Presença feminina no mercado automotivo
Empatia, fidelização e diferencial competitivo: entenda a importância da presença feminina no mercado automotivo!
Você está procurando especialização profissional e serviços diferenciados para oferecer aos clientes? Então, esse é o momento de entender mais sobre a estética automotiva. Em constante ascensão, esse conceito é amplamente procurado por pessoas que desejam valorizar o seu veículo e, claro, deixá-lo com um aspecto sempre impecável.
E para conseguir se destacar nesse setor, é interessante entender quais são as técnicas, os produtos e, claro, os equipamentos utilizados neste trabalho e que podem ajudar a garantir resultados mais surpreendentes.
Caso você seja novo no setor e queira se aperfeiçoar, aproveite pra ler este texto e entender tudo sobre o assunto. A seguir a gente explica, de fato, o que é a estética automotiva, qual o público que está em busca desse serviço e quais os procedimentos mais usados para oferecê-la aos clientes. Não perca!
Atualmente, o mercado de automóveis é um dos que mais apresentam desvalorização após a compra. Basta sair da concessionária para que o valor investido não seja recuperado.
É por isso que os compradores apaixonados por carro estão sempre em busca de soluções para que o seu patrimônio possa ser valorizado mesmo com o passar do tempo, permitindo que todo o dinheiro gasto realmente valha a pena. É nesse momento que surge a estética automotiva.
No mercado, não faltam opções de serviços para conservar a máquina e deixá-la com uma ótima aparência por mais tempo. Podemos citar o polimento técnico, feito por um profissional e com uma entrega supercompleta.
No polimento técnico, por meio de um processo com etapas como corte, refino, lustro e proteção, o carro recupera todo o brilho da sua pintura, além de ser possível remover riscos e outras marcas, resgatando aquela aparência de novo que todo proprietário de veículo adora.
Existem outros tratamentos que também são aplicados no automóvel. Eles vão desde uma simples limpeza, passando por serviços estéticos, até outros cuidados que envolvem a manutenção profunda e sistêmica. Juntos, esses métodos são excelentes para estender a vida útil do carro e deixá-lo com aparência de novo. Bem interessante, não é mesmo?
Como a gente já falou, a estética automotiva tem crescido bastante no Brasil. Nesse segmento, existem diferentes tipos de clientes e vale a pena conhecê-los ao máximo para que o seu serviço seja ainda mais personalizado.
O primeiro grupo são daqueles clientes mais exigentes, que nunca estão satisfeitos e, vez ou outra, identificam alguma imperfeição para que seja feito um reparo automotivo. Ou seja, são pessoas que gostam de andar com um carro bonito o tempo todo.
Do outro lado, estão aqueles que não se apegam muito às aparências, mas, mesmo assim, investem em serviços pontuais que envolvem a estética automotiva. No geral, essas pessoas preferem fazer lavagens simples, mas mostram um grande potencial para adquirir serviços diferenciados — principalmente aqueles que são novos e com excelente custo-benefício.
De qualquer maneira, você, como profissional do mercado, deve estar sempre atualizado e observar o perfil do público. Assim, será possível saber quais os serviços que podem ser indicados e como melhorar o seu trabalho com o passar do tempo.
Uma forma de entender o perfil e o comportamento do consumidor é analisar alguns pontos básicos, como. Te contamos já quais são eles:
Fora a vitrificação, que já foi mencionada, podemos contar com outros métodos bem interessantes e que envolvem a estética automotiva. A seguir, listamos os principais deles e que merecem a sua atenção. Anote!
Temos aqui o polimento técnico, modalidade completa do serviço. A técnica tem como foco a remoção de arranhões e riscos que aparecem na superfície do veículo.
Ela também é ótima para proteger a pintura por mais tempo e fazer com que o carro fique com um visual brilhante e espelhado, especialmente, os modelos de cor escura. Diferente do clássico polimento, este é mais refinado e complexo — o que também influencia no preço final.
Aliás, e para garantir o tão desejado efeito de espelho, o profissional precisará utilizar alguns componentes específicos. A cera, o selante e o vitrificador estão nessa lista. Tudo dependerá do desejo do cliente.
A higienização interna é um procedimento completo, que retira as sujeiras difíceis de serem notadas, manchas, além dos germes, bactérias e demais microrganismos invisíveis que podem comprometer a saúde do motorista.
O ideal é investir no serviço uma vez por semestre ou menos, caso o veículo seja muito utilizado pelo cliente. No processo, o profissional deve retirar o estepe e bancos e analisar com cuidado o teto, o chão, o porta-malas e todo o resto do automóvel.
Também destacamos que esse processo pode ser feito por partes, como quando o cliente decide realizar a higienização somente dos bancos, das peças plásticas, do teto e por aí em diante. Ao longo desse tratamento, o profissional ainda deverá utilizar uma série de produtos especiais dependendo do local que será limpo, como limpadores de estofado, hidratante de couro, silicone para painel e o bom e velho limpa vidros.
Quando falamos em estética automotiva, também precisamos destacar a higienização do ar-condicionado. Ignorado por muitos motoristas, esse procedimento é superimportante, já que previne o surgimento de diversas doenças que podem prejudicar a saúde de quem usa no dia a dia o veículo.
O ar-condicionado costuma acumular muita sujeira em seu interior, principalmente fungos e bactérias, o que pode gerar alergias e até problemas respiratórios mais graves. E outra: a ausência da higienização consegue obstruir os tubos da câmara de refrigeração e provocar a queima dos compressores e demais elementos necessários para o desempenho do carro.
A dica é realizar o processo regularmente ou sempre que aparecer aquele cheiro forte nas saídas de ar. Na oficina de funilaria e pintura, os especialistas devem fazer a troca do filtro de ar e eliminar ao máximo qualquer impureza.
Com a leitura deste conteúdo, temos certeza de que você entendeu a importância da estética automotiva. Em uma oficina, esses serviços são grandes aliados na fidelização e ajudam demais na satisfação de seus clientes.
Por isso, procure sempre se especializar e aprimorar os seus conhecimentos sobre cada uma das técnicas disponíveis. Assim, o seu cliente se sentirá muito mais seguro e com certeza voltará a contratar o seu trabalho.
E não esqueça: se você quer oferecer um atendimento “de primeira”, é importante também trabalhar com equipamentos e produtos de alta qualidade. Somente assim os seus serviços poderão oferecer longa durabilidade, além de um resultado impecável e imediato.
Gostou da ideia? Caso não saiba onde comprar os melhores produtos do mercado e se destacar em meio aos concorrentes na área de estética automotiva, aproveite e conheça o portfólio da Norton. Trabalhamos com equipamentos para diferentes necessidades e especialidades, como lixas, massas de polir, compostos polidores, boinas, fitas de mascaramento e toda a linha de produtos para estética automotiva e cuidados com o carro que você precisa.