
Disco para lixar concreto: como escolher e utilizar
Deseja descobrir qual é o melhor disco para concreto e como fazer a melhor escolha? Confira este conteúdo!
A pintura de teto é uma etapa tão importante quanto a pintura das paredes, visto que uma boa combinação de cores é capaz de transformar e dar vida ao ambiente.
A pintura em parede tem suas particularidades e nível de complexidade. Contudo, após práticas e testes, até mesmo pessoas sem experiência se arriscam ao decorar a casa. Ao pintar o teto, porém, a coisa muda de figura, uma vez que a complexidade se intensifica e é mais fácil cometer erros por conta da dificuldade de acesso à superfície a ser pintada.
Listamos, neste post, as 8 principais práticas que você deve levar em consideração ao pintar o teto para fazer um acabamento perfeito, além dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas ao realizar essa tarefa. Continue a leitura e confira!
Primeiramente, é preciso ter atenção à qualidade dos equipamentos utilizados, visto que tintas e materiais de baixa qualidade podem comprometer os resultados.
Além disso, é necessário se atentar às técnicas de execução da pintura e saber como lidar com as diferentes variações que o teto do ambiente para qual o serviço foi contratado pode apresentar. Veja, a seguir, 8 dicas para conseguir um acabamento perfeito.
Antes de iniciar a pintura do teto, é preciso fazer a limpeza adequada da superfície. Isso facilita na visualização de rachaduras que precisam ser consertadas e traz um bom acabamento à pintura.
Problemas com infiltração e mofo são comuns em espaços onde há bastante umidade. Por isso, é importante fazer uma boa impermeabilização das paredes para evitar o desgaste da estrutura, o surgimento de manchas e até o deslocamento de tinta.
Esse procedimento evita o dano em móveis e decorações do cliente que podem ficar manchados por respingos de tinta durante a pintura. Para isso, providencie jornais e papelões para cobri-los, além de fita adesiva para proteger os cantos da parede e do teto.
A primeira etapa da pintura, seja laje, seja forro de gesso, é a regularização. Por isso, saber como preparar a parede para pintura ajuda a evitar problemas ao fazer a pintura de teto. Para isso, aplique a massa corrida ou gesso liso para reparar imperfeições e criar uma uniformidade para a aplicação da tinta.
Em seguida, lixar o teto antes de pintar é fundamental para deixar a superfície lisinha e nivelada. Além de suavizar superfícies irregulares, lixar pode ajudar a tirar lascas de tinta em tetos pintados anteriormente.
Antes da pintura, utilize a seladora. Ela vai auxiliar a fechar os poros da superfície, fazendo com que você economize tinta e tenha um resultado mais bonito.
Quando se trata de pintura de teto, pode ser preciso utilizar mais de uma lata de tinta, dependendo da extensão da superfície. Uma boa dica para uniformizar o tom e evitar diferenças na pigmentação é misturar as tintas de mesma cor. Apesar de essa desigualdade ser sutil, a estética final pode ficar prejudicada caso o procedimento não seja feito.
Essas limpezas na pintura de teto são importantes para a remoção de sujeiras, poluição e microorganismos que podem se infiltrar e contaminar o teto. Além do mais, é uma boa forma de manutenção da pintura. Indicar esta ação ao cliente ajuda-o a manter a casa com visual de recém-construída por mais tempo.
É preciso ter atenção e cuidados especiais ao fazer a pintura do teto, pois eles ajudam a evitar pequenos deslizes que podem prejudicar a estética final do trabalho. Confira, a seguir, alguns dos principais equívocos cometidos e dicas de como evitá-los.
Esse é um dos erros mais comuns. No teto, em especial, nenhuma cor é contraindicada. Contudo, se você está começando a oferecer este tipo de serviço, é recomendado apostar em cores neutras e tons pastéis para evitar retrabalho e harmonizar com o restante da decoração do ambiente.
Nem sempre a cor da tinta no catálogo da loja tem a mesma tonalidade da cor real. Para solucionar esse problema, é indicado pintar uma amostra para o cliente ver a real cor da tinta e saber se é, de fato, a coloração desejada.
É preciso comprar a quantidade exata de tinta que vai ser utilizada, pois, se comprar menos do que o necessário, vai faltar para a finalização do trabalho. Comprar tinta em excesso, por sua vez, faz com que você gaste mais do que o previsto e ocorra a perda do material, visto que as tintas tem um prazo de validade.
Por isso, é recomendado sempre fazer um orçamento de pintura antes de começar o projeto.
Falhas como rachaduras e infiltrações devem sempre ser corrigidas antes de iniciar a pintura. É fundamental preparar a superfície e saber como pintar uma parede rebocada para que a tinta fique uniforme e o acabamento impecável.
Em virtude da umidade presente no ar nos dias mais chuvosos, a tinta pode demorar mais para secar e prejudicar todo o processo da pintura. Por isso, sempre que possível, opte por fazer esse trabalho em dias quentes e ensolarados para que a tinta consiga secar de forma mais rápida.
Para fazer uma pintura de teto de qualidade, é importante se atentar às 8 práticas que apresentamos. Além disso, os erros mencionados são de fácil resolução. Por isso, para ser um pintor excepcional é preciso continuar sempre estudando e se especializando. Com isso, a qualidade dos seus serviços e o tamanho da sua clientela vai crescer de forma exponencial.
Quer saber mais sobre técnicas de pintura de teto? Então, matricule-se em nosso curso com 5 Truques de Pintores Profissionais para Economizar Tempo e Dinheiro, de forma 100% gratuita, e seja um especialista no assunto!