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Quando você é um pedreiro empreendedor, suas habilidades e serviços são muito procurados. Mas como a maioria dos seus clientes pode encontrar você? A resposta é simples: pela internet. Por isso, aprender sobre as técnicas de marketing para pedreiros, inclusive o digital, pode ser útil para aqueles que ainda não estão familiarizados com esse universo.
Sendo assim, cabe dizer que o marketing digital é um conjunto de estratégias que visam promover um produto ou serviço pela internet. Por meio dele é possível alcançar um público-alvo mais amplo e conquistar novos clientes.
Para os pedreiros, assim como muitos outros profissionais, o marketing digital se tornou a melhor maneira de divulgar os serviços. Isso porque os seus futuros clientes não folheiam mais listas telefônicas ou pedem recomendações apenas aos amigos. Eles recorrem ao Google, às redes sociais e a outras plataformas em busca de pedreiros qualificados.
Tem interesse neste assunto? Continue a leitura a fim de entender mais sobre quais são os principais conceitos de marketing para pedreiros e as melhores estratégias.
Já parou para pensar como as redes sociais podem alavancar seus serviços de construção? O Instagram, por exemplo, é uma das redes mais populares, focada em compartilhamento de fotos e vídeos. Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, é a plataforma ideal para mostrar seu trabalho de construção a um público amplo.
Além disso, o Instagram oferece recursos específicos que podem ser extremamente úteis para conquistar novos clientes, veja alguns exemplos logo abaixo:
As fotos e os vídeos publicados no Instagram podem ser usados para exibir projetos concluídos, detalhes das suas habilidades e até para contar histórias sobre sua jornada na construção civil. Isso ajuda a desenvolver confiança e a conquistar potenciais clientes.
Talvez você já use o WhatsApp para conversar com amigos e familiares, mas já pensou em conquistar mais clientes pelo aplicativo? Sim, isso é possível!
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que permite enviar mensagens de texto, voz, imagens e vídeos para contatos individuais e grupos. Pensando nisso, veja como aproveitá-lo ao máximo:
Enviar mensagens não solicitadas pode ser inconveniente e até mesmo levar a denúncias por parte dos destinatários, o que pode afetar a reputação do seu negócio. Então, concentre-se em manter conversas profissionais com aqueles que demonstraram interesse genuíno nos seus serviços, pois isso cria uma relação respeitosa com seus clientes.
Agora que você compreende como o atendimento via WhatsApp pode melhorar a comunicação com seus clientes, é hora de aproveitar ao máximo essa ferramenta e fortalecer os laços com seu público.
Muitas pessoas que precisam de serviços de pedreiro começam sua busca no Google. Elas digitam coisas como “pedreiro na minha região” ou “construtor de confiança”.
Se essas pessoas encontrarem seu site no topo dos resultados e gostarem do que virem, podem ligar imediatamente para o seu número ou enviar uma mensagem por WhatsApp. É como ter um cartão de visita online que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Mas, caso você ainda não saiba por onde começar, veja o passo a passo com tudo que será necessário para criar seu primeiro site:
Para garantir que o seu site seja realmente profissional, você pode contar com profissionais especializados em design e desenvolvimento de sites que ajudarão nesse projeto.
Se você deseja atrair mais clientes do seu bairro ou cidade, o Google Meu Negócio pode ajudar. Esta é uma ferramenta do Google que auxilia pequenos negócios e profissionais autônomos a conquistarem clientes que estão em localizações muito próximas.
Quando você tem um perfil completo do Google Meu Negócio, o seu serviço pode aparecer entre os resultados do Google sempre que novos clientes fizerem uma pesquisa.
A seguir, confira algumas dicas para começar a usar o Google Meu Negócio:
O cadastro no Google Meu Negócio é simples e leva apenas alguns minutos. Além disso, você não precisa se preocupar com despesas, porque esta é uma ferramenta totalmente gratuita. Por outro lado, antes de começar a editar o seu perfil e deixá-lo pronto para aparecer nos resultados de pesquisa, você deve passar por uma fase de verificação do Google.
Durante o processo de cadastro, após inserir seu número de celular e confirmar a inscrição na plataforma por SMS, o Google enviará para o seu endereço cadastrado uma carta com um código de confirmação. Isso é feito para garantir que os dados de localização que você preencheu no cadastro estão corretos.
A carta com o código de confirmação deve chegar ao seu endereço entre 7 e 15 dias úteis após o cadastro no Google Meu Negócio.
Mesmo com o surgimento de novas redes sociais, o Facebook mantém sua posição como uma das plataformas mais populares do mundo. Bilhões de usuários continuam a usar a rede diariamente para se conectar, compartilhar informações e buscar serviços, incluindo de construção.
