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Quando falamos sobre blindagem de carro, estamos nos referindo a uma alta tecnologia automobilística que promove grande proteção para quem está no volante. É um processo que deve ser feito a partir de materiais de qualidade, com o que é mais avançado no mercado.
As particularidades de cada etapa de produção do automóvel também devem ser consideradas. Isso é essencial para oferecer um alto nível de segurança, pois é essa característica que o comprador espera.
O processo de funilaria é importante para a blindagem de carros. É ele que garante o sucesso de todo o sistema. Além disso, os materiais devem passar por teste de qualidade laboral e seguir a norma NBR 15000 para ser eficaz. O procedimento de blindagem também deve preservar as características iniciais do veículo a fim de mantê-lo com aparência original.
Quer saber mais? Para entender todos os detalhes sobre a blindagem de automóveis e as informações necessárias para os processos de funilaria, confira o conteúdo que preparamos a seguir.
A blindagem de carros é uma proteção estrutural para o veículo. O fortalecimento é necessário para resistência balística, logo, o principal motivo para realizar o procedimento é a garantia da segurança do veículo.
Além disso, é possível proteger motoristas e passageiros da violência em grandes centros urbanos com a blindagem, porque é resistente até a ataques mais diretos de armas de fogo. Não à toa, existe um crescimento na taxa de automóveis blindados.
Hoje, o número chega a aproximadamente 200 mil veículos blindados em todo o Brasil, o que resulta no aumento da procura por blindagem de carros nas diversas regiões.
Para realizar o processo, é necessário fazer uma solicitação ao Exército Brasileiro. A blindagem é um método de alta segurança que precisa passar por uma análise e permissão prévia ,antes de ser iniciada. Depois dessa etapa — que não deve ultrapassar 120 dias —, o proprietário do veículo terá o documento de autorização.
A partir daí, o serviço de blindagem pode ser realizado. Ele começa com o desmonte total do veículo. Para garantir a proteção balística total, colocar peças de qualidade é essencial. Isso é feito no momento da remontagem por meio da utilização de materiais de aço e a manta de kevlar. Eles promovem a resistência contra balas.
Todo esse processo é realizado pela funilaria. Além dos aços, é aplicada a manta de aramida, que promove mais camadas de proteção. Os vidros são compostos por materiais especiais em policarbonato, com milimetragem de 18 a 21 mm.
A aramida utilizada pode ter até mais de 9 camadas para garantir a segurança total. O processo de corte do aço geralmente é feito de maneira computadorizada para atingir a perfeição das medidas de encaixe. Tudo isso para é feito para gerar uma blindagem de carros perfeita.
Além dos materiais de qualidade mencionados, para garantir uma proteção ideal, o responsável pela funilaria deve ter o devido cuidado em todos os processos. É importante que o profissional tenha total conhecimento de como utilizar os equipamentos e aplicar os materiais para conseguir o resultado totalmente seguro e evitar pontos cegos que reduzem sem blindagem.
Isso é feito a partir da blindagem de todos os acessórios, como as maçanetas e os locais para fixar o cinto. Além desses pontos, os pneus também são protegidos, garantindo a cobertura total contra balas. Um modelo de pneu pronto de mercado direcionado a isso é o run-flat. Mas, se não houver esse modelo, o pneu pode ser trabalhado com cintas.
O teto também é protegido. Porém, é uma obrigatoriedade do Exército que seja totalmente fechado. Vale lembrar que no processo de funilaria deste serviço, é necessário manter as características originais do carro.
Os tipos de blindagem disponíveis para a segurança do carro são divididos em algumas classificações. Cada uma garante tem uma especificidade necessária para garantir a proteção total do veículo. Confira, a seguir, os tipos de blindagem de carros.
O primeiro tipo de blindagem protege contra munições .22 e .38.
Esses tipos de blindagem oferecem segurança para pistola 9 milímetros. A proteção também é garantida para a .357, o revolver Magnum.
Esses tipos de blindagem garantem proteção contra fuzis, AK-47, FAL, AR-15.
O modelo IV é proibido no Brasil e não pode ser utilizado por civis. Tem grande resistência, conseguindo proteger o veículo contra o uso de granadas. O modelo também protege contra .50, que são calibres utilizados na área militar de 12.7 mm.
As blindagens feitas no Brasil são permitidas somente até o nível III-A. Mesmo assim, para conseguir blindar com as de nível III, é necessária a liberação do Exército. As blindagens mais difíceis de encontrar no mercado são as II e II-A.
