Como suas paredes internas podem ficar lisas e sem rachaduras por anos? A resposta está na massa acrílica. Basta preparar sua parede com esse produto, aplicando-o corretamente antes de pintá-las e pronto! Suas paredes estão perfeitamente niveladas e prontas para serem pintadas.

Essa solução de economia de tempo e custo-benefício foi criada para aumentar a vida útil das camadas de tinta e fazer com que as paredes internas e superfícies de madeira permaneçam novas e sem amassados ​​por anos.

Dito isto, entenda neste post para que serve massa acrílica e saiba como aplicar.

Partindo do princípio, o que é massa acrílica?

Massa acrílica é uma camada de revestimento de parede. Ou seja, é uma subcamada antes da tinta, feita à base de resina acrílica modificada, água, hidrocarbonetos, entre outros. Sendo bastante resistente a corrosões e variações de pH, conta com uma consistência semelhante à manteiga o que facilita muito na hora de aplicar na parede.

É feita com tecnologia avançada e contém ligantes acrílicos especiais que preenchem os amassados ​​e buracos nas superfícies, tornando-as lisas e excepcionalmente brancas. Quando a tinta é aplicada nas paredes revestidas com massa, o resultado é uma aparência rica e impecável.

Essa massa de parede pode ser aplicada em superfícies interiores e de madeira. Assim, o produto pode ser usado em paredes rebocadas, concreto, alvenaria e amianto. Por se tratar de subcapa, a massa acrílica costuma estar disponível apenas na cor branca, porém é facilmente colorida com a aplicação de tinta nas camadas superiores.

Quais as vantagens da massa acrílica?

Sendo sinônimo de qualidade de trabalho, quando falamos de vantagens referente ao uso da massa acrílica no revestimento de sua parede, estamos literalmente falando de uma centena de pontos. Mas, como tempo é dinheiro, separamos apenas 8 para apresentar para você:

  1. tem plasticidade — a plasticidade do material permite criar um revestimento que não sofre tanto com as diferenças de temperatura, com o impacto do vento a longo prazo, resistindo bem a essas e outras nuances. Desse modo, a massa acrílica não costuma rachar quando bem aplicada;
  2. é impermeável — a característica repelente à água desse material gera uma camada de proteção contra umidade, mofo e apodrecimento;
  3. é de fácil aplicação — trabalhar com massa acrílica não representa nenhuma dificuldade, pois uma massa elástica homogênea é facilmente aplicada em qualquer superfície com uma espátula;
  4. oferece secagem rápida — outra vantagem da massa acrílica é o pouco tempo de endurecimento. Isso se traduz em maior agilidade e eficiência do trabalho, sendo necessário cerca de uma hora para secar completamente;
  5. não requer ferramentas diferentes das habituais — não é necessária nenhuma habilidade adicional nem ferramentas com as quais você já costuma trabalhar. Basta ler atentamente as instruções de uso antes de iniciar o trabalho;
  6. pode ser usada na texturização — a superfície da massa acrílica pode ser usada como decoração e depois de endurecida, pode ser polida com lixa comum;
  7. fornece conforto térmico — a massa acrílica fornece isolamento térmico do ambiente onde é utilizada, além disso, não queima e é considerada um material seguro em caso de incêndio;
  8. é sustentável — o uso de misturas acrílicas no interior das instalações residenciais é proporcionado pela ecologia da massa e sua incapacidade de alocar substâncias nocivas no espaço circundante.

Onde posso usar a massa acrílica?

Por mais que seu uso seja bastante abrangente, sendo permitido o uso em diversos ambientes, seus custos não são os mais baratos em uma construção. Por isso, é comumente utilizado apenas em algumas áreas.

Como já falamos, a massa acrílica tem excelente resistência à umidade e, por essa razão, muitos construtores dão preferência para seu uso em áreas molhadas, como cozinha, área de serviço e banheiros. Porém nada impede que se utilize em quartos e salas — pelo contrário, o aspecto da parede fica muito profissional e de alta qualidade.

Seu uso também é muito comum em fachadas de prédios, casas e escolas, dando um aspecto de acabamento de primeira à obra.

Qual a diferença entre massa acrílica e massa corrida?

Quando falamos de massa corrida, comumente chamadas de PVA, falamos de um material que tem excelente adesão a diversos materiais de construção, ao mesmo tempo que são fáceis de usar e são bastante acessíveis. A massa à base de PVA tem uma fração fina que confere ao revestimento uma superfície perfeitamente lisa.

Portanto, é ótima para pintar paredes ou colar papel de parede fino e têxtil. É universal, portanto, é amplamente utilizado. Outro ponto importante: as paredes tratadas têm uma cor excepcionalmente branca, o que permite o uso de tons claros de materiais na decoração decorativa.

Porém, totalmente diferente do que já explicamos aqui sobre a massa acrílica, a massa corrida não tem características como impermeabilidade, não sendo recomendado o uso em ambientes externos ou áreas úmidas, pois, caso use, as chances de mofo e infiltrações serão altas.

Como aplicar massa acrílica?

Por mais que seja altamente recomendado a contratação de profissionais competentes no assunto, a massa acrílica tem aplicação de extrema facilidade, sendo qualquer pessoa capaz de executar essa função.

São necessárias apenas algumas orientações para aplicação da massa acrílica. A seguir, confira quais são elas.

Separe os materiais

Antes de mais nada, tenha noção de tudo o que você vai utilizar nesta etapa do processamento. Lixa, desempenadeira, óculos de proteção, lixas, máscaras, limas e esponjas abrasivas. Tudo. Não só nessa etapa da obra, mas em todas as outras também, ter todos os materiais necessários para execução ao seu redor é sinônimo de economia de tempo e maximização de eficiência.

Em relação à massa acrílica, seu tempo de secagem é rápido, como já falamos. Caso seja necessário buscar ferramentas ou ainda sair para comprá-las após o início da execução pode significar a perda de um dia de trabalho ou do material que foi utilizado previamente.

Prepare o ambiente e a superfície

Isole bem as áreas que você não quer que a massa acrílica atinja, como pisos, rodapés, disjuntores entre outros. A utilização de fitas crepe nesse caso é um poderoso aliado no acabamento dos ambientes, proporcionando um resultado final muito mais profissional, harmônico e de primeira qualidade. Investir em capas protetoras pode ajudar muito nessa etapa.

Lembre-se do tempo de cura do cimento. Você não pode aplicar a massa assim que assentar o reboco na parede. Não há como fazer isso, cada coisa no seu tempo. Respeite o tempo de cura do reboco, que dura, em média, 28 dias.

Após esperar o tempo ideal, se necessário, é hora de lixar bem a superfície que você pretende trabalhar. A massa acrílica deve ser aplicada em pequenas, finas e uniformes camadas para um bom assentamento e melhor resultado final. Para isso, imperfeições na parede vão na contramão do que se espera da massa acrílica. Então, caprichar no lixamento da superfície é extremamente necessário.

Após lixar bem, será necessário passar um pano, de preferência levemente umedecido para retirar poeiras e partículas que o processo de lixamento gerar, e aí podemos começar a passar a massa acrílica.

Preparando a massa acrílica

Antes de aplicá-la na parede, a massa acrílica precisa ser homogeneizada, apresentando uma consistência de manteiga ou pomada. Normalmente, ela é comercializada pronta para uso, porém, caso a massa esteja muito seca ou endurecida, você pode adicionar um pouco de água e homogeneizar novamente para que atinja a consistência desejada.

Passando a massa

A massa acrílica precisa ser passada em camadas finas, uniformes e constante para um melhor aspecto visual da sua área trabalhada. Lembre-se, essa é a parte de acabamento de uma obra, então, precisa ter um esmero condizente com tal momento.

Não tenha pressa para executar esse serviço. Por mais que a massa acrílica tenha secagem em cerca de uma hora, é tempo mais que suficiente para preparar e trabalhar bem uma área. Caso julgue que o tempo de uma hora é curto, pense na possibilidade de subdividir a área de trabalho para um acabamento ideal e perfeito para a estética do ambiente que você está preparando.

Caso seja necessário, e às vezes é, repasse a massa acrílica, dando mais uma camada à parede. Isso pode garantir um isolamento de impermeabilidade e uma plasticidade ainda maior para sua parede, o que gera ainda mais conforto e qualidade para um resultado final.

Não é preciso espalhar a massa acrílica como fazemos com a tinta, uma vez que, ao alisarmos com a desempenadeira, ela se espalha com facilidade pela superfície desejada. O ideal é que a camada fique fina. Porém, se ficar fina demais, pode não cobrir todas as irregularidades da parede, impedindo que seu acabamento fique conforme o esperado.

Deixar o ambiente iluminado ajuda a observar as imperfeições que podem passar despercebidas. Por isso, recomenda-se que essa etapa da construção seja executada durante o dia, para que a luz do sol ajude a clarear o ambiente.

Agora que você já sabe para que serve a massa acrílica, não deixe de seguir as dicas deste post. Afinal, ela representa conforto e qualidade para o ambiente e tudo isso aliado a um padrão alto de beleza e satisfação. Assim, você garantirá um trabalho de excelência e a satisfação dos seus clientes! 

Quer saber mais sobre como fazer uma pintura perfeita? Então, não deixe de ler nosso post no qual falamos sobre rachaduras na parede.

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Como lidar com veículos de luxo e oferecer serviços de alta qualidade?

agosto 16, 2023
Close