Automotivo
2 de Junho de 2022

Pintura de carro: 6 mitos que te contaram

Qual mito você já ouviu sobre pintura de carro? Saiba como orientar os clientes para no caírem mais em pegadinhas!

Tempo de leitura:

Quantas mentiras sobre pintura de carro você já viu por aí? Fala a verdade, é normal encontrar pessoas com informações bem equivocadas sobre o assunto, não é mesmo? Sugerem produtos milagrosos, técnicas absurdas e, aí, vira trabalho do funileiro ou do pintor automotivo ter que contar a realidade.

Preparamos este texto pensando justamente em desmentir essas ideias erradas e ajudar você a orientar seus clientes. Então, continue na leitura para saber se já conhece algum desses 6 mitos sobre pintura automotiva. Boa leitura!

Quais os mitos sobre pintura de carro?

Muita gente se informa com amigos, parentes e conhecidos, que até podem ter boa intenção em ajudar, mas se não tem a informação real, dificilmente vão poder esclarecer algo sobre o assunto da pintura automotiva.

Conhecer esses mitos é importante para orientar adequadamente as pessoas e evitar qualquer mal-entendido. Afinal, o profissional precisa estar alerta a todos os assuntos que envolvem reparos automotivos para instruir a clientela da melhor maneira, não é mesmo?

Veja algumas das histórias e exemplos do senso comum que ouvimos falar no dia a dia!

1. Carro preto suja mais e carro branco não amarela

Esse é um mito difícil de fazer a pessoa se desvencilhar. Sim, a poeira destaca mais no carro preto do que em um automóvel claro, mas isso não quer dizer que o preto suja mais.

Na verdade, todo tipo de lataria precisa de atenção periódica, e se o cliente tem o costume de manter o carro limpo, levando periodicamente ao centro de estética automotiva, o veículo dificilmente ficará sujo, seja preto, seja branco.

Alguns detalhes influenciam bastante na qualidade e durabilidade das cores. Por exemplo, vernizes de baixa qualidade ficam amarelados e prejudicam muito o aspecto da cor branca. As tintas P.U. — feitas à base de poliuretano — também ficam amareladas com o desgaste.

Algo comum de acontecer com carros claros (assim como nos escuros) é perder o verniz com o passar do tempo e ficar opaco.

2. Para lavar carro não é necessária nenhuma técnica

Nada disso! Lavar carro exige técnica adequada, assim como produtos próprios para esse fim. É muito comum ver carros com a lataria manchada, fendas com excesso de cera, faróis arranhados… A falta de técnica para lavar e cuidar do carro pode trazer vários prejuízos:

  • desgaste no verniz e na pintura;
  • manchas causadas por produtos ruins;
  • arranhões;
  • radiador amassado pelo jato d’água;
  • desgaste das borrachas e frisos.

3. Cristalização e vitrificação são a mesma coisa

Isso é uma afirmação totalmente equivocada, sabia? Essas técnicas são para a preservação da pintura, mas são feitas com materiais e procedimentos totalmente diferentes.

As principais diferenças entre cristalização e vitrificação estão no o tempo de durabilidade e proteção da lataria. A cristalização utiliza cera de alta qualidade e dura mais ou menos 6 meses.

A vitrificação é uma técnica mais completa. O resultado dura até 3 anos e é altamente eficiente contra fezes de aves, poeira, água e outros fatores externos que prejudicam a pintura de veículos.

Cristalização

A cristalização é feita pós polimento com ceras sintéticas, a base de carnaúba ou selantes. Cada produto confere características diferentes de brilho e proteção. A ideia é criar uma barreira, um escudo químico para pintura depois que as correções foram feitas no polimento.

Vitrificação

As etapas essenciais que antecedem a aplicação do produto vitrificador são: lavagem, descontaminação e polimento. Depois disso, o produto vitrificador é aplicado. Espera-se o tempo de secagem e ele cria uma camada translúcida e bem dura, semelhante ao vidro, por cima da pintura.

4. Produtos vendidos em supermercados têm o mesmo efeito de um serviço profissional

Os produtos de estética automotiva vendidos em supermercados são para pequenos serviços de manutenção, mais voltados para a limpeza do veículo de maneira caseira do que para reparação.

Servem para quem gosta de lavar o carro vez ou outra no final de semana, mas não poderiam substituir os produtos usados nos centros de estética automotiva, que rendem mais e conferem um resultado muito melhor.

5. Todo polimento pode ser substituído pela cera automotiva

Encerar o carro é uma coisa e dar o polimento é outra completamente diferente, mas dependendo da cera, é possível remover algumas manchas sim e ainda ter o efeito de repelir umidade! Trata-se de um procedimento barato, então, vale a pena fazer o teste!

No entanto esse produto serve mais para dar um brilho na pintura do carro, proteger contra poeira e a ação do tempo, mas é o polimento, selante e vitrificador que revitalizam a cor, uniformizam o verniz e corrigem pequenas imperfeições da lataria.

6. Carros novos não precisam de polimento

Se quiser preservar o aspecto de carro novo da pintura, não caia nesse mito! É claro que um carro mais velho requer cuidados frequentes, mas isso não quer dizer que o carro novo não precisa de atenção.

O polimento automotivo garantirá aquele aspecto de pintura sempre nova! Além disso, os produtos utilizados criam uma ação repelente que evita que a sujeira se agarre à pintura com facilidade.

Dá para evitar cair nos mitos sobre pintura de carro?

É claro que dá para evitar cair nessas “pegadinhas”! O primeiro passo é se capacitar, não é verdade? O conhecimento técnico é essencial para passar credibilidade para os clientes, tanto para os leigos quanto para quem já sabe da importância do reparo de pintura automotiva.

Para tornar a equipe ainda mais eficiente, prestando com excelência o serviço de reparo e polimento automotivo, o segredo é a capacitação técnica. Atualmente, principalmente com a praticidade de estudar online, é simples se capacitar em uma escola como a Norton Academy.

Além de excelentes cursos como estética automotiva, higienização e polimento técnico, você também conta com a linha de produtos como lixa, abrasivos e outros materiais específicos da melhor qualidade, e fabricados com a mais alta tecnologia.

Além de facilitar o trabalho poupando esforço, os produtos Norton rendem muito mais. É bom para o bolso e para a produtividade!

Cuidar e manter pintura de carro não tem segredo, viu? Esses mitos apenas atrapalham a vida do profissional, mas com as informações corretas fica bem mais fácil entender como funciona reparo e polimento automotivo.

Quer ter ainda mais conhecimento técnico sobre pintura de veículos? Converse conosco da Norton Academy e confira nossos cursos!

Comentários