6 dicas de planejamento de compras para distribuidoras de abrasivos

6 dicas de planejamento de compras para distribuidoras de abrasivos

6 mins Pedro Nogueira Publicação: novembro 26, 2024 Atualização: novembro 20, 2024

Organizar o planejamento de compras é o primeiro passo para evitar que itens permaneçam encalhados no estoque e que o capital fique imobilizado. A decisão sobre quais produtos devem compor o catálogo da distribuidora envolve uma avaliação cuidadosa, considerando a demanda do mercado, o ciclo de reposição e as tendências de consumo.

A análise de dados sobre o perfil dos clientes e a sazonalidade também contribui para alinhar as escolhas às necessidades reais. Para entender quais aspectos considerar nas próximas compras da distribuidora, siga a leitura e confira algumas práticas para implementar imediatamente!

Qual é a importância do planejamento de compras?

A gestão de compras para distribuidoras de abrasivos é fundamental, pois permite atender às demandas dos clientes e maximizar a lucratividade da empresa ao manter os estoques em um nível adequado.

Por meio de um bom plano, ainda é possível identificar oportunidades de compras que reduzam os custos do negócio. Isso porque se torna possível aumentar a quantidade adquirida e negociar melhores condições de preços e prazos.

Além disso, com boas práticas e uso de dados, os gestores da empresa tomam decisões otimizadas. A partir desse cenário, as chances de alcançar as metas de crescimento da distribuidora são maiores.

Como planejar as compras na distribuidora de abrasivos?

Fazer um planejamento de compras eficiente é indispensável para que a empresa se mantenha sustentável e lucrativa. Para colocar esse plano de ação em prática, existem diversas ações praticamente obrigatórias. A seguir, listamos as principais. Confira!

1. Analise a demanda

Avaliar a demanda da distribuidora de abrasivos é importante para entender os períodos de vendas mais altas e mais baixas. A partir disso, você pode fazer ajustes no planejamento de suprimentos para evitar estoques altos que geram custos elevados.

Para colocar essa etapa em prática, use o histórico de vendas, dados de mercado e tendências para os setores que você atende. Essas informações serão fundamentais para fazer uma previsão de demanda e, com ela, ajustar o planejamento de compras.

2. Monitore a concorrência

Essa é outra prática indicada para distribuidoras que desejam ter sucesso no mercado de abrasivos. Imagine, por exemplo, que os concorrentes estão oferecendo produtos de qualidade superior aos seus e, com isso, os consumidores estão preferindo fazer compras em outros locais.

Essa realidade demanda um novo planejamento, para encontrar fornecedores com abrasivos de alta performance que ajudem a fidelizar os clientes. Para entender os passos das outras distribuidoras, é válido fazer uma pesquisa de mercado e observar o feedback dos consumidores.

3. Defina metas de compras

As metas são muito importantes para direcionar os esforços e fazer compras estratégicas para a distribuidora de abrasivos. Para isso, usar a metodologia SMART para ter objetivos como “aumentar a demanda por lixas em 20% no próximo trimestre” é importante para vender mais e ajustar as compras.

Esse tipo de ação deve ser feito com periodicidade. Para isso, vale pensar no que a empresa quer alcançar no curto, médio e longo prazo, estabelecendo metas e um plano de ação para atingir cada objetivo.

4. Identifique e acompanhe indicadores-chave

O acompanhamento dos dados e métricas vai permitir a realização de ajustes apropriados, que serão relevantes para colocar a distribuidora no caminho de atingir as metas estabelecidas. Para isso, deve-se incorporar no planejamento indicadores:

  • financeiros — eles ajudam a entender se a distribuidora está com uma boa saúde financeira para ter sustentabilidade. Aqui, você pode usar margem de lucro, retorno sobre investimento (ROI) e outros;
  • estoque — ajudam a manter o estoque em um nível adequado visando evitar custos elevados. Entre os principais que podem ser usados estão o giro de estoque e a taxa de rupturas;
  • fornecedores — métricas para avaliar os parceiros comerciais também são imprescindíveis. Nesse sentido, indicadores como tempo de entrega, qualidade de produto e cumprimento de prazos podem ser úteis.

5. Cuide da seleção de fornecedores

Para que as métricas usadas para avaliar os fornecedores apontem sempre para bons resultados, é importante selecionar parceiros comerciais de confiança. Por isso, faça uma busca cuidadosa, observando qualidade, preços e condições de entrega.

Também é necessário observar a reputação da empresa em redes sociais e sites a fim de encontrar produtos de qualidade e eficiência no processo de fornecimento. Caso contrário, as chances dos clientes da distribuidora ficarem insatisfeitos aumentam.

A partir dessa seleção, use os indicadores mencionados e mais alguns outros para avaliar continuamente o desempenho dos fornecedores. Esse cuidado evita queda na qualidade da parceria.

6. Faça o controle do estoque

O planejamento de compras e estoques andam juntos na empresa, por isso, é fundamental ter atenção ao armazém da distribuidora. Um controle adequado evita faltas ou excessos, permitindo aquisições planejadas para atender às demandas dos consumidores e alcançar uma boa lucratividade.

Uma boa ação é contar com um sistema de gestão, já que ele permite fazer o rastreamento em tempo real. Com isso, você tem uma visão mais clara das necessidades da empresa e gerência as entradas e saídas com maior efetividade.

Outra atitude que pode auxiliar na estratégia de compras é a realização de auditorias constantes. Elas servem para contar os itens e garantir que os registros estejam alinhados com a realidade. Além disso, são úteis para identificar problemas como roubos ou perdas de materiais.

Quais os diferenciais dos produtos Norton?

Ao escolher efetuar uma parceria com a Norton, a sua distribuidora contará com produtos de tecnologia de ponta que ajudarão a otimizar o planejamento de abastecimento. Isso significa que seus clientes terão soluções duráveis e ideais para desenvolver seus projetos. Consequentemente, tendem a ficar satisfeitos e se fidelizar à distribuidora.

Além disso, a Norton oferece uma variedade de lixas, discos de corte, mantas abrasivas e outras soluções que vão ajudar a sua distribuidora a atender clientes dos mais variados setores.

Ao entender como fazer um bom planejamento de compras, a distribuidora de abrasivos sai na frente dos concorrentes e pode aumentar a lucratividade ao longo do tempo. Além disso, ao aplicar nossas dicas, você reduz custos e aproveita todos os benefícios que listamos ao longo deste texto.

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