Principais tipos de fita adesiva e como aplicá-las!
Confira este artigo e aprenda, de uma vez por todas, quais são os principais tipos de fita adesiva e como aplicá-las!
Quando pensamos na gestão de uma oficina ou de uma funilaria e como conquistar novos espaços no mercado, algumas perguntas não podem faltar: como aumentar os lucros em minha gestão financeira? Como expandir meu negócio, seja em espaço físico ou em área de atuação? Como conseguir o melhor da minha gestão? Como ampliar minha oficina?
Essas e outras perguntas são mais normais do que você imagina — e suas respostas apontam o caminho certo para não errar na hora de ampliar as possibilidades da sua empresa.
Descubra se está na hora de expandir a sua oficina ou funilaria e entenda o que é mais importante na hora de dar esse passo tão importante!
Quando falamos em ampliar a sua oficina ou funilaria, não estamos nos limitando a questões de espaço físico, ok? Claro que muitas vezes isso é necessário também, mas não significa, necessariamente, que é o único caminho.
Ampliar a oficina aqui está mais associado a aumentar suas oportunidades de trabalho e expandir as possibilidades dentro de um mercado automotivo enorme e em constante crescimento.
Quando se trata de reparação de veículos, então há uma infinidade de serviços e especializações que podem ser trabalhadas em seu estabelecimento. Já parou pra pensar nisso?
Pois bem! Se você é daqueles que sempre está com essa ideia na cabeça, antes mesmo de pensar em “como ampliar minha oficina”, tente se responder “por que ampliar minha oficina”. E aí com isso, a gente pode te ajudar com as seguintes sugestões:
Enfim, esses são apenas alguns bons motivos sobre por que aumentar a sua oficina ou funilaria e, ao mesmo tempo, aumentar as oportunidades de negócio. Mas ainda faltam algumas outras dicas práticas para isso! Portanto, continue lendo e descubra.
Antes de pensar no modelo ideal de ampliação para o seu negócio, é preciso ter certeza de que sua quantidade de trabalho realmente é insuficiente para atender todo o mercado. Além disso, você precisa se certificar de que existem novos consumidores que terão interesse em se tornar seus clientes!
Caso você perceba novas oportunidades no mesmo mercado de atuação em que você está, uma simples mudança nos serviços, um aumento da oferta de produtos ou até a ampliação do espaço físico e maquinário podem ser suficientes.
Já se você quer ocupar espaços mais movimentados — seja no centro de uma grande cidade ou em um município vizinho na região em que você atua — abrir uma filial pode ser a melhor alternativa.
Nessas situações, fazer parcerias também é comum. Assim, diferentes oficinas se unem em torno de uma mesma marca pra ampliar seu quadro de clientes e a demanda!
Outra possibilidade é se tornar uma franquia, caso a sua marca já seja reconhecida no mercado e outros profissionais se interessem em usá-la para conquistar novos espaços no mercado.
Cada uma das situações mencionadas tem os seus desafios e exige um perfil diferente de gestão de oficina ou funilaria. Assim, é preciso saber exatamente qual é a realidade do seu negócio e, acima de tudo, quais mudanças feitas realmente vão surpreender os seus clientes.
Conforme falamos no item anterior, de nada adianta expandir a sua empresa caso a gestão de oficina ou funilaria adotada não adicione nenhum diferencial em relação ao que você já oferece e aos seus concorrentes.
Sendo assim, destacamos alguns pontos importantes pra você manter o foco da sua gestão empresarial e gestão financeira. Confira!
Todo planejamento precisa necessariamente de uma visão mais ampla do negócio. E para isso, nada mais coerente do que mapear todos os seus processos e serviços para assim conseguir enxergar um pouco melhor seus pontos positivos e onde melhorar.
Como dica, coloque na ponta do lápis todos os seus custos, investimentos, desperdícios e ganhos dentro do mês. Mas não abra mão de nada, combinado?
Ou seja, considere todas as movimentações realizadas no período, desde compras de peças caras, até uma simples reposição de abrasivos, por exemplo. Não deixe nada de fora desse controle!
Certamente você já ouviu falar sobre fidelização de cliente na oficina, mas a gente concorda que nem sempre esse é um processo fácil.
Mas vamos lá! O primeiro ponto aqui é focar um atendimento de qualidade! Isso faz toda a diferença e reforça aquela ideia de que é possível ampliar o negócio, sem necessariamente expandir o espaço físico.
Afinal, quando você consegue tornar o seu atendimento uma referência de qualidade, compromisso e transparência, a tendência é de criar uma relação mais próxima com esse cliente e o mesmo começar a indicar seus serviços a outros.
Como dicas práticas pra isso, busque sempre fazer orçamentos claros, aposte na boa apresentação, amplifique seus canais de contato com o cliente, tenha educação etc.
Se você ainda se pergunta “como ampliar minha oficina”, mas insiste em economizar com certos insumos, ao ponto de não tê-los disponíveis quando precisa, pode ser que já tenhamos uma resposta certa para o seu caso!
É simples! Economizar abrindo mão da qualidade só vai ajudar a afastar as oportunidades e, inclusive, pode até sair mais caro do que se imagina no final.
Portanto, conte sempre com fornecedores de confiança e utilize marcas de renome pra tudo, desde a sua lixa de polimento até a fita de proteção. Principalmente, trabalhe com base no custo-benefício desses materiais e não somente o preço, ok?
Ampliar o seu negócio pode estar associado à gama de serviços que você oferece atualmente. Por isso, estude e acompanhe tendências para saber o que os clientes buscam no mercado e como sua oficina pode aproveitar isso.
Seja pela oferta de novos serviços diretos, seja por meio de outras parcerias externas, é possível expandir seu negócio e agregar mais valor ao que seu estabelecimento oferece.
Não importa o tamanho de sua oficina, é possível usar tecnologias ao seu favor sempre. Isso vale desde a criação de páginas e perfis nas redes sociais, até aplicativos para ajudar na sua gestão.
Se ainda não tem ideias práticas de como usufruir dessas ferramentas, nós damos aquela forcinha. Por exemplo, crie calendários online para agendamento dos clientes, use o WhatsApp Business pra se comunicar, crie anúncios e postagens no Facebook e Instagram, elabore um site etc.
Organização e limpeza são dois fatores essenciais dentro de uma oficina ou funilaria. Aliás, os clientes estão cada vez mais exigentes quanto a esses quesitos no mercado. Portanto, não dá pra insistir naquela imagem de oficinas bagunçadas, sujas e com tudo espalhado.
Para ajudar com mais dicas práticas, a gente sugere, por exemplo, criar uniformes, investir em equipamentos profissionais, separar os espaços de atendimento e serviços, organizar os equipamentos em locais adequados, definir um controle de estoque, descartar corretamente os insumos utilizados, entre outros.
Fora isso, capriche também na imagem comercial da empresa, criando uma logomarca, realizando serviços de faxina e limpeza na loja, trabalhando com material de divulgação limpo e bem-feito etc.
Viu como o desafio de como expandir seu negócio pode ficar mais simples quando percebemos os pontos cruciais que agradam a clientela e que nos destacam da concorrência? Esses são apenas alguns exemplos do que você pode aplicar na sua gestão de oficina ou funilaria!
Conhecer a realidade do seu negócio antes de uma ampliação é muito importante, mas saber em quais detalhes investir e concentrar a sua atenção é a chave para que a nova realidade da sua oficina de funilaria seja realmente um sucesso!
E você, ainda se pergunta como expandir seu negócio de maneira eficiente? Aproveite para conferir 5 dicas essenciais para tornar a sua oficina de reparação um modelo de sucesso!