Máquina de polimento: quais os tipos e como escolher as mais adequadas para a sua oficina?

6 mins Pedro Nogueira Publicação: agosto 10, 2023 Atualização: agosto 10, 2023

O polimento é um processo que ajuda a conferir mais proteção à superfície do veículo, minimizando os efeitos do tempo e dos fenômenos da natureza.

Para conseguir os efeitos desejados, é necessário trabalhar com a politriz mais adequada. Porém, nem sempre a escolha pode ser simples.

Aproveite para saber mais sobre esse assunto! Leia nosso artigo e veja como escolher a melhor máquina de polimento para seu trabalho.

O que é máquina de polimento?

A máquina de polimento também é chamada de politriz, polideira ou polidora. É uma ferramenta elétrica formada por um disco giratório de baixa rotação. A velocidade menor  ajuda a fazer um polimento eficiente da superfície, alcançando camadas mais profundas.

O polimento é uma atividade delicada e, devido à baixa rotatividade da máquina de polir carros profissional, é possível se concentrar melhor no serviço, o que ajuda na promoção de resultados mais satisfatórios.

Outras características da politriz são sua leveza e seu manuseio simples, o que facilita a operação da máquina.

Para que serve a máquina de polimento?

A máquina para polir carros faz o polimento de superfícies com movimentos circulares. Ela serve, assim, para tirar arranhões da lataria de carros e para reparo de pintura automotiva, podendo ser usada em outras operações envolvendo veículos.

Os danos à pintura podem ser arranhões, manchas provocadas por pássaros ou árvores e outros. Também é preciso ficar atento à perda do brilho original da pintura, que é decorrente do tempo e da exposição à chuva e ao sol.

Esses trabalhos de polimento são feitos com a polidora e com os polidores abrasivos. Nem sempre o polimento é a melhor solução: pode ser necessária a repintura automotiva. Nesse caso, a máquina de polimento prepara o veículo para a nova operação.

Além de corrigir defeitos com a politriz, o profissional pode aplicar vitrificadores de pintura e ceras como prevenção contra danos futuros na superfície do carro.

Em geral, o polimento remove manchas e arranhões, lixando a camada de verniz danificada e fazendo um novo envernizamento.

Funções da politriz fora do setor automotivo

Além de sua utilidade para a indústria automotiva, a polidora pode ser usada para restaurar pedras naturais (granito, mármore), azulejos, porcelanatos.

É um equipamento também utilizado em marcenarias, principalmente para lixar madeira. Como contribui para um acabamento de boa qualidade, eliminando irregularidades, a máquina de polimento é valiosa para montar peças de artesanato, abaular bordas e outras finalidades.

Quais são os tipos de máquina de polimento?

Para escolher a máquina de polir carro mais adequada, é necessário, antes de tudo, conhecer os diferentes tipos disponíveis no mercado, as suas principais características.

Rotativa

A máquina de polimento rotativa apresenta um total de rotações por minuto (RPM) maior que os demais tipos, mantendo um giro uniforme em um ponto fixo.

Dessa forma, a máquina gera atrito localizado e muito eficiente para restaurar falhas acentuadas. Mas é necessário ficar atento, porque ela pode causar danos irreversíveis se não for corretamente manuseada.

O equipamento rotativo é mais robusto e potente, apresentando um peso maior. Exige mais habilidade da parte do profissional para evitar acidentes. O seu uso correto pode reduzir muito tempo na efetivação de qualquer atividade.

Orbital

O modelo orbital tem a cabeça de polimento oscilante, o que reduz os riscos de causar danos à pintura do veículo. O modelo orbital com duas cabeças se assemelha ao movimento de polir com ambas as mãos.

Roto-orbital

A máquina roto-orbital é uma combinação da politriz rotativa e da orbital. Assim, ela oferece rotação forçada para otimizar a correção da pintura na chapa de metal.

A roto-orbital realiza polimento oscilando em redor de um ponto fixo. Dessa forma, ainda que esse modelo corrija falhas com mais propriedade, aumentam-se os riscos de danos.

Esse tipo de politriz implica um trabalho mais cuidadoso e minucioso. Vale ressaltar que a roto-orbital é mais leve e versátil, exigindo pouco esforço e apresentando manuseio fácil.

Como escolher as mais adequadas?

Para escolher a melhor politriz, é necessário considerar alguns fatores, que vamos explorar nesta parte. Primeiramente, convém definir em quais atividades a máquina será usada, já que os tipos diferentes apresentam especificações técnicas diferentes.

Discos e acessórios

Também existem acessórios e discos recomendados a cada superfície que será polida. Importante lembrar que alguns modelos podem não aceitar determinados acessórios. Vejamos os mais usados:

  • discos de borracha;
  • alumínio;
  • lixas;
  • escovas;
  • metal;
  • tecidos;
  • espumas.

Tarefas leves x tarefas pesadas

Considere, também, que máquinas menores são indicadas para reparos pequenos. Considerando um profissional amador, vale a pena usar um modelo roto-orbital, pois ajudará no polimento automotivo para iniciantes.

Já para as tarefas mais pesadas, é necessário trabalhar com uma máquina de polir profissional, com discos de maior porte, com mais resistência e com funções de travamento e rotação. Entre essas tarefas pesadas, podemos citar o polimento de carga mais elevada ou o polimento contínuo.

Tempo

A diferença principal entre os tipos de máquinas de polimento é o tempo gasto para alcançar o resultado almejado.

Por exemplo, uma tarefa pode consumir 60 minutos se for realizada com a máquina rotativa, mas pode consumir um tempo bem maior com a roto-orbital.

Nível das deficiências

Para restaurar irregularidades muito acentuadas, todos os modelos são eficientes, principalmente os rotativo e roto-orbital.

Como vimos, é possível fazer o polimento com diversos tipos de máquina, cada uma se adequando tanto ao trabalho quanto ao profissional que vai manuseá-la. Para escolher, você deve avaliar bem suas necessidades.

Para encerrar este post, vamos ressaltar que, além dos diferentes tipos de máquina de polimento, há diversos acessórios, além do disco, que deve ser determinado corretamente. Em alguns casos, talvez seja uma boa ideia contar com mais de um tipo de máquina, pois, assim, sua oficina estará pronta para efetuar serviços de diferentes complexidades com eficiência, oferecendo ótimos resultados ao cliente.

E que tal, agora que já terminou a leitura de nosso post, conhecer alguns produtos de polimento de nossa loja virtual? Oferecemos boinas de espuma, boinas de lã, boinas de pele, ceras, polidores, massas de polir e outros. Venha conferir os materiais para polimento que nós oferecemos e aproveite para reabastecer sua oficina!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Fique por dentro das nossas novidades!