No Brasil, a blindagem III-A é o tipo mais utilizado. Os interessados por carros blindados geralmente têm preferência por esse tipo de blindagem porque é um modelo versátil e que oferece ampla resistência a diferentes calibres. O tipo III-A também aguenta ataques de modelos de submetralhadoras. Todos esses detalhes explicam a sua popularidade.
Alguns aspectos são mudados no carro após a blindagem. Primeiramente, o acréscimo de todos os materiais gera um aumento considerável de peso: de 150 a 250kg, podendo variar de acordo com o acréscimo de peso. Isso deixa o veículo mais robusto, mas também muito mais pesado.
Por isso, depois do carro ser entregue ao cliente, o condutor deve se adaptar ao novo tipo de dirigibilidade do veículo. Nesse processo, pode ser necessário fazer o acompanhamento por um manual ou cursos específicos para garantir que o condutor do veículo tenha conhecimento suficiente para o novo estilo de condução.
O cuidado básico com o carro blindado é: evitar danos físicos ao carro. Caso haja algum acidente, é essencial levar o carro ao local onde a blindagem foi realizada para trocar a peça danificada.
Proteger o carro contra intempéries que podem causar danos é essencial, porque os descuidos podem gerar falhas no automóvel. O ideal é não deixar o carro muito tempo no sol para evitar processos como o choque térmico. Esse cuidado garante maior durabilidade.
Além disso, existe a necessidade de limpar os vidros com determinados cuidados. É importante não utilizar produtos químicos e tomar cuidado com os abrasivos.
Medidas comuns para a proteção de qualquer carro também devem ser consideradas após a blindagem, como evitar bater as portas. Mas, se algum componente for danificado, é importante orientar o cliente que a oficina de funilaria é o local ideal para reparos.
Conforme mencionado, é necessário que o proprietário solicite uma liberação do Exército Brasileiro. Isso é primordial para a realização da blindagem de carros. O documento é válido por três anos.
Por parte do profissional na funilaria, é necessário ceder ao proprietário do veículo o Termo de Responsabilidade, atribuição da blindadora. Nesse documento, são informados todos os materiais aplicados no carro. Trata-se de um registro importante para identificar a resistência de cada material que compõe o veículo e seu nível de resistência. Também consta a validade da proteção contra balas.
Após isso, o proprietário precisa registrar no Departamento de Trânsito o novo estado do veículo. Antes, é imprescindível conseguir o certificado de blindagem fornecida pelo Exército e depois realizar a vistoria.
O proprietário do carro também pode solicitar um novo documento para o veículo em que conste o estado atual alterado com a informação de blindagem, que é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
O local ideal para realizar a blindagem será escolhido com cuidado, pois a oficina deve contar com funileiros com experiência. Para isso, é comum que o cliente faça visitas aos locais e verifique as autorizações do Exército para realizar esse serviço, assim como a aprovação da qualidade dos materiais.
O local também deve ter realizado testes de material, comprovando a sua durabilidade e eficácia contra o ataque balístico.
A funilaria deve apresentar a garantia das peças para que os itens sejam trocados no momento certo. As peças devem estar devidamente embaladas e registradas. A funilaria também deve realizar etapas de inspeção após finalizar a blindagem. Assim, o funileiro pode verificar todos os itens.
Com a utilização de materiais corretos, o automóvel fica protegido de grandes ameaças. Logo, todos os acessórios balísticos que compõem o automóvel garantem a proteção a quem está dentro do veículo.
A funilaria não deve deixar nenhuma parte do carro sem proteção. Logo, o carro inteiro é blindado. Isso é feito com a aplicação de materiais específicos para blindagem em todas as suas partes, como com vidros especiais em várias camadas.
Toda a parte externa é revestida com aço balístico e manta de aramida, logo, cada material utilizado é primordial para a segurança total do veículo blindado. Também deve ser observado se não há pontos cegos: locais pequenos que não receberam a proteção.
Tudo isso é necessário para garantir a proteção total do veículo e um trabalho de alto nível de qualidade.
Certos materiais de alta tecnologia podem ser utilizados para blindagem dos carros em toda sua composição. Visto que o carro é inteiramente protegido, saber os materiais que podem ser usados para o processo de blindagem é essencial.
