar transtornos para a pessoa que levou o carro até o centro automotivo, assim como para quem realizou o serviço. Por esse motivo, é fundamental treinamento e instrução adequada sobre todas as etapas de como fazer o polimento em um veículo.

Dessa forma, esse procedimento é indicado quando a pintura começa a apresentar imperfeições ou quando o carro já não apresenta mais a mesma beleza estética de antes. Nesse momento, entra o polidor automotivo para corrigir esses problemas por meio do polimento técnico.

Quais sinais indicam a necessidade de polimento?

No nosso dia a dia o automóvel está sujeito desde pequenas a grandes avarias, como manchas causadas pela exposição ao sol e chuva, riscos na pintura causada por pequenas pedras em determinadas vias etc. Separamos alguns indicativos de que é hora de um automóvel fazer o polimento automotivo. Confira:

  • quando finalizar a primeira pintura;
  • retoques e reparos;
  • carros que são utilizados com muita frequência.

Vale lembrar, que é importante reforçar com os clientes que esse é um serviço que deve ser feito exclusivamente por profissionais capacitados pelo fato de ser necessário o manuseio de polidores abrasivos e a politriz, máquina utilizada para realizar esse processo. Vamos ressaltar, também, que o uso incorreto das ferramentas e produtos causam sérios danos à pintura do automóvel.

Como é feito esse procedimento?

A seguir, fizemos um passo a passo de como o procedimento de polimento automotivo deve ser feito por um profissional. Observe:

  • separação do equipamento de segurança: máscara, óculos, protetor auricular, avental e luvas;
  • remoção de possíveis sujeiras no maquinário;
  • aplicação de uma boina macia na politriz e, em seguida, aplicação uma quantidade adequada de produto para polimento;
  • ajuste de velocidade do equipamento;
  • polimento com uma boina macia para remoção das manchas de hologramas após a aplicação do produto;
  • aplicação do líquido para lustrar;
  • aplicação do auto brilho para retirar manchas que tenham ficado dos outros processos.

Ao final, é utilizado um pano, geralmente em microfibra, para realçar o brilho. Além disso, há o tempo de cura do verniz para que todo o procedimento esteja completo.

Que cuidados devem ser tomados no polimento automotivo?

Como todo processo técnico, ele tem certificações junto aos órgãos reguladores para garantir a qualidade necessária que o consumidor procura. Com isso, o polimento para carro demanda cuidados para que o serviço seja executado com eficiência e qualidade. Veja quais as principais precauções em relação ao procedimento que devem ser tomadas.

Escolha o melhor polimento para o veículo

Atualmente, no mercado existem diversos tipos de polimento de carros. Por isso, é fundamental que a pessoa especializada conheça os principais. Com os avanços tecnológicos há produtos que otimizam o acabamento e proporcionam efeitos incríveis.

Conheça as categorias do polimento de carros

Para aumentar o seu nível de conhecimento sobre o assunto, selecionamos os melhores e mais utilizados nos centros automotivos. Descubra:

  • cera comum — usada para reparar os desgastes naturais;
  • cristalização — é utilizado um produto premium, como a com cera de carnaúba. Como resultado, ela proporciona uma proteção em torno de 6 meses.

As diferentes aplicações estão diretamente relacionadas ao tempo de serviço, tipos de produto utilizados e tempo de proteção considerando todos os cuidados para manter uma boa estética do carro.

Verifique se há pintura queimada

Conhecida também como calcinação, esse é um processo de envelhecimento da tintura do automóvel, o que a deixa com um aspecto de queimada e faz com que a sua coloração fique desbotada. Nesse caso, o polimento automotivo não é indicado.

É importante analisar e identificar com critérios rígidos sobre o estado em que o veículo chega na oficina, assim, você como profissional de funilaria, consegue prestar o melhor atendimento consultivo ao seu cliente, oferecendo alternativas que vão resolver o problema dele.

Quais as vantagens desse processo?

