Seja qual for a área de atuação, é importante ficar por dentro de algumas estratégias sobre como conquistar mais clientes, principalmente com tanta disputa no mercado. No setor de pintura, isso é ainda mais importante. Porém, é preciso considerar que se trata de um serviço, o que gera certas diferenças.

Portanto, diferentemente de um produto, em que um cliente tem a possibilidade de observar o item de perto, avaliar, entender o seu funcionamento etc., esse tipo de serviço precisa ter um atendimento diferenciado para que a pessoa tenha confiança e queira contratar um profissional.

Por isso, elaboramos este material baseado na entrevista de Douglas de Assis, administrador e fundador da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais. Continue a leitura e aprenda algumas dicas para atrair e fidelizar seus clientes. Confira!

Importância de criar estratégias de atração de clientes

Primeiramente, é importante entendermos a importância de criar estratégias voltadas para como conquistar mais clientes. De acordo com Douglas, um dos principais fatores diz respeito à possibilidade de ter um foco de público.

Quando se é pintor profissional, provavelmente existe um estilo de trabalhar da sua preferência. Além disso, é provável que exista um prazo predeterminado com o qual está acostumado a suprir suas demandas, uma vez que é esse período que garante a qualidade do serviço e entregas mais efetivas.

Por outro lado, se lida com poucos clientes, dificilmente tem a oportunidade de escolher trabalhos que se encaixem ao seu estilo. E se pegar um serviço mais apressado, precisará cumprir com um prazo muito menor apenas para não perder aquela oportunidade.

Contudo, quando há estratégias de sucesso para a atração de clientes, pode-se dedicar um foco maior aos serviços escolhidos. Além disso, tem a oportunidade de contar com um perfil específico de público, trazendo mais originalidade para o seu trabalho e um estilo próprio, de modo que a sua marca seja reconhecida pelas pessoas.

Carteira sólida

Além de estabelecer estratégias para a atração de clientes, também é importante ter uma carteira mais sólida. Conforme abordamos na introdução, a pintura é um serviço que exige credibilidade por parte do profissional, pois, diferentemente do produto, o consumidor não vê o resultado antes de fechar negócio.

Com uma carteira sólida de clientes, você evita retrabalho. Afinal, quem conhece os seus serviços e retorna sabe a qualidade do que é oferecido. Se essa pessoa indicar o seu nome para amigos e conhecidos, o famoso marketing boca a boca, o novo cliente terá muito mais informações a respeito da sua reputação, sem a necessidade de tanta argumentação para o convencimento.

Dicas para conquistar novos clientes

Agora que já sabe a importância de investir nas estratégias de atrair mais clientes, chegou o momento de aprender algumas dicas para que você possa atrair novos públicos com mais eficiência. Confira abaixo algumas das principais!

1. Entender sobre gestão

Mesmo sendo um pintor autônomo, é importante entender alguns aspectos de gestão. A partir de boas práticas do mercado, é possível compreender como fazer o negócio andar, quais são as melhores práticas de precificação, o que é preciso fazer para divulgar bem os seus serviços, a importância de definir metas para o seu trabalho, além, claro, da gestão financeira.

Entender sobre essa área permite ter plena noção sobre:

  • como fazer o controle de contas a receber;
  • quais são os impostos que é preciso pagar e qual regime jurídico adotar (avaliar se vale mais a pena ser um Microempreendedor Individual ou Microempresa, por exemplo);
  • quais são os materiais necessários que precisa ter;
  • se é preciso ter funcionários para um serviço, entre outros pontos.

Para a atração de clientes, as técnicas de atendimento e de divulgação ganham destaque. Você terá um entendimento sobre o perfil de seu público e, assim, elaborar as estratégias certas.

2. Conhecer técnicas de vendas

Um pintor que deseja se destacar no mercado deve conhecer algumas técnicas de vendas, de persuasão e de convencimento. Afinal, é por meio desse contato que o cliente terá confiança para fechar um serviço, aumentando a sua carteira.

Para vender com mais efetividade, indicamos que foque nos benefícios que o seu trabalho oferece. Depois de concluir alguns serviços, quais foram os pontos destacados pelo seu público? Pode ser a qualidade final, o atendimento diferenciado, o preço, o prazo, entre outros.

Independentemente de qual seja, utilize esses argumentos para que outras pessoas também queiram contratar seus talentos.

3. Analisar os diferentes tipos de clientes

Existem diferentes tipos de clientes e maneiras específicas de lidar com cada um deles. Pense em uma pessoa mais indecisa, por exemplo. Quais são as melhores estratégias para contornar as objeções que ela tem para não fechar o negócio?

Um cliente que chegou por indicação precisa de muito menos argumentações que aquele que veio por meio de uma divulgação. E o atendimento de quem já conhece o seu trabalho também é mais facilitado.

Sendo assim, não existe uma receita de bolo. É preciso avaliar caso a caso e adaptar o seu discurso segundo a pessoa interessada nos seus serviços. Quanto mais informações tiver, mais fácil será conversar e convencer o público.

4. Olhar para o cliente

Um dos principais erros cometidos por pintores que prejudicam a atração de clientes é não analisar a necessidade de cada pessoa. Douglas destaca um fato interessante: “quando você entra em uma loja, vai ficar por ali alguns minutos (no máximo algumas horas) e comprar o produto. O relacionamento do pintor com o cliente é diferente: em alguns casos, o contato pode durar até mesmo meses.

Por isso, entenda quem é a pessoa, se coloque no lugar dela sempre, tendo empatia pelo que ela deseja enquanto serviço, e sempre seja flexível na forma de lidar com diferentes tipos de clientes.

5. Investir na fidelização

Por fim, não deixe de investir na fidelização. Algumas ações interessantes trazidas por Douglas são:

  • realizar práticas de pós-vendas, como acompanhamento da obra, perguntar sobre a qualidade final e oferecer retoques;
  • oferecer meios de atendimento digital é interessante para lidar com gerações mais novas;
  • fazer ações de aniversário com os clientes, enviando um brinde nessa data, por exemplo;
  • encaminhar uma mensagem ou uma lembrança quando a obra fizer um ano de conclusão;

O que achou de conhecer um pouco mais sobre as estratégias de como conquistar mais clientes? Como vimos, são ações simples que farão toda a diferença para que você se torne um profissional mais completo e consiga ter resultados mais efetivos.

Não se esqueça de absorver o máximo de informações do seu público para ajustar suas estratégias conforme a necessidade. Dessa forma, eles se sentirão mais bem atendidos e você certamente será chamado para outros projetos.

Se deseja contar com um material para fazer o orçamento do seu trabalho mais efetivo, continue no blog e confira uma planilha que elaboramos! Assim, conquistar novos clientes ficará mais fácil ainda!

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