Os vidros blindados são extremamente resistentes. São compostos de material de policarbonato, garantindo a segurança por meio da alta tecnologia.
Isso evita estilhaços e quebras drásticas. Diferentemente dos vidros de outros carros, que tem a espessura de 0,6 mm, os blindados têm de 17 a 21mm.
A proteção é promovida pela primeira camada externa do vidro, que protege contra o impacto da bala. Essa camada é desgastada quando atingida. A segunda camada tem o objetivo de segurar o impacto (essa é composta por plástico ou resina).
A última camada não é atingida pela bala, mas também pode quebrar com a ação das outras. O acabamento atrás do vidro conta com resina com película fina de plástico para evitar estilhaços. Assim, os vidros do carro blindado são feitos para proporcionar grande segurança ao veículo.
O aço balístico na funilaria é imprescindível para a blindagem do carro. As partes que são protegidas por esse material são acessórios como as maçanetas. Com o tempo, esse material foi melhor aplicado, antigamente era colocado no carro inteiro.
Hoje, a manta de aramida cobre boa parte do veículo por ser muito mais leve, oferecendo grande segurança. Esse aço contém metais como níquel, molibdênio e enxofre. Ele foi criado para operações militares, e é um produto tradicional na blindagem.
A manta de aramida, como mencionamos no tópico anterior, é um produto leve para a blindagem, que pode promover várias camadas de proteção. É um insumo extremamente flexível e resistente. Pode ser aplicada em todas as partes do veículo. É o mesmo produto utilizado em coletes à prova de bala e em carros militares.
São fibras sintéticas utilizadas em diferentes equipamentos, como cascos marinhos, pneus, cordéis, entre outros. É uma opção tecnológica avançada para a blindagem.
Confira o passo a passo técnico para realização da blindagem na funilaria:
A primeira parte do processo de blindagem é fazer a proteção das partes que podem arranhar com o desmonte total do carro, preservando a integridade do veículo.
Depois desse procedimento ele é totalmente desmontado para ser colocado o que se chama na funilaria de parte opaca, que é o material de aramida e o aço nas colunas e proteções de maçaneta, junto com todo o material de proteção balística já descrito anteriormente.
É trocado o motor que promove a subida e descida do vidro, para que ele aguente o novo vidro com peso superior e mais camadas. Para caber no local previsto, é feita uma maior abertura no local onde será aplicado. O motor é totalmente conservado, para que continue original. O teto solar é fixo, não pode abrir. Todas as engrenagens são trocadas por mais resistentes, para aguentar o novo peso dos materiais.
Depois de tudo isso o carro é remontado. No último passo é feito o teste de estanque, e de chuva e vento para que o carro saia da funilaria com 100% de garantia.
Tanto o funileiro quanto o cliente devem saber o tempo de duração para a blindagem. Embora não seja rápido, pois esse é um processo que exige muito cuidado e atenção, a blindagem pode durar cerca de 30 a 45 dias.
Esse é o tempo necessário para que seja feito de maneira segura, considerando todo o processo após a obtenção da aprovação do Exército Brasileiro até toda a remontagem.
Depois disso, o funileiro pode realizar os testes de qualidade final do produto e liberar o automóvel ao dono. Existem mais de 120 itens para serem verificados e testados, por isso, é necessário muita atenção. Em seguida, o veículo pode circular livremente pelas ruas.
Todos os veículos podem ser blindados desde que obtenham a aprovação do Exército Brasileiro, mas é importante verificar as características de cada um, como: robustez e capacidade de suportar o peso adicional de 150 a 250kg que serão incluídos à lataria e outros componentes do automóvel.
O carro a ser blindado deve ter estrutura para suportar um grande peso extra sem apresentar falhas, por exemplo, na performance. Logo, é importante que o cliente saiba de todas as características necessárias do carro e se existe a possibilidade de blindá-lo.
A validade para a blindagem de carro geralmente é de 3 anos. Mesmo assim, é importante fazer revisões constantes. Por exemplo, após 60 dias da entrega, é importante fazer a primeira revisão para verificar se a blindagem está adequada.
Depois disso, o adequado é fazer a revisão a cada semestre. A cada revisão, o funileiro deve analisar com cuidado todos os itens da blindagem.
Agora que sabemos todas as características e processos de funilaria e blindagem do carro, vamos falar sobre o passo a passo para tornar isso possível.
Esse processo é importante para que o funileiro possa conferir as documentações necessárias para solicitar ao cliente.
