Você já deve ter visto por aí que pinturas geométricas em paredes são um excelente recurso para mudar completamente a cara de um ambiente, não é mesmo? Servem para dar mais cor e personalidade para os cômodos e custam pouco.

As listras verticais, por exemplo, passam a impressão de que ampliam o espaço, além de dar um toque charmoso ao lugar, concorda? Outras formas geométricas também rendem um excelente acabamento, falaremos sobre isso mais adiante.

Neste texto, você verá 4 ideias incríveis de pinturas geométricas em paredes, portanto, se quer aprender mais sobre o tema, acompanhe na leitura!

Afinal, o que são pinturas geométricas?

A primeira coisa é entender o que são as pinturas geométricas. Compreender o conceito é fundamental para trabalhar com o tema. E para isso, nada melhor do que a palavra do especialista, certo? 

Segundo o arquiteto Gabriel Garcia, trata-se de “…um procedimento/técnica que utilizamos as formas geométricas (círculo, quadrado, retângulo…) para compor uma parede, seja utilizando apenas uma forma ou até mesmo combinando formas para criar um desenho personalizado…”

Que tal conferir as principais técnicas de pinturas geométricas?

Procura formas diferentes de como fazer pintura geométrica na parede? A gente te conta agora mesmo! Lembrando que a aplicação da tinta varia conforme o tipo de superfície que cobrirá: madeira, gesso, piso, concreto, área externa, fachada etc..

As técnicas de pintura profissional que seguiremos utilizam os mesmo materiais de pintura que você já tem costume de usar: rolinho, fita crepe, pincéis diversos, trena, lixas e lona de proteção.

E uma dica valiosa do especialista: depois que delimitar a área da pintura com a crepe, pressione a fita para que a tinta não ultrapasse o limite desejado!

Pintura de pórtico

Está muito na moda e consiste em criar um “portal” para dar destaque a uma porta, janela ou mesmo para servir de fundo para decoração: quadros, espelhos, prateleiras, plantas… Dá para fazer o formato arredondado com um simples compasso de barbante e lápis.

Pintura setorizada

Serve principalmente para destacar ou camuflar uma área da parede. Trata-se de uma excelente forma de decorar o ambiente com pouco investimento. Existem muitos estilos de pintura setorizada e as formas geométricas são bem exploradas para setorizar o ambiente.

Quer ideias criativas para se inspirar?

Antes de mais nada, é importante compreender que as pinturas geométricas em paredes podem ser utilizadas para todos os gostos, desde quem solicita um trabalho cheio de detalhes quanto para quem prefere ambientes minimalistas.

1. Decoração da cabeceira de cama

Pode ser com círculos, triângulos e hexágonos, muito simples de fazer com stencil e tinta spray. Além disso, utilize padrões para criar imagens ainda mais bonitas: os triângulos podem virar árvores de coníferas ou montanhas, alguns círculos juntos dão ideia de luminária ou nuvens…

O arquiteto Gabriel Garcia destaca também que a pintura de meia parede é uma ótima solução de baixo orçamento para substituir a cabeceira e está sendo muito utilizada.

2. Pintura geométrica no canto da parede

É uma maneira prática de valorizar aquele cantinho que parece ter pouco potencial decorativo. A pintura triangular, que simula um facho de luz, é uma ótima ideia para os cantos das paredes.

Sobre, as cores, o arquiteto Gabriel Garcia orienta que a moda é usar as de mesma paleta, como cinza, verde e azul, depende do gosto de quem está montando o projeto. Além disso, os tons pastéis, com brilho de menor intensidade, são indicados tanto para dar destaque quanto para levar alegria ao ambiente.

3. Delimitar espaços com pintura geométricas em paredes

Pinturas geométricas em paredes são recursos interessantes para delimitar o espaço para decoração com quadros, porta-retratos e também para marcar, por exemplo, o espaço de uma cristaleira ou do cantinho das plantas.

Para esses casos, Gabriel Garcia destaca que a pintura de teto e parede também é uma alternativa muito eficiente e de baixo custo, que serve para destacar algum objeto em um cômodo, como estantes e o espaço de leitura.

4. Listras verticais

Servem para criar a ilusão de que o espaço é maior que na realidade é. Cria-se um efeito de “caminho”. Esse tipo de acabamento de pintura de parede é ótimo para cômodos pequenos, corredores e também pode ser usado no chão para ter o mesmo efeito.

Essas técnicas valorizam o trabalho profissional, afinal, a demanda por esse tipo de acabamento tem crescido bastante e quem sabe fazer parede com pintura geométrica se destaca!

Segundo o arquiteto, “a pintura geométrica conta muito com a personalidade de quem usará o espaço e de qual será a intenção naquele ambiente”. E ainda, os nomes dados a esses tipos de pintura podem variar, mas basicamente, pintura geométrica consiste em “tudo aquilo que adicionamos formas geométricas e compomos um desenho“.

Seja com o efeito de cimento de queimado para dar um ar mais “cru” para a superfície, seja com uma sofisticada estampa hexagonal, pinturas geométricas em paredes são excelentes para renovar cômodos inteiros e decorar todos os tipos de ambientes.

Gostou das dicas de pinturas geométricas? Agora que pode aprimorar ainda mais seus conhecimentos, aproveite para trazer praticidade ao negociar seus projetos com os clientes com esse modelo de orçamento de pintura gratuito que disponibilizamos para você!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Como passar massa corrida? Confira as 6 melhores dicas de aplicação!

outubro 13, 2022
Close