5 estratégias de marketing para oficinas para aplicar já

7 mins Pedro Nogueira Publicação: agosto 25, 2021 Atualização: agosto 25, 2021

Divulgar o próprio trabalho é uma das maneiras que profissionais e empresas encontram para atrair novos clientes, o que não seria diferente com o setor de reparação automotiva. O marketing para oficinas é uma ferramenta poderosa para que o seu serviço se transforme em referência na sua cidade ou região.

É ele também que determina como será o crescimento da sua oficina, pois é possível observar o resultado das ações e as tendências para as ações futuras, o que dará controle sobre a sua performance. Mas saber como transferir a confiança e a credibilidade por meio da divulgação profissional é um dos desafios para quem pensa em criar uma estratégia.

Quer saber mais sobre o marketing para oficinas e como divulgar os seus serviços de forma acertada? Selecionamos as 5 principais dicas pra que você tenha sucesso nas suas campanhas. Confira!

1. Defina seu público-alvo

Antes de divulgar seu serviço, você deve responder a algumas perguntas, como para quem e onde veicular suas campanhas. A primeira pergunta vai ajudar a responder a segunda, pois de acordo com o perfil do seu potencial cliente, você saberá como chegar até ele da melhor maneira.

Sua clientela atual pode ajudar a responder a essa dúvida, pois se é esse perfil que você quer manter na sua oficia, é só observar as suas características. Você pode analisar qual é a faixa etária, o nível de renda e as redes sociais preferidas dessas pessoas. Isso é superimportante porque vai te ajudar a definir o seu público-alvo.

Ter um público definido permite economizar, pois você pode fazer o direcionamento das ações para preferências específicas, e não de forma aleatória. Desse modo, aquilo que você aplicar na sua estratégia de marketing atingirá as pessoas certas para se tornarem seus clientes, o que aumentará o retorno sobre o valor investido.

2. Fique de olho na concorrência

Seus concorrentes não devem ser encarados como negócios a serem vencidos, mas como referências para as suas campanhas de marketing. Nesse caso, também entra em cena a observação das ações que estão sendo feitas pelas outras oficinas da sua região, ou mesmo de outras, que sirvam como modelo de sucesso.

Veja quais são os canais de divulgação de seus concorrentes e analise com cuidado o que eles têm feito para o público. Olhe também o que tem sido o diferencial em suas divulgações. Isso servirá para te orientar em relação às suas campanhas, principalmente no início.

Ao estudar sobre o tema, as suas ações ganham mais a cara da sua oficina, o que não significa que você deve deixar os seus concorrentes fora do seu radar. Quanto a isso o ideal é que você esteja sempre atento ao seu mercado e utilize como referência aquilo que tem funcionado, mas sempre de forma criteriosa e seguindo o estilo da sua oficina.

3. Invista em marketing digital

A pandemia do coronavírus acelerou o uso da internet como meio para a busca de soluções diversas, o que já era uma tendência. Hoje, é muito raro vermos uma pessoa economicamente ativa que não mantenha ao menos um perfil em alguma rede social, o que possibilita a qualquer negócio chegar até esse potencial consumidor.

Distribuir panfletos nas ruas e fazer outdoors são ferramentas que ainda estão em uso e que, em alguns casos, geram bons frutos. Porém, o marketing digital é hoje a principal forma de conseguir novos clientes. Isso porque ele permite a segmentação do seu público, ou seja, chegar exatamente ao cliente desejado.

Nesse modelo, ainda é possível identificar os interesses de determinado grupo, o que torna ainda mais acertado o direcionamento dado aos anúncios. Quem busca saber mais sobre manutenção automotiva, por exemplo, se torna elegível a ver os seus anúncios em algum momento após a pesquisa.

Outro benefício é o referenciamento a partir da localização do seu potencial cliente. Se você é um funileiro automotivo em São Paulo, não faz sentido que a sua campanha seja visualizada no Amapá, por exemplo, o que representaria um mau aproveitamento do dinheiro investido, por não ter chances de se converter em um cliente para o seu negócio.

Ter a internet como uma aliada deve ser a principal aposta pra quem quer divulgar a sua oficina, seja pela flexibilidade sobre os valores que serão investidos, seja pela eficiência com que é possível chegar ao seu público-alvo. É uma vitrine para que você tenha mais presença e fique na memória das pessoas, aumentando o rendimento da sua oficina.

4. Crie conteúdos sobre os seus serviços

O público não quer apenas saber que o seu negócio existe, o endereço e contato, pois isso não seria suficiente para atrair a atenção dessas pessoas. Cativar uma audiência depende da criação de conteúdo relacionado com as pesquisas feitas, pois isso mostra que você tem a solução mais adequada para os problemas do consumidor.

Se você trabalha com funilaria, por exemplo, conheça os reparos automotivos mais procurados pra abordar em suas publicações. Dessa forma, você deve veicular conteúdos informativos sobre remoção de arranhões, repintura, entre outros temas que farão com que as pessoas que precisam dos seus serviços percebam a sua autoridade sobre o assunto.

Pra isso, você pode apostar em um site próprio com blog, postagens em redes sociais como o Facebook e Instagram, ou ainda em um canal no YouTube, caso queira apostar no conteúdo em vídeo. Lembre-se que a qualidade também importa, portanto, busque trazer informações, curiosidades e outros tópicos que possam interessar o seu cliente.

5. Ofereça promoções

Se o público já conhece o seu negócio, sabe da sua autoridade e capacidade de resolver os problemas dele, talvez falte um empurrão para que isso seja revertido em novas vendas para a sua oficina. Uma promoção pode ser o que falta pra levar a sua audiência até a sua empresa. Para que isso tenha efetividade e alcance um número maior de pessoas, busque um tema relevante, como o polimento automotivo.

Faça um bom desconto sobre alguns serviços, mas não sacrifique toda a sua margem de lucro, pois promoções também servem para aumentar o seu faturamento em razão do aumento na escala. Aproveite esse momento para firmar os laços com a sua clientela. Além disso, crie um canal de comunicação para manter o contato e avisar sobre as novidades, novos conteúdos e outras promoções.

O marketing para oficinas será uma nova frente de trabalho, que precisa ser tocada de maneira constante e com profissionalismo, pra que os resultados sejam consolidados com o passar do tempo. Tudo isso é uma nova possibilidade para você fazer negócios, vender seus serviços e expandir a sua empresa.

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