Isso garante que a blindagem seja feita da forma ideal para oferecer qualidade e segurança ao automóvel e que a oficina esteja dentro dos regulamentos legais para o serviço. O passo a passo para realizar o processo é o seguinte:
É necessário realizar a obtenção do documento registrado no Exército Brasileiro, liberando a aceitando a blindagem do veículo. Esse documento tem o prazo de 120 dias para ser aceito ou não, e ficar pronto após a solicitação.
A autorização do Departamento de Trânsito é essencial, pois mudará a classificação do veículo para adequar-se à alteração. Isso é importante para diferenciá-lo de outros veículos comuns e é exigido por lei. Logo, deve ser feito o quanto antes.
Encontrar uma empresa de funilaria que tenha a autorização necessária para realizar a blindagem do carro é essencial. Esse é um processo que demanda cuidado e o manuseio de equipamento com assertividade para atingir o objetivo final de maneira eficiente.
É importante pegar o certificado de blindagem fornecido pela empresa para demais comprovações. Essa certificação é primordial para ser apresentada quando necessário, em trocas de documentações e no acompanhamento das datas e garantias dos produtos. Também é importante na conferência da validade das peças.
O laudo de inspeção veicular também é um passo necessário para garantir a legitimidade do veículo, que será verificado após terminar o serviço. É importante levar todos os documentos, como a certificado de blindagem e o documento do Departamento de Trânsito onde foi alterada a classificação do veículo.
Um funileiro deve adotar medidas para garantir a blindagem de maneira eficiente. Deve ser providenciado um local adequado e os serviços devem ser voltados a isso, com equipamentos direcionados para a blindagem.
Todos os carros que possuem blindagem têm os produtos para balística, como a aramida e aço, que serão danificados quando existe algum acidente.
A blindagem é cada vez mais procurada não somente na área militar, mas também na civil. É importante que um funileiro saiba de todos os detalhes e do que precisa para poder lidar com esse trabalho, pois não é um processo simples, demanda conhecimento elétrico além de mecânico e máquinas específicas ao realizar as funções.
Além disso, o veículo deve ter a capacidade de suportar o peso extra que será colocado nele. Isso é importante para que o seu desempenho continue adequado, mesmo com esse sobrepeso, mencionado anteriormente, que fica em torno de 150 a 250kg.
O funileiro deve orientar o cliente sobre os cuidados necessários com o veículo para não danificar a blindagem. Também deve ser passado a ele o tempo de retorno à vistoria, garantindo que o automóvel seja revisto no período correto para os reparos. Fornecer todos os documentos necessários do carro blindado é outra atitude importante.
Para manter a blindagem de maneira legalizada, é obrigatório ter a licença do Exército, certificando que a oficina está liberada à realização desse procedimento, além de ter o maquinário adequado ao trabalho, para um serviço eficiente de blindagem.
É um trabalho muito sério que deve ser revisado inicialmente após 60 dias da entre. Depois o período é aumentado para cada 90 dias. É importante manter-se sempre atualizado sobre as novas tecnologias de maquinário e materiais de blindagem, pois a tecnologia está em constante evolução. Renovar-se pode garantir a competitividade dentro do mercado.
O funileiro deve verificar todos os itens a fim de notar qualquer irregularidade. Por isso, deve ser analisado por especialista. A necessidade de trocas ou reparos será detectada por eles.
Ainda que não tenha sido totalmente afetado, pode ser necessária a troca para voltar à sua performance total. Lembre-se que é preciso ter o certificado de registro, ou CR, válido para executar essa função legalmente.
Isso garantirá que o processo de blindagem sejam realizado de maneira segura para todos os envolvidos.
É importante que o profissional tenha os equipamentos e conhecimentos necessários para realizar essa função, visto que os itens devem ser analisados de maneira minuciosa em todo o momento.
A revisão deve ser feita depois de 60 dias após a entrega. A constância de revisão é semestral. Nesse momento, é necessário verificar todos os itens, se há algum dano ou acidente, ou se existe algum ponto cego no carro que está diminuindo a proteção. É um trabalho minucioso que deve ser feito com atenção redobrada.
A blindagem de carro é uma decisão necessária para rodar em centros urbanos, onde a violência é grande e a frequência de assaltos é cada vez maior. Trata-se de um recurso de alta tecnologia que garante a proteção de toda estrutura do veículo.
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