Se você ainda não tem uma conta no Facebook, só precisa visitar a página oficial da rede social e clicar em “Criar nova conta”. Abaixo, selecionamos algumas funcionalidades do Facebook que podem ajudar a divulgar seu serviço de pedreiro:
Vale destacar que os grupos locais relacionados à construção do Facebook podem ser maneiras diretas de encontrar clientes.
Se você já criou uma conta na rede, digite algo como “serviço de construção em [nome da cidade]” ou “grupo de pedreiros em “[nome da cidade]” para encontrar pessoas da sua região que precisam das suas habilidades.
Já ouviu falar sobre SEO? Se ainda não, é hora de entender como essa estratégia pode alavancar sua presença online e atrair mais clientes. Vamos começar explicando o que é SEO e por que ele é tão importante.
O SEO, ou Otimização para Motores de Busca, é um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site ou conteúdo nos resultados de busca dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Imagine que um cliente pesquisa no Google por “pedreiros na minha região”. Se o seu site ou conteúdo estiverem otimizados para SEO, você tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados, aumentando a visibilidade do seu negócio.
Agora que você compreende o alcance do SEO e tem dicas detalhadas para implementar, é hora de começar a otimizar seu site e aumentar a sua visibilidade online.
O marketing de conteúdo é tudo que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, engajar e reter um público-alvo específico. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos e muito mais.
Mas como isso pode ajudar a atrair clientes? Funciona assim: ao compartilhar conhecimento e dicas sobre construção, você demonstra seu domínio sobre o assunto, constrói confiança com os clientes e se destaca como uma autoridade da área.
Abaixo, separamos mais algumas dicas sobre como usar o marketing de conteúdo para atrair clientes aos seus canais digitais.
Com essas dicas, você estará pronto para começar a construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo e conquistar novos clientes.
O e-mail marketing é uma estratégia que envolve o envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos com o objetivo de promover seus serviços, compartilhar informações relevantes e manter seus clientes atualizados.
Para pedreiros, essa é uma maneira direta e eficaz de se comunicar com os clientes. O e-mail permite que você mantenha um relacionamento contínuo, envie atualizações sobre projetos e promoções, e grave sua marca na mente dos clientes.
Veja algumas dicas de como usar o e-mail marketing para promover seu serviço:
Com um e-mail ativo, você pode manter contato com clientes antigos e tirar dúvidas de pessoas que querem contratar o seu serviço de pedreiro. Outra vantagem do e-mail marketing é que você consegue acessar a sua caixa de entrada usando o aplicativo do celular e responder às novas mensagens rapidamente.
O marketing de influência envolve a colaboração de pessoas influentes do seu nicho para promover seus serviços. Essas pessoas, conhecidas como influenciadores, têm um público fiel que confia no que eles falam.
Você, como pedreiro empreendedor, precisa construir uma reputação sólida e mostrar que é capaz de realizar projetos. Aqui, os influenciadores são aliados para recomendar seus serviços.
Ao trabalhar com influenciadores que têm seguidores interessados em construção e reforma, você pode ganhar visibilidade rapidamente. E a melhor parte? Eles podem compartilhar seu perfil com uma audiência pronta para contratar os seus serviços.
Gostou da ideia? Separamos algumas dicas sobre como você pode usar o marketing de influência para atrair mais clientes.
Como pedreiro, você pode considerar a parceria de empresas de materiais de construção que têm grande alcance e uma base de seguidores interessada em reformas e construção. Outros influenciadores como arquitetos, designers de interiores ou até mesmo empreiteiros bem estabelecidos podem ser parceiros valiosos.
Anunciar serviços é como construir um outdoor virtual que pode ser visto por pessoas interessadas em reformas e construções. Os anúncios permitem que você alcance um público específico e direcione seus esforços de marketing para pedreiros com mais precisão.
Como pedreiro, você pode aproveitar esse potencial para direcionar seus serviços a pessoas que realmente precisam deles. Quer saber como? Abaixo, separamos os principais canais digitais que você pode usar para criar e divulgar anúncios na internet:
Agora que você conhece os principais canais disponíveis, é fundamental conhecer algumas estratégias para aproveitar ao máximo o potencial dos anúncios na internet:
Se não se sentir confortável criando e gerenciando anúncios, pode ser útil contar com profissionais de marketing digital que tenham experiência em otimizar campanhas.
Com as nossas dicas de marketing para pedreiros você pode começar a implementar uma estratégia para promover o seu serviço. Lembre-se de que o marketing digital é uma jornada, não um destino. É importante ser paciente e persistente para colher os frutos do seu trabalho. Boa sorte!
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