Destacamos essas vantagens que o processo de polimento traz para um automóvel. Além disso, esses benefícios encantam os olhos de todas as pessoas apaixonadas por seus veículos. Veja:

  • proteção contra raios UV;
  • remoção de riscos, manchas e sujeiras persistentes;
  • revitaliza e lustra a pintura;
  • preserva contra arranhões;
  • valoriza o automóvel para revenda.

Por isso, quanto mais especializado for o centro automotivo, mais ele se destaca junto aos concorrentes, com isso torna-se a opção mais procurada pelo cliente.

O que é considerado no momento de escolher um centro automotivo?

Para quem trabalha com funilaria é preciso entender que quanto mais especializado em polimento técnico, maior é a autoridade e confiança que os clientes sentem no profissional ou no centro automotivo. Observe quais são os pontos que mais agregam valor ao serviço prestado.

Capacitação profissional

O fator que mais é levado pelo consumidor no momento de optar por um serviço é a capacitação profissional. Afinal, é um trabalho técnico que precisa ser bem feito.

Para que isso aconteça, é necessário estar atualizado sobre as práticas do mercado e soluções mais inovadoras que você pode oferecer à clientela. Também é importante se aperfeiçoar em relação às otimizações que pode fazer na sua oficina. Aqui vai uma dica: conheça a Norton Academy uma plataforma de estudos que vai ajudar a tornar seu negócio escalável.

Investimento em produtos

Investir em produtos de qualidade, com nome reconhecido no mercado e que garantem um trabalho de excelência é um dos pontos principais que devem ser considerados quando você quer se destacar no mercado.

A utilização de produtos não apenas de qualidade, mas também adequados para o tipo de serviço é igualmente uma prática que poupará retrabalho e desperdício, otimizando os ganhos pelo trabalho.

Por fim, também é interessante optar por trabalhar com insumos biodegradáveis que, além de proporcionarem um excelente resultado, causam menos impactos na natureza e despertam mais a empatia do cliente que buscam por esse diferencial.

Materiais e maquinários

Quando o centro automotivo ou profissional se preocupa em utilizar equipamentos com a melhor tecnologia, isso reflete na qualidade do serviço e, também, na performance e produtividade. Além disso, equipamentos mais modernos proporcionam maior segurança no ambiente de trabalho.

Como é cobrado esse serviço?

O valor praticado por esse tipo de serviço pode variar muito por uma série de fatores como impostos e custo de materiais para realizar o trabalho. Contudo, os valores praticados para esse tipo de procedimento são variáveis. Visto que em uma mesma localidade os valores apresentam grandes variações.

Vale lembrar que o acabamento empregado é um fator que influencia bastante no valor final que o profissional pode cobrar para executar o trabalho. Uma vez que existem diversos fabricantes com qualidades e preços diferentes.

De um lado da cadeia temos as pessoas que querem saber quando fazer o polimento de carro para manter o seu veículo sempre conservado. E do outro, está quem trabalha em funilaria e identifica a importância de se atualizar com as mais modernas técnicas para valorizar ou seu trabalho junto ao consumidor.

De qualquer forma, para saber quando é o momento ideal de investir na estética do veículo é essencial a consultoria de um profissional gabaritado para entender quais são as reais necessidades da lataria do veículo e, dessa forma, propor a solução ideal para manter ou recuperar a pintura do carro do cliente.

Quando essa consultoria é realizada de forma correta, é criada uma conexão com o cliente. Com isso, a oportunidade de se obter indicações e desenvolver uma clientela sólida é alta, já que o profissional estará preparado para oferecer a segurança procurada pelo motorista ao buscar o polimento de carro.

Gostou desse conteúdo e deseja se aperfeiçoar ou ingressar na profissão? Então, aproveite a oportunidade e acesse nosso curso gratuito sobre primeiros passos do polidor automotivo!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

5 dicas para conseguir novos clientes com os meios digitais!

janeiro 13, 2020
Close