Se existe uma carreira que vem ganhando espaço no mercado, é a de pintor automotivo. Muito procurado pela população, esse serviço é composto por várias etapas, envolvendo desde a preparação da superfície, passando pela aplicação dos produtos e a sua finalização.

Diante disso, todo e qualquer profissional que atua no ramo deve estar atualizado e, inclusive, usar equipamentos de alta qualidade, capazes de melhorar o seu desempenho e garantir resultados cada vez melhores.

Mas a verdade é que “pintar carros” não é tão simples. Por isso, é legal para as oficinas de pintura encontrarem e recomendarem boas práticas, além de outros segredos essenciais para que seus times se destaquem.

E caso você esteja com planos de se tornar um pintor automotivo, este é o momento certo. Neste post, explicamos todos os detalhes a respeito dessa ocupação e, de quebra, damos algumas dicas para que a sua trajetória seja um sucesso. Vamos lá?

O que é um pintor automotivo?

Embora o pintor automotivo seja um profissional muito procurado entre os consumidores, nem todos conhecem a fundo as funções do profissional.

Basicamente, ele é responsável por planejar e realizar a pintura em automóveis. Para tanto, será necessário analisar cuidadosamente o veículo e, a partir disso, manter a superfície muito bem preparada para receber os produtos em questão.

Ao longo do processo, é interessante calcular a quantia de matéria-prima que será utilizada, evitando os desperdícios ou orçamentos elevados demais. Em alguns casos, e para promover um trabalho ainda mais completo, o especialista é capacitado para fazer retoques ou polimentos. Bem interessante!

Locais de trabalho

Um ponto interessante é que o pintor automotivo pode trabalhar em variados tipos de empresas desde a indústria até as oficinas. Veja alguns exemplos a seguir:

  • redes autorizadas;
  • lojas de revendas de veículos;
  • oficinas mecânicas;
  • seguradoras.

O que um pintor automotivo precisa saber?

Para se tornar um pintor automotivo reconhecido, você precisa saber como realizar alguns procedimentos. Fora as técnicas simples de pintura, há aquelas consideradas avançadas e outras mais específicas, como:

  • preparo de superfícies metálicas e não metálicas;
  • lixamento;
  • retoque;
  • secagem;
  • polimento automotivo;
  • descontaminação química.

Vale destacar que todos esses processos precisam ser realizados com base nas normas, nos padrões e nos requisitos técnicos da área. Também é recomendado buscar cursos profissionalizantes para o setor automotivo, capazes de oferecer esse tipo de conteúdo e ensinar práticas exclusivas, que são conhecidas somente entre os especialistas mais experientes no assunto.

E não só isso!

Mesmo cumprindo esses requisitos, é preciso ter outras habilidades. Boa comunicação, excelente relacionamento com os clientes e facilidade em manter o ambiente de trabalho organizado e limpo estão nessa lista.

Como ter sucesso na carreira de pintor automotivo?

Todo profissional, independentemente do ramo, deseja ter sucesso em sua carreira. Com o pintor automotivo isso não é diferente. Hoje em dia, muita gente que entra nesse universo vive em busca de soluções para melhorar o seu trabalho e, logo, conquistar mais e mais clientes.

Primeiro, você precisa ter profundo conhecimento nas principais técnicas e saber como realizá-las de maneira eficiente. Outro detalhe importante é sempre acompanhar as tendências do setor e escolher aqueles produtos modernos, de alta tecnologia e que possam proporcionar resultados mais interessantes ao público.

A parte boa é que essa indústria está em constante transformação. Vez ou outra, surgem novos materiais, que são desenvolvidos especialmente para melhorar o serviço. Esse é o caso de corantes específicos, que oferecem um acabamento de primeira e em um tempo mais curto.

Enquanto isso existem também as tintas que podem ser secas só com o uso de equipamentos que emitem luz ultravioleta. Essas opções costumam ser usadas no serviço da pintura express, indicada para clientes que precisam do automóvel em pouco tempo, como taxistas ou motoristas de aplicativo.

Aqui também vale lembrar de sempre buscar conhecimentos na área. Esse cuidado deve envolver todas as etapas de uma pintura automotiva, além de outros pontos interessantes:

  • para os iniciantes, é bacana treinar muito bem antes de fazer o reparo de pintura automotiva;
  • de tempos em tempos, pratique as diferentes técnicas de lixamento;
  • realize pinturas em ambientes devidamente iluminados, para que nenhuma mancha ou ponto sem tinta passe despercebido.

Qual a importância da pintura automotiva?

Muito além de manter o automóvel com um visual agradável, a pintura de automóvel consegue proporcionar inúmeros benefícios aos usuários. Quais são eles? É o que listamos abaixo. Anote:

  • o automóvel, automaticamente, será valorizado no mercado;
  • será possível gerar uma boa impressão na hora da revenda, já que uma pintura bem conservada é sinônimo de cuidado com o veículo;
  • a pessoa pode se sentir representada pelas cores do carro. Aliás, muitas pessoas tendem a escolher o seu novo automóvel com base na tonalidade de sua lataria.

Por que a pintura automotiva é uma profissão lucrativa?

Nos últimos anos, o setor de estética e manutenção de automóveis cresceu bastante até mesmo, nos períodos de crise econômica. E dentro dessa categoria, existem vários nichos que se destacam e oferecem excelentes possibilidades de lucros aos profissionais, como o da pintura automotiva.

Tais profissionais são contratados por diversas razões. Mas, em especial, porque todo e qualquer veículo, esteja ele bem conservado ou não, tende a apresentar desgastes com o passar do tempo. Há ainda, aqueles fatores externos que colaboram para essa situação, como os acidentes de trânsito e os arranhões causados por galhos de árvores.

Qualquer proprietário de um carro está sujeito a contratar esse serviço e, consequentemente, os pintores automotivos que se especializam na área podem encarar isso como uma grande vantagem!

Viu só? Como foi possível notar ao longo deste post, o pintor automotivo é um profissional multitarefas, responsável por cuidar da estética do veículo e garantir a sua durabilidade por muito mais tempo. Siga as nossas dicas e, certamente, você conseguirá se destacar nesse ramo.

E se gostou do post e deseja acompanhar outros conteúdos e recomendações, aproveite para assinar a nossa newsletter. Periodicamente, enviamos materiais exclusivos aos nossos assinantes, com recomendações próprias para decolar na carreira e muito mais dicas!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Polimento automotivo: entenda as 3 etapas e veja o kit ideal

julho 21, 2022
Close