Confira 5 dicas para montar roda de lixa com segurança
Apesar de parecer uma tarefa simples, a montagem da roda de lixa demanda atenção e várias ações cautelares para garantir […]
O acabamento de gesso no teto é um dos mais populares e utilizados no mercado. Além de ajudar a valorizar a decoração de ambientes internos, ele permite criar designs personalizados e é bastante versátil.
Se você deseja fazer um acabamento impecável de gesso para teto rebaixado e outras aplicações, este post vai ajudar a deixar seus clientes ainda mais satisfeitos!
Continue a leitura para saber o que é esse tipo de finalização, quais são as suas vantagens e as principais dicas para fazer o acabamento de gesso no teto de maneira adequada.
O acabamento de gesso no teto é uma técnica para melhorar a aparência e o desempenho dessa superfície. É possível tanto adquirir modelos prontos de peças de gesso, que devem ser instalados no teto, quanto o material base para criar o acabamento do zero nas residências.
Há três tipos de acabamento em gesso para teto: rebaixado, removível e sanca. Entenda melhor:
Além de criar um ambiente elegante com uma técnica simples, o gesso permite flexibilidade para personalizar conforme o gosto do cliente. Quer ter uma ideia de como usar a criatividade para entregar espaços diferenciados aos clientes? Veja uma lista com acabamentos para gesso de teto.
Esta opção é para quem quer um ambiente leve e que destaque mais os elementos dentro dele. O forro de gesso reveste toda a área do teto sem componentes adicionais ou texturas. Normalmente, utiliza-se apenas uma sanca para valorizar o visual no encontro com as paredes.
O gesso é aplicado de forma contínua por todo o espaço, como na opção anterior, mas utiliza-se acabamento similar ao da sanca para criar molduras que compartimentam as áreas que contornam. É ideal para espaços abertos com mais de um ambiente, criando uma sensação de separação entre eles como divisórias visuais.
Similar à moldura, esse acabamento dá ainda mais a sensação de separar ambientes por ilhas de gesso. Podem ser aplicadas diretamente em conjunto com o teto pintado ou com uma camada de gesso liso recuada, dando uma diferenciação mais visível entre os níveis.
Neste tipo de acabamento, o forro de gesso termina antes de encontrar a parede, dando a impressão de um teto flutuante. Como ele cria um espaço negativo ideal para spots de luz, é uma oportunidade para combinar com decoração moderna e iluminação indireta.
O gesso liso é interrompido por faixas de espaço negativo que percorrem caminhos ao longo de um ambiente. Podem ser criados em formas geométricas para destacar o teto ou acompanhando espaços como corredores.
O ideal para o rasgo de luz é que a luz instalada seja mais discreta e combinada com vidro fosco para dar o efeito de aura para a iluminação.
A instalação do teto de gesso é uma ótima forma de levar modernidade e versatilidade a um ambiente, permitindo criar diferentes estilos visuais. Afinal, a técnica pode ser incorporada desde projetos simples e mais minimalistas até em outros mais ousados, com recortes e desenhos.
Outras vantagens do acabamento em gesso no teto incluem a possibilidade de cobrir imperfeições na alvenaria e esconder a fiação elétrica, encanamentos e vigas.
Além disso, serve como isolante térmico, faz o rebaixamento do teto e possibilita instalar iluminações variadas, como a luz indireta. Vale dizer também que a instalação é mais rápida e fácil do que a de massa corrida.
Uma das grandes vantagens do gesso de teto é que ele exige um processo simples e de rápida aplicação, sendo uma grande opção para clientes que querem um ambiente elegante sem se comprometer com obra pesada.
Alguns dos materiais para preparação de gesso no teto são:
A seguir, preparamos um passo a passo que vai ajudar você a fazer um acabamento de gesso no teto de qualidade para os seus clientes.
O primeiro passo é preparar a superfície do teto para receber as placas. Para isso, deixe-a o mais limpa possível, retirando objetos e imperfeições que possam atrapalhar o trabalho. Além disso, certifique-se de que não existem infiltrações.
Antes de fazer a instalação do gesso no teto, é necessário preparar a estrutura. Isso é feito com o perfil guia, que deve ser fixado com parafusos. A peça funciona como um esqueleto para dar sustentação às placas de gesso e reforçar as partes que vão receber mais peso.
Finalmente, é hora de fixar as chapas do forro de gesso, a serem parafusadas na estrutura. Isso deve ser feito com muito cuidado e atenção, de modo a garantir a segurança e a durabilidade do projeto.
Uma dica para garantir mais segurança à instalação é usar fita para reforço na junção das peças. Assim, evita-se o risco de as placas se soltarem.
Por fim, é hora de fazer o acabamento do trabalho. Aqui, você deve cobrir os parafusos e juntas com o gesso, preparando-os para a pintura. Por fim, o forro de gesso deve receber uma mão de tinta, cuja cor varia conforme o design escolhido.
Assim como qualquer outro acabamento em uma casa, o gesso precisa de manutenção para manter suas qualidades originais, resolver problemas e garantir a vida útil, e ela depende do tipo de problema a ser resolvido.
Veja como são as manutenções mais comuns em gesso no teto:
Agora que você aprendeu mais sobre a aplicação do gesso e suas finalidades, veja algumas tendências para encantar seus clientes!
Fazer o acabamento de gesso no teto é uma ótima forma de modernizar o ambiente. Porém, para garantir um trabalho com gesso seguro e de qualidade, faça cursos para se capacitar cada vez mais e não se esqueça de utilizar os equipamentos de proteção adequados, como óculos de segurança e máscaras.
Gostou das nossas dicas, mas ainda tem dificuldade para montar um orçamento profissional? Aprenda a fazer o orçamento do seu trabalho corretamente!