Para quem trabalha com funilaria e recuperação de automóveis, provavelmente já deve ter parado para pensar como cada peça daquela, em especial, as de plástico, são produzidas pelas montadoras, certo? Bom, esse tipo de produção de faz a partir do chamado processo de extrusão.

Esse processo é feito por meio de equipamentos específicos como a máquina que leva um nome semelhante: a extrusora. Se você chegou até aqui é porque tem interesse em conhecer um pouco mais sobre este processo!

Então, descubra como ele funciona na prática e qual o seu papel na confecção e produção de peças automotivas que você certamente lida no dia a dia em sua oficina. Nós preparamos um post completo e bem didático para você ficar por dentro do assunto. Boa leitura! 

O que é o processo de extrusão? 

Começando pelo significado conceitual, extrudar direciona para a ideia de forçar a passagem de algum material por meio de um orifício. Dessa forma, na indústria como um todo, o processo de extrusão de um material é usado para gerar forma a ele e lhe conceder diferentes características

No setor automotivo automobilístico que é o foco de nosso texto —, a extrusão se refere a um processo de conformação mecânica ou plástica de materiais, assim como a trefilação, estampagem ou laminação (outras terminologias comumente associadas aos metais). 

Em outras palavras, o processo de extrusão é o que vai gerar e definir o formato de peças que, posteriormente, serão utilizadas na composição do veículo

Como funciona o processo de extrusão na prática? 

Dentro do processo de extrusão na indústria automobilística, a peça é conformada por uma ação combinada de tensões — tração e compressão —, porém, o que faz com que a peça ganhe o formato desejado é justamente a resistência imposta pela matriz durante a passagem da peça pelo orifício. 

Dessa forma, podemos dizer que o processo de extrusão vai definir onde a força predominante é a compressão indireta. 

Na prática, a extrusão é um processo muito comum e que faz parte da linha de produção de diferentes peças, tais como filmes plásticos, barra, chapas e peças de metal em geral. 

O que é e o que faz uma extrusora? 

De uma forma resumida, o principal componente de um processo de extrusão é a chamada prensa hidráulica, ou mais popularmente na indústria: máquina extrusora

Na prática, é este equipamento que irá pressionar a passagem do material pela matriz e controlar o seu direcionamento e a velocidade de extrusão durante o processo. 

As máquinas extrusoras mais comuns nas indústrias em geral são horizontais, mas também existem alguns modelos específicos que realizam a diminuição do perfil externo do material gradativamente, por estágios. 

Quais tipos de processo de extrusão existem? 

O processo de extrusão pode ser realizado de diferentes formas e por meios distintos de reações químicas. Veja alguns exemplos a seguir.

Extrusão direta 

O processo de extrusão direta de metais, por exemplo, é quando o material é pressionado pela prensa a passar pela matriz, ocasionando assim um grande atrito. Ou seja, trata-se de um método de alto impacto

Uma variação do processo direto de extrusão é a chamada extrusão vertical, no qual a direção da passagem do material gera um ângulo reto com a direção da força exercida pelo êmbolo. 

Extrusão indireta 

Este processo de extrusão muito praticado na elaboração de peças na indústria em geral, incluindo a automotiva, é o chamado indireto. 

Neste caso, o insumo (plástico ou metal) se mantém fixo, enquanto a matriz é deslocada em direção a ele, acarretando assim na formação e desenho da peça. 

Ao contrário do método anterior, este processo de extrusão não suporta a aplicação de grandes pressões

Extrusão hidrostática 

Outro modelo de processo de extrusão é o conhecido como extrusão hidrostática. 

Ele foi criado nos anos 50 e, com o tempo, se aperfeiçoou para o processo fluido a fluido. 

Tal método consiste na extrusão, mas sem haver contato do material com a superfície da câmara. Ou seja, o processo acaba por reduzir os atritos gerados

Assim, o material é alocado em uma câmara mais larga que ele, e com um fluido de lubrificação. Em seguida, ele é pressionado em direção à matriz através de uma pressão hidrostática, dando forma à peça final. 

Extrusão a quente e a frio 

Por fim, outros processos de extrusão conhecidos na indústria são os chamados: a quente e a frio. 

No primeiro caso, a quente, o processo se torna mais prático durante a conformação das peças por conta de o material estar mais maleável

No entanto, por outro lado, a extrusão a frio garante melhores acabamentos e elimina a oxidação do material

Como a extrusão ocorre na fabricação de peças automotivas e funilaria? 

O processo de extrusão está presente em diferentes partes da indústria automotiva e tem ligação direta com o trabalho de funilaria, desde a criação e moldagem de peças plásticas e em metais do veículo, até, por exemplo, na confecção de algumas lixas e abrasivos

Por exemplo, os grãos abrasivos oriundos do óxido de alumínio em forma de gel (alumina levigada) são tratados para formar uma espécie de pasta, que por sua vez, é composta de partículas de cristais quase imperceptíveis ao olho humano.  

Essa mesma pasta precisa ser submetida a um processo de extrusão e sintetização para, finalmente, formar os grãos da lixa que você vai usar no polimento, por exemplo. 

A grande diferença em relação aos grãos comuns, oriundos de um processo de simples fusão, é que eles compõem um único cristal de óxido de alumínio. 

Já os abrasivos que têm grãos oriundos de um processo de extrusão aglomeram bilhões de micro cristais, o que garante maior friabilidade nos procedimentos de lixamento e tratamento de superfícies. 

Por isso, mesmo que todo esse processo de extrusão seja complicado para o entendimento, o que importa é que, peças e abrasivos que passaram por este procedimento, tendem a ter uma qualidade e despenho muito superiores a outros métodos. 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o processo de extrusão e qual seriam as suas ligações com a indústria automotiva e com a funilaria. E como bem vimos, muito mais importante de que saber como funciona o processo em si, é sempre mais válido reconhecer que os materiais e peças que você utiliza na sua oficina podem trazer resultados muito superiores pelo fato de terem um dia passado por tal procedimento. 

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras dicas e assuntos semelhantes? Então, corre lá no Instagram, Facebook e YouTube e siga as nossas páginas e perfis para ficar por dentro dos conteúdos. Até a próxima! 

 

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Material de construção: o kit completo que todo pedreiro precisa ter

junho 23, 2022
Close