O polimento automotivo é o processo de finalização e de acabamento da estética de um veículo. Geralmente, quando um carro sai da pintura, seu polimento precisa ser feito para corrigir imperfeições ocasionados pelo verniz escorrido e também ciscos que caem no verniz após pintura, além de igualar a mesma.

E para que serve o polimento automotivo? Ele objetiva dar brilho ao veículo, removendo riscos e imperfeições na pintura, como resquícios de matérias no processo. Uma das maiores dúvidas é como fazer o polimento de carros e quais materiais utilizar. 

Neste post, dividiremos o processo de polimento automotivo em etapas. Acompanhe!

Lavagem automotiva

Na lavagem automotiva, siga as orientações abaixo:

Aspire o interior do veículo

Primeiramente, retire todos os tapetes, bata-os e coloque-os no sol. Depois, utilize um bom aspirador de pó para recolher toda sujeira encontrada, incluindo cantos, parte de baixo dos assentos dianteiros e nos cantos dos bancos.

Dê um brilho no painel do veículo

Locais como painel acumulam muita poeira, por isso é importante ter uma certa atenção na sua limpeza antes de realizar o polimento. Com um limpador multiuso APC, que é recomendado para eliminar as sujeiras mais difíceis e de todos os tipos, como gorduras e manchas. Inclusive, é importante limpar outras regiões onde acumulam poeira como teto, bancos e laterais das portas.

Caso queira um serviço mais bem feito, faça o uso de um polidor de painel como segunda etapa desse processo. O recomendado é que se tenha sempre em mãos shampoo com cera, para ser aplicado em qualquer superfície do veículo. Além disso, é possível utilizar também o silicone gel, com o intuito de dar brilho a puxadores, para-choques, pneus, painéis, entre outras partes plásticas do veículo.

Utilize uma solução específica para lavagem automotiva

O recomendado é utilizar panos de microfibra, que não oferece o risco de arranhar o veículo e não deixa aqueles pelinhos indesejados no vidro ou na lataria. A melhor solução para o serviço é detergente automotivo de cor neutra e água no balde, pois não correm o risco de manchar a pintura do carro.

Lembrando que a medida que a água do balde for ficando suja, é preciso trocá-la por água limpa com detergente automotivo, conforme é indicado pelo fabricante. Espalhe a água com sabão por todo o carro de cima para baixo, iniciando a limpeza pelo teto e terminando pelas rodas e pneus.

Enxágue e seque

Novamente, troque toda a água do balde por água limpa. Molhe um pano de microfibra limpo até que seja eliminado todo o sabão de cima para baixo. Lembre-se de secá-lo bem, sempre torcendo o pano quando perceber que está muito umedecido.

Análise da lataria

Outra etapa do processo de polimento é analisar a lataria do veículo. É necessário realizar uma análise da atual situação da pintura. Depois disso, é preciso realizar testes para analisar qual será o processo de polimento mais rápido, com melhor performance e com menor desgaste de verniz.

Depois de lavar o carro, é possível achar inúmeros riscos e marcas na superfície, como:

  • poeira do freio, overspray (névoa de tinta), poluição industrial, contaminantes de ferro (estas contaminações deixam a superfície áspera e a pintura perde o brilho). Para eliminar essas contaminações é preciso usar Clay Bar (resina que remove contaminantes);
  • swirls: pequenas marcas geralmente causadas pela lavagem e secagem incorreta do carro. É possível resolver o problema realizando o lustro, um lustrador e uma boina de espuma macia. Se o Lustro não resolver o problema, é preciso fazer um pré lustro;
  • riscos leves: pequenos riscos, que podem ser eliminados fazendo um Pré-Lustro, com o uso de uma boina de espuma agressiva com um polidor de nível médio de abrasividade;
  • riscos médios: mais fundos que as swirls e riscos leves. Para solucionar esse problema é preciso utilizar um polidor agressivo e uma boina de lã. Às vezes, pode ser necessário utilizar uma lixa de polimento apenas onde está riscado e logo após, é feito o processo com boina de lã para eliminar os riscos de lixa;
  • riscos até a base: riscos mais evidentes, em que o verniz foi até perfurado. Nesse caso, o polimento não solucionará este problema, logo, o ideal é aplicar o verniz localizado ou fazer a repintura do veículo.

Processo do polimento automotivo

A etapa do polimento automotivo é dividida basicamente em 3 partes: lixamento, polimento e enceramento.

Lixamento

Primeiramente, é importante ressaltar que é opcional esta etapa, pois se houver qualquer erro, causará danos irreparáveis na lataria. Essa etapa é feita da seguinte forma:

  • utilize uma lixa d’água e lixe a superfície para tirar os riscos e superfícies onde a tinta ficou fosca;
  • lixe suavemente em movimentos regulares. Logo após, limpe a superfície com pano de microfibra;
  • com água corrente faça a limpeza da lataria;
  • use um taco lixador para realizar o polimento ou o “chinelinho de borracha”.

Polimento

Na etapa do polimento é aplicada a massa de polimento no veículo. É possível aplicá-la com boina de lã e uma máquina própria, para que produto não apareça mais na lataria e comece a surgir o brilho.

É importante sempre utilizar a boina 100% na superfície. Lembre-se de jamais inclinar a boina, pois ao inclinar a boina só ficará em contato com a superfície 25% da boina e você ficará sem controle da pressão colocada sobre a pintura.

Ao realizar esta pressão, serão criadas as holografias: uma gerada pela inclinação da boina, que são os piores tipos de holografias e outra pelas boinas de lã e polidores mais abrasivos.

Aplicação da Cera

Depois do polimento é aplicada a cera com a finalidade de proteger a pintura do carro contra alguns elementos e também ações externas, como poluição, chuva, poeira, raios do Sol, entre outras. Ela formará uma película protetora entre as ações externas e a pintura do carro.

O processo de encerar é bem parecido com o de polimento: é só aplicar a cera por partes, utilizando uma espuma que é geralmente comprada com a cera.

O processo é realizado da seguinte forma:

  • com uma espuma faça a aplicação da cera;
  • espere por cerca de 2 minutos e a remova com a ajuda de um pano microfibra;
  • é importante fazer esse processo por partes. Aplique a cera em uma peça e depois ela deve ser removida.

Será preciso os seguintes materiais:

  • água;
  • borrifador;
  • politriz;
  • aspirador de pó;
  • polidor para metais;
  • álcool isopropílico;
  • polidor composto;
  • panos de microfibra;
  • massa para polimento;
  • boinas de polimento;
  • esponja aplicadora de cera ou estopa.

Acabamento

Nessa etapa do polimento automotivo, é necessário utilizar uma flanela para que o excesso do produto seja retirado e algum resíduo que ficar é utilizado um Spray de acabamento Liquid Ice. Além disso, utilize um Revelador de Holograma borrifando-o sobre uma flanela de microfibra e faça movimentos leves sobre a área a ser revelada.

Este produto age na remoção da lubrificação e excesso de resíduos revelando os possíveis riscos, defeitos e manchas nas superfícies, fazendo com que a peça fique pronta para receber ceras, selantes e vitrificadores sem danificar ou manchar o verniz.

Por fim, faça a finalização utilizando um pano de microfibra. Lembre-se de secar a solução borrifada, se atentando para a retirada do excesso que possa haver ainda da massa de polimento no carro.

Por fim, agora você sabe o que precisa e o material para polimento automotivo. Não são uma regra os processos de polimento indicados, mas, na verdade, uma orientação para nortear quem não sabe por onde começar. É importante ressaltar que nesse processo é essencial considerar o uso de produtos e materiais que proporcionem um excelente resultado.

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