O trabalho é de funilaria? Você sabe qual a melhor escolha, lixa a seco ou d’água?
Sabia que a lixa a seco e a lixa d’água devem ser usadas em situações diferentes? Confira este post para saber como isso funciona.
O portfólio de serviços está para o profissional autônomo assim como o currículo para quem procura um emprego. Ou seja, para conseguir novas e melhores oportunidades, é importante que o portfólio seja tratado com prioridade, dada a sua relevância para quem atua no setor de serviços.
Mas não basta ter um, pois alguns cuidados são necessários e há informações que devem ser destacadas. Um bom portfólio faz toda a diferença no momento da contratação, sendo a sua vitrine para potenciais clientes, que por meio dele poderão conhecer as técnicas que você domina e os resultados dos seus trabalhos.
Quer saber mais sobre o portfólio de serviços? Continue a leitura para entender a importância e como montar um!
É um registro de trabalhos realizados, uma espécie de catálogo no qual você expõe o resultado de seus principais serviços, com o intuito de fortalecer sua presença no mercado. Basicamente, ele serve para que a contratação não seja feita às cegas, e sim com uma base daquilo que poderá ser realizado pelo profissional.
Quanto antes você começar a registrar os seus serviços para colocá-los em um portfólio, melhor, mesmo que você esteja no início de sua carreira. No setor de construção civil, há quem invista em um portfólio desde quando ainda é estudante, como engenheiros e arquitetos.
Se o portfólio mostrar a evolução do seu trabalho, não há o que temer. É super normal que a qualidade aumente ao longo do tempo, tanto pela tecnologia dos equipamentos utilizados para registrar os serviços quanto pela sua evolução.
Já falamos sobre a relação com o currículo, mas também é possível comparar o portfólio com a vitrine de uma loja, que, de acordo com a sua organização e modelos expostos, consegue chamar a atenção do cliente, ou não. O ideal é que ele consiga atingir o objetivo, que é aproximar o profissional dos potenciais clientes.
Mesmo que existam outras estratégias que você possa utilizar para impulsionar o seu serviço, o portfólio deve se somar a elas para que as suas chances de transformar eventuais interessados em clientes aumentem. Assim como procuramos vídeos demonstrativos e avaliações antes de comprar um produto, quem contrata sempre quer ter uma ideia dos trabalhos já executados por você.
Quem deseja uma agenda cheia de clientes, e que seja rentável, deve investir em um bom portfólio. Afinal, a demanda é um dos maiores desafios do profissional autônomo, além de conseguir se manter trabalhando para alcançar a estabilidade financeira.
Você já sabe o que é o portfólio e conhece sua a importância, mas, como montar um, na prática? Essa é a pergunta que responderemos a seguir!
Hoje em dia uma das melhores formas de se conseguir contratantes é por meio dos canais virtuais, e há sites dedicados a hospedar o portfólio de profissionais. Alguns cobram mensalidade e outros oferecem o serviço grátis.
Nesse caso, é legal avaliar se o investimento vale a pena e buscar opiniões de outras pessoas que já utilizam o serviço. Assim, você saberá quais opções oferecerão o melhor retorno. Mas não basta conhecer o potencial da plataforma. Também é importante que você saiba utilizar as ferramentas disponibilizadas por ela, para que sua experiência seja completa e você consiga fechar os trabalhos da forma ideal.
Tenha uma versão do seu portfólio em PDF, que é o formato mais adequado para se manter arquivos que misturam textos com imagens. Com ele, você poderá enviar uma cópia para contratantes que souberam do seu trabalho de outras formas — a exemplo do bom marketing boca a boca — e também poderá imprimi-lo sempre que precisar, para ter uma versão em formato físico.
Ter o formato físico é importante para que você o acesse facilmente. Em ocasiões nas quais a conexão com a internet for ruim ou inexistente, você poderá mostrá-lo ao seu contratante em uma reunião na qual ambos discutem os detalhes da contratação, como as cores a serem utilizadas, por exemplo.
A organização é um atributo que você como profissional deve valorizar, pois, revela a sua forma de trabalhar. Nesse caso, o seu portfólio também deve ser organizado, e colocar um índice que separe os tipos de serviços é uma boa pedida.
Por exemplo, separe serviços realizados em imóveis residenciais e comerciais, pinturas em ambientes externos e internos, e até mesmo as áreas da casa em que os trabalhos foram realizados. Dessa forma, o seu contratante poderá ir direto ao tipo de serviço que ele deseja para ver o resultado.
A cronologia também deve ser considerada. Ou seja, uma boa dica é organizar os trabalhos dos mais antigos para os mais recentes. Como já mencionado, isso poderá até mesmo mostrar a sua evolução profissional e a sua vontade de sempre melhorar o seu trabalho. Você também pode apontar os valores dos serviços feitos, para que o cliente tenha uma ideia sobre o orçamento da pintura que pretende realizar em seu imóvel.
O bom profissional não é apenas aquele que utiliza a melhor técnica para a realização do seu trabalho, mas também o que escolhe os melhores materiais disponíveis no mercado. Essa escolha facilitará o processo de pintura e fará com que os resultados sejam excelentes e agradem seus clientes.
A durabilidade dos materiais também é diferente quando se escolhe marcas renomadas, e isso vale desde a lixa utilizada para preparar a parede até a tinta que será aplicada. Afinal, não vale a pena dominar as técnicas do serviço e sofrer com materiais que não funcionam corretamente ou tinturas que em pouco tempo desbotam.
O tipo de material com o qual você trabalha é uma das informações que deve constar do seu portfólio de serviços. Eles também ajudam a construir a sua autoridade no mercado, e mostram a seriedade com a qual é realizado o seu trabalho.
Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário e nos conte como o seu portfólio tem ajudado você ou se pretende fazer um!