Apesar de ser um mercado em crescente alta no Brasil, boa parte das oficinas de funilaria, estética, estética, acabamentos e reparos automotivos ainda encara um cenário comum nesse setor: a baixa qualificação e capacitação profissional de seus trabalhadores. 

Afinal, ainda é muito comum encontrar profissionais funileiros “formados” dentro das próprias oficinas, ou seja, que aprendem e herdam certos vícios de seus patrões ou superiores e, consequentemente, vão transmiti-los para as equipes futuras. 

E é justamente visando minimizar este “ciclo vicioso” que, hoje, separamos dicas essenciais sobre polimento automotivo para iniciantes e quais fatores precisam ser considerados pelos novos profissionais na área. 

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura e tome nota para se destacar cada vez mais nesse mercado promissor. Vamos lá? 

Afinal, como anda o mercado de funilaria, polimento e pintura automotiva no Brasil? 

Antes de destacarmos algumas dicas práticas sobre polimento automotivo para iniciantes, vale ressaltar aqui o que citamos lá no início do texto: o crescimento constante deste mercado no país. 

Para se ter uma ideia, só durante o período da pandemia, a demanda por esses serviços apresentou um aumento de 26% nas buscas online. 

Na prática, isso coloca a funilaria como o principal serviço buscado nas plataformas de buscas por profissionais especializados, dentro da categoria “automóveis”. 

Logo, a procura pela mão de obra nessa área é certa. O que falta, na verdade, é atender a essas ofertas de forma mais profissional e qualificada. E é sobre isso que vamos abordar! 

Quais as dicas essenciais para ingressar na profissão de polidor iniciante? 

Falar sobre polimento automotivo para iniciantes, inevitavelmente, vai englobar aspectos desde o conhecimento técnico sobre a atividade, até diferenciais que podem ser trabalhados pelo profissional, como especialização de serviços, atendimento de qualidade, equipamentos utilizados etc. 

Mas antes disso, como bem destacamos no início, a primeira dica para se tornar um profissional polidor de referência é buscar se qualificar e, principalmente, quebrar certos paradigmas da profissão. 

Em outras palavras, mesmo que você já tenha experiência na atividade, muitas vezes será preciso se reinventar, agregar novos conhecimentos, “quebrar” certos vícios, mudar técnicas, entre outros aspectos. Combinado? 

Sendo assim, vamos às dicas imprescindíveis sobre polimento automotivo para iniciantes. Anota aí! 

1. Estude e domine as etapas de polimento automotivo 

Certamente você já ouviu falar em corte, refino e lustro no polimento automotivo e, de repente, já até colocou a mão na massa em algum veículo aí, né? 

Pois bem! Estas etapas são básicas dentro da atividade, mas nem sempre os profissionais as dominam perfeitamente, podendo, por exemplo, cometer alguns erros, vícios, não entender a devida função das mesmas, quais equipamentos e insumos mais adequados para cada uma delas etc. 

Por isso, mesmo que você já tenha visto ou contribuído em um polimento automotivo em alguma oficina, não custa nada se informar em fontes especializadas e se capacitar tecnicamente sobre cada uma dessas etapas.  

Há muitos conteúdos e materiais disponíveis na internet, além de cursos profissionalizantes, como o Norton Academy. Portanto, dê aquela pausa uma horinha no seu dia e aproveite para estudar! 

2. Invista em bons equipamentos 

Outra dica fundamental sobre polimento automotivo para iniciantes se refere aos equipamentos e insumos utilizados no serviço. 

O primeiro passo de todos é esquecer aquela velha ideia de que produtos mais baratos vão trazer mais economia ao seu polimento. Fuja disso! 

Por exemplo, lixas, boinas e estopas de qualidade inferior tendem a se desgastar mais e, no final, você vai acabar precisando repô-las, quando isso não afeta a qualidade da entrega.

O mesmo vale para ceras, líquidos lustradores e outros insumos a serem usados. Prefira sempre marcas de referência e busque sempre agregar custo-benefício em vez de “preço” somente em seu trabalho. 

3. Informe-se sobre boas práticas do polimento automotivo 

Aproveitando o gancho dos tópicos anteriores, outra dica sobre polimento automotivo para iniciantes é prezar pelas boas práticas da atividade.  

Por exemplo, se atentar ao tipo de lixa e sua granulometria adequada para cada etapa do polimento, qual rotação aplicar na politriz, qual quantidade de massa, cera e líquidos usar, que movimentos realizar, proteger as partes do veículo, prezar pela organização e limpeza dos materiais etc. 

Além disso, é fundamental que procedimentos e o uso de equipamentos de segurança sejam devidamente utilizados no momento dos serviços, garantindo assim mais qualidade no resultado e evitando possíveis incidentes.

Entre eles, podemos destacar: luvas, máscaras e óculos.

4. Amplifique seus diferenciais 

Da mesma forma em que o mercado de polimento automotivo cresce, ele se torna mais competitivo e exigente. Logo, se diferenciar como um bom profissional é uma estratégia essencial, principalmente para os iniciantes na área. 

E como fazer isso? Bom, de cara, a gente já adianta que não tem uma receita pronta, tá? Mas há uma infinidade de fatores a serem trabalhados aqui. 

Por exemplo, busque parcerias em outras áreas, diferencie o seu atendimento, foque em seus diferenciais competitivos, ofereça soluções inovadoras ao mercado, amplifique suas especialidades etc. 

5. Fique ligado às tendências do mercado 

O mercado automotivo é extremamente dinâmico e está em constante mudança, assim como o perfil dos consumidores. 

Logo, o profissional de destaque neste mercado é justamente aquele que se atenta às tendências, inovações e novidades do setor, como novas ferramentas, tecnologias, métodos e materiais. 

6. Preze pela qualificação máxima 

Por fim, nossa última dica sobre polimento automotivo para iniciantes e como se tornar um profissional de destaque neste setor, reforçamos a ideia de prezar pela qualidade máxima de seus serviços. 

Isso se torna possível a partir do conjunto de tudo o que a gente destacou acima, desde a capacitação profissional, até o uso dos melhores insumos do mercado. 

Com isso, você consegue precificar melhor as suas soluções, transmitir mais credibilidade aos seus clientes e agregar valores imbatíveis aos seus serviços, que o mercado sempre estará disposto a pagar, desde que isso traga vantagens práticas ao consumidor. 

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre polimento automotivo para iniciantes. E como bem vimos, tais práticas não devem se limitar apenas ao seu conhecimento técnico ou experiência. É preciso também considerar outros fatores diferenciais, desde a lixa que você pretende usar, até a satisfação final que o seu cliente espera. 

Curtiu? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e marcar os amigos ou profissionais que pretendem se tornar destaque na área de polimento automotivo. Até a próxima! 

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Saiba como reduzir custos na sua funilaria e alcançar melhores resultados no seu negócio!

julho 25, 